Biblioteca
Filtrar os artigos
Resenha do livro “Desaprender, Reaprender, Desobedecer”
Formação de Professores e História da EducaçãoEsta obra do professor, palestrante e historiador Hamilton Werneck está permeada por discussões muito atuais, não somente pelo ano de publicação, 2019, mas principalmente pelas questões que nele são tratadas, como, por exemplo, as mudanças que vêm ocorrendo no mundo, e nas relações das pessoas entre si e com o mundo, provocadas pela tecnologia, principalmente a biotecnologia e a bioengenharia, e com o advento da inteligência artificial, isso está trazendo diferenças enormes entre as pessoas, diferença em conhecimento, em poder de aquisição de bens, poder de domínio.
O valor da teia social no dia a dia
Cidadania e ComportamentoApesar das questões de política e economia vivenciadas, nosso cotidiano continua funcionando; são milhares de trocas (de todos os tipos) entre as pessoas a cada momento, numa grande teia de relacionamentos.
Intimidação sistemática (bullying): reflexões e dicas de elaboração de projeto antibullying
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO bullying é uma prática de violência sistemática que vem merecendo reflexões da parte de vários profissionais. Além disso, deve provocar análises que levem a atitudes que impeçam sua concretização na escola.
Pegada hídrica
Ecologia e Meio AmbienteO conceito de pegada hídrica serve para provocar a consciência de quanta água é usada nas várias atividades; os maiores consumidores de água são a agricultura e as indústrias – que devem ter consciência disso para não desperdiçar.
A importância da Educação Física em locais de risco social
Educação FísicaA Educação Física pode ser uma porta para a inclusão de pessoas e de elevação da autoestima de alunos portadores de deficiências e em risco social; essa é uma das principais atividades desse professor.
Consciência Negra para além de novembro: contribuições para uma educação antirracista na Escola Estadual do Campo Dom Francisco de Aquino Corrêa
Política EducacionalEste trabalho consiste em um relato de experiência sobre o projeto Consciência Negra para Além de Novembro, desenvolvido na Escola Estadual do Campo Dom Francisco de Aquino Corrêa, no Distrito de Cangas, em Poconé/MT, no ano de 2022, tendo como público-alvo estudantes dos anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O objetivo do projeto foi propor ações que discutam o tema do racismo, tomando por base a Lei nº 10.639/03 não só no dia da Consciência Negra, em novembro, mas em outros momentos, em outros espaços da escola e com diferentes abordagens.
A Carta da Escola Moderna
Tradução de Cláudia Dias Sampaio
A Matemática Escolar e a Matemática do Cotidiano: o caso dos produtores rurais de Uruçuca/BA
MatemáticaO estudo tem o objetivo de investigar as relações existentes entre a Matemática Escolar e a Matemática do Cotidiano no âmbito dos produtores rurais do município de Uruçuca/BA. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com dez produtores rurais do município, utilizando um instrumento com quinze questões, elaborado com o intuito de identificar qual relevância eles atribuem à Matemática, como a aplicam em seu cotidiano e quais métodos utilizam. Esse estudo evidenciou que as duas Matemáticas são importantes e se complementam; torna-se necessário refletir sobre outras Matemáticas além da escolar.
Filosofia e ciência na Idade Média – Resenha do filme O físico
Cinema, Teatro e TVO filme O físico, com seu enredo, aborda as visões judaicas, católicas e muçulmanas em relação à saúde e a ciência na Idade Média. Por isso, serve como forma de estudar com os alunos esse período histórico levando em consideração os contextos religiosos e sociais.
Eu de cá, eles de lá
Língua Portuguesa e LiteraturaA experiência das Olimpíadas de Língua Portuguesa em minha vida profissional não foi a primeira e, acredito, não será a última. Porém, num momento assim, no meio de uma pandemia e fora da sala de aula, nem eu havia passado e muito menos cogitava passar. Mesmo assim, veio até nós esse grande desafio de trabalhar esse projeto com nossos alunos. Então, surgiu a necessidade de criar um planejamento que fosse inovador e ousado, para estimular a leitura e a escrita dos alunos, levando-os a vivenciar, de maneira diferente, o papel de observador, pesquisador, leitor e escritor de artigos de opinião com base em situações-problema do seu cotidiano, mesmo de forma remota.