Biblioteca
Filtrar os artigos
Nélida Piñon fala sobre a obra de Machado na abertura de mostra na ABL
No dia 26 de junho, foi inaugurada na Academia Brasileira de Letras a exposição Machado Vive!, reunindo objetos de e sobre Machado de Assis, como alguns manuscritos, móveis, primeiras edições de suas obras. “Se esta é a casa da memória, nada mais justo do que renovar as lembranças de um dos maiores de nossos escritores”, afirmou Cicero Sandroni, presidente da ABL, ao dar início à sessão solene, que contou com a presença do governador Sérgio Cabral Filho e do ministro Eros Grau, do STF.
Sinfonia Amazônica: o primeiro longa-metragem brasileiro de animação
Assim começa Sinfonia Amazônica, o primeiro longa-metragem brasileiro de animação, que estreou nos cinemas em 1953 e que foi exibido na edição de 2009 do festival Anima Mundi, em uma homenagem aos irmãos Latini. Em 2008, o longa foi exibido na Cinemateca do MAM pelo Cineclube Brasilis.
Nosso Circo
Ocorre um crime brutal em um bairro de São Paulo. Imediatamente a polícia isola o local e começa o recolhimento das pistas. No rastro da polícia, aparece a imprensa e a notícia surge meio capenga, isolada, perdida no vaivém de um telejornal.
Vida, tragédia e política
Em momentos como o que estamos vivendo nestes dias, com a morte trágica de Eduardo Campos, homem público com ampla exposição por sua candidatura à Presidência da República pelo PSB, todo mundo é levado a pensar sobre a vida e seus porquês, como mortes prematuras e tragédias que ela carrega como segredos. Quando a tragédia ceifa a vida de alguém que de algum modo está muito presente no cotidiano, nas notícias e nos debates, ela catalisa de algum modo a atenção da coletividade, atinge a todos, vira um grande fato político. A tragédia, no caso, nos muda porque muda a própria política, esse cimento que funciona como liga invisível das relações e contradições que nos fazem um povo.
Avaliação
Na verdade, o que se tem exercitado, ao longo de tantos e tantos anos, não é nada mais do que uma prática desastrada de medir somente, ao invés de avaliar. Mede-se com dados pouco merecedores de crédito e, quantas vezes, não se aceita o consenso de uma frágil reunião do conselho de classe, porque a vaidade e o narcisismo onipotente manifestam-se, embaçando o olhar pedagógico.
A maçã de Martim - I
Lá estava ela, entre tantas outras, radiante, e Luana já nem lembrava qual tinha sido a última vez que sua língua e dentes mergulharam naquele instante vermelho. De trás da barraca, de toldo padrão como o das outras – numa quase fotografia de feira antiga –, um homem se movimentava inquieto.
No começo de tudo: o Nada ou o Ente?
Estudado por diversos filósofos ao longo do tempo, o Principio da Razão Suficiente é aquele segundo o qual sempre haverá um motivo ou uma razão para que algo ocorra de determinado modo e não de outro. Todas as coisas que existem devem ter necessariamente uma causa que as tenham feito existir. Não podem ter surgido do nada. No interior de cada substância estão contidos todos os seus modos, tudo que lhe ocorrerá, pois “tudo quanto alguma vez pode acontecer-nos são apenas consequências de nosso ser. E como esses fenômenos conservam certa ordem conforme a nossa natureza ou, por assim dizer, ao mundo existente em nós, o que nos permite, (...) muitas vezes, sem enganos julgar o futuro pelo passado” (LEIBNIZ, 2004, p. 30). Assim, podemos trilhar um caminho ascendente até chegar àquilo que deu inicio a tudo.
Querida
Querida:
Divina senhora
Ela chegou ao Rio de Janeiro há trinta anos e, desde então, sua principal missão foi a de perpetuar a cultura de sua terra natal em solo carioca. A maranhense Dona Antônia reproduz, com a obstinação digna das caixeiras mais divinas, um pouco do ritual e das festas tipicamente maranhenses. A festa do Divino Espírito Santo e os tambores de Mina e de Crioula são os principais acontecimentos no terreiro de Dona Antônia, que fica nos recantos de Nova Iguaçu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Tai-Chi Fraldinha: a prática de aulas de Tai Chi Chuan na Creche Angelino Pigatto, em Paulínia/SP
Educação InfantilO Tai Chi Chuan, arte marcial chinesa, cuja prática é desenvolvida por meio de movimentos lentos e silenciosos, estimulando a atenção, a consciência corporal e a tranquilidade, nos pareceu ser perfeitamente aplicável a crianças do maternal, por propiciar momentos agradáveis na área externa da escola. Por meio de áudio, convidando as crianças a prestar atenção em sua respiração, por alguns minutos, seriam inseridos na rotina escolar na área interna da escola, dentro das salas de aula.