Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Análise de uma tragédia grega: Oréstia, de Ésquilo

Oréstia é uma trilogia composta pelas peças Agamênon, Coéforas e Eumênides; foi encenada pela primeira vez em 458 a.C., sendo a vencedora do primeiro prêmio nas festas dionisíacas de Atenas.

A resolução de problemas de contagem por jovens e adultos: o uso de conhecimentos prévios e a metodologia de resolução de problemas
Matemática, Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho tem como propósito apresentar a prática de uma aula que foi inédita para a docente. A referida aula foi aplicada no componente curricular Matemática Planejada e Aplicada para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio durante os três anos de um curso oferecido a distância por uma instituição privada em Porto Alegre/RS. Os estudantes tinham acesso às aulas de Matemática, de forma autônoma, pela plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), contendo fórum de dúvidas para eventual contato com a docente.

Era Vargas e a educação: um estudo do contexto histórico e político dos avanços educacionais da época
História da Educação

A Era Vargas foi marcada por uma sequência de progressos que modernizaram os contextos sociais, econômicos e educacionais do Brasil a partir do movimento revolucionário de 1930. O trabalho tem como objetivo avaliar os principais resultados advindos desse movimento no âmbito educacional. Também abordaremos o cenário histórico e político da época e suas principais questões, como a criação do Ministério da Educação e Saúde Pública; a Reforma Francisco Campos e o Manifesto dos Pioneiros. Decidimos utilizar como recorte cronológico o período que se estende até o ano de 1945.

O uso do laboratório no ensino da Matemática: Desafios e possibilidades encontradas pelos professores em suas práticas pedagógicas
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Constituído por pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, este trabalho tem por objetivo analisar os obstáculos e possibilidades enfrentados pelos professores para a realização das práticas laboratoriais no ensino da Matemática, enfatizar a importância do uso desses laboratórios, os principais desafios e os fatores limitantes que impossibilitam a utilização de tais práticas no ensino da disciplina. Neste trabalho, identificou-se a falta de laboratórios de Matemática, de espaços físicos, de materiais didáticos, de formação continuada de professores e o número de alunos por sala de aula, dentre outros.

O uso do cinema no ensino
Matemática, Antropologia, Arqueologia, Comunicação, Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Cidadania e Comportamento

O presente artigo tem como objetivo geral mostrar o impacto do uso de mídias digitais e audiovisuais com ênfase no uso do cinema no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo na disciplina de História. Como forma de alcançar o objetivo estabelecido, o trabalho tem como desdobramentos objetivos específicos: conceituar e contextualizar temas inerentes ao desta pesquisa, identificar a aplicabilidade do cinema para o ensino da História em sala de aula, estabelecendo modelos e ao mesmo tempo tratando os pontos principais que podem contribuir na aplicação das orientações. Visa também salientar o impacto no enfoque dos PCN no planejamento didático com o uso de audiovisual para o filme escolhido, a eficácia do ensino de História usando curtas-metragens.

QuimicAtiva: a gamificação como estratégia pedagógica, motivacional e avaliativa durante o ensino remoto
Química e Educação a Distância

O ensino remoto tem se apresentado como a única alternativa pedagógica e didática viável no enfrentamento dos obstáculos educacionais em tempos de pandemia. Entretanto, as práticas de ensino, o desestímulo e a escassez de recursos avaliativos verificados nessa modalidade emergencial de ensino foram otimizados com a finalidade de obter aprendizagem significativa. Diante da necessidade de desenvolver estratégias didáticas efetivas, o projeto teve como objetivo utilizar a gamificação como estratégia de melhoria pedagógica, motivacional e avaliativa aplicando o jogo QuimicAtiva nas aulas virtuais.

Conscientização para hábitos alimentares saudáveis na escola
Nutrição e Alimentos, Saúde e Biologia e Biociências

O conteúdo relacionado à saúde deve ser tratado como tema transversal nas escolas e em todos os níveis de ensino, visto que está relacionado ao bem-estar das crianças e à manutenção da saúde na vida adulta. O presente trabalho apresenta um projeto desenvolvido no Colégio Estadual Waldomiro Pitta, localizado em Cambuci/RJ, com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, que teve como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da alimentação saudável.

Análise fílmica à luz da ciência: a sétima arte como potencial no ensino de sistema nervoso
Biologia e Biociências

O presente artigo se configura como uma pesquisa qualitativa e documental, acompanhada por um procedimento de estudo descritivo. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as potencialidades da utilização do filme A teoria de tudo como recurso pedagógico no ensino de Ciências sobre o sistema nervoso. O procedimento de coleta de dados partiu da análise fílmica, bem como da aplicação de um questionário com uma professora que fez uso dele em turma. Considerando o uso do filme como recurso pedagógico, percebe-se que sua inserção na prática pedagógica é um fato a ser considerado.

Filtros solares como tema social para aulas de Química: discussões em uma aula-passeio na praia
Química e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho apresenta contribuições de uma aula-passeio realizada na praia, com o objetivo de promover discussões étnico-raciais a partir da temática “filtros solares” em aulas de Química da rede pública estadual do Rio de Janeiro. A proposta pedagógica da aula-passeio seguiu a pedagogia de Célestin Freinet, com suas etapas fundamentadas na didática dos três momentos pedagógicos e articuladas aos aspectos sociocientíficos. A questão racial abordada, “a não utilização de filtros solares por parte de pessoas negras”, contribui para o estabelecimento de uma educação antirracista prevista na Lei nº 10.639/03.