Biblioteca
Filtrar os artigos
Educação integral do surdo por meio do esporte
O esporte é parte integrante do desenvolvimento humano, desde tempos imemoráveis. Podemos dizer, que a prática esportiva está diretamente ligada à qualidade de vida de todo cidadão, seja qual for sua faixa etária. Na área da saúde, por intermédio da fisiologia do exercício, na área social, por meio da participação e lazer, ou na área da educação, pelo esporte escolar. Por todos estes fatores é o segmento em condição mais favorável à promoção do desenvolvimento humano em todos seus aspectos, com papel fundamental na educação de nossos jovens, formando hábitos e valores para toda a vida.
A proteção ao patrimônio cultural afro-brasileiro: laudo, parecer e perícia étnico-racial
A Constituição Federal, entre seus objetivos, dispõe sobre a garantia ao exercício dos direitos culturais, porém o “Estado protegerá as manifestações das culturas afro-brasileiras”. Buscar-se-á neste artigo complementar a lacuna sobre as questões atinentes, por diversas vezes alegadas, em razão da inexistência de laudos periciais, técnicos e pareceres no campo das relações étnico-raciais, além do direito das comunidades quilombolas.
Como nasce um pensador
Albert Einstein
Educação, muito além do ABCD
Quando estou dirigindo, sempre dou preferência para as rádios de notícia; é um habito antigo que gosto de conservar. Mas outro dia fui pego de surpresa, na Rádio CBN, por uma entrevista do economista Gustavo Ioschpe. Para ele, o problema da educação não é dinheiro e sim qualidade; segundo Ioschpe, o Brasil já está passando da hora de mudar o foco dessa conversa e ter um olhar mais crítico sobre três pilares: a formação do professor, as indicações dos gestores escolares e o aproveitamento do tempo em sala de aula.
O que comemoramos no dia Mundial do Meio Ambiente?
Esta semana comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Momento propício para uma reflexão que deveria ser contínua. Mas o que comemoramos? Há o que comemorar ou deveríamos fazer um dia mundial de lamentações, posto que apesar de muitos esforços as devastações, as extinções, enfim, a irracionalidade humana avança de forma desgovernada em nome de uma superioridade inventada pela famosa razão que deveria nos conduzir firme para o progresso?
Bullying na escola: o que fazer?!
Jeanne de Fátima Cunha de Oliveira
Desfolhar
O Desfolhar é um ateliê literário cujas experimentações aparecem em forma de ensaios, artigos, críticas, crônicas e tudo mais que diga respeito à língua. Há também a volta do saudoso folhetim, que no site aparece sob o título de “Encontro além da Baia”. Cada edição traz um capítulo inédito e ainda há espaço para fazer comentários.
O que nos espera após o fiasco da Rio+20?
Afinal, onde estamos? Para onde vamos? Como imaginamos o nosso destino comum em íntima relação com a natureza? De que forma construir as condições de bem viver e de felicidade para todos os seres humanos, sem distinção, cuidando e compartilhando o generoso planeta que nos acolhe? Que mudanças precisamos fazer desde já no atual modo de nos organizar, produzir e consumir, gerador de exclusões e desigualdades sociais vergonhosas e destruidor da base da vida?
Psicodiagnóstico, formação profissional e aplicações na Educação Básica
Psicologia e Educação Especial e InclusivaLevando em consideração que os procedimentos de realização do psicodiagnóstico aplicado a questões concernentes à infância e à adolescência são um processo dotado de muita complexidade e requerem formação teórico-prática suficiente para um bom desempenho, este estudo propõe apresentar os sentidos atribuídos ao exame psicodiagnóstico de acordo com a perspectiva de estudantes de Psicologia do sudoeste da Bahia. Com a realização da pesquisa, foi possível apresentar dados fundamentais acerca da formação profissional e percepção dos discentes acerca do psicodiagnóstico, sendo considerado pela maioria como um processo que apresenta resultados fidedignos; todavia, a articulação entre teoria e prática no contexto da graduação ainda é insuficiente.
A transdisciplinaridade pervertida
A educação formal e a educação informal via meios audiovisuais se enfrentam, no mínimo, há mais de um século. Desde que dois tecnólogos franceses, Louis e Auguste Lumière, revelaram ao mundo um equipamento que permitia estabilizar a captação e a exibição de imagens em movimento. Era dezembro de 1896 e o aparelho foi batizado de Cinematógrafo. Estava criada a indústria do Cinema.