Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Diretor da UNED fala no Cecierj sobre sistemas de avaliação em EAD

Em setembro, Santiago Castillo Arredondo, diretor da UNED – Universidad Nacional de Educación a Distancia, da Espanha, onde é professor titular de disciplinas ligadas a avaliação pedagógica –, esteve no auditório da Fundação Cecierj discutindo esse tema, sobre o qual já publicou vários livros.

Educação a Distância: possibilidades e limites

A tecnologia não resolve todos os problemas da educação, mas pode reduzir as distâncias entre educador e educando.

Um sonho de ciências

Ao falarmos em educação no Brasil, certamente umas das maiores justificativas para a situação precária que nossos educadores e estudantes têm vivido são as incontáveis dificuldades encontradas para que se consiga educar e ser educado. São poucos ou quase nulos os recursos oferecidos, são péssimas as condições estruturais e baixíssima a qualificação de boa parte dos professores. Infelizmente, enumerar aqui os problemas que envolvem a educação do País é cair no lugar comum. O diferencial, portanto, pode ser o destaque de alguns exemplos da vontade de educar.

Somos todos interligados: uma experiência compartilhada entre escola e comunidade

O Relatório Brundtland (1987), também chamado Nosso futuro comum (Our common future), é o documento final da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, promovida pela ONU nos anos 1980 e chefiada pela então primeira-ministra da Noruega, Gro Harlen Brundtland. De acordo com o Relatório Brundtland, o uso sustentável dos recursos naturais deve atender “às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas”.

A influência das desigualdades socioespaciais no Colégio Estadual Padre João Wislinski, em Curitiba/PR
Avaliação e Política Educacional

Este artigo relaciona a expansão urbana do bairro Santa Cândida à queda dos indicadores educacionais do C. E. Padre João Wislinski, em Curitiba/PR. Visa destacar como a expansão urbana desprovida de equipamentos públicos para atender às múltiplas necessidades populacionais gera desigualdades socioespaciais que influenciam negativamente as práticas pedagógicas, gerando desigualdades educacionais que afetam os moradores e sua capacidade de transformar o bairro que habitam. A falta de equipamentos urbanos que promovam atividades de lazer, cultura e práticas esportivas pressiona a infraestrutura defasada do colégio, que não atinge suas metas.

A indignidade como política pública: o último ciclo histórico de política pública de formação de leitores/as na pesquisa Retratos da Leitura 6
Comunicação, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e Literatura

A pesquisa Retratos da Leitura de 2023 registra a perda de 11,3 milhões de leitores/as no Brasil em oito anos (de 2015 a 2022). Há diversas causas que podem explicar essa queda: uma ação deliberada em destruir os caminhos que formam leitores/as e a falta de políticas públicas de livro, leitura, literatura e bibliotecas. O artigo apresenta vários dados referentes a isso, destacando a redução da leitura entre alunos do Ensino Fundamental e de leitores/as entre 5 e 10 anos. Entre as várias razões para valorizar a formação de leitores/as está a conjuntura em que vivemos, de predominância de fake news, e a necessidade superar a violência e a instabilidade permanentes.

O blog: uma ferramenta para o trabalho pedagógico com a leitura
Computação e Tecnologias

A prática de leitura de blog, além de motivar os estudantes, prepara para uma leitura não linear, em função dos hipertextos, e provoca mudanças na maneira como é vista essa competência linguística e as relações entre texto e sentidos.

Produção de infográficos no Cefet/RJ - Campus Maria da Graça: integrando Biologia e Educação Física em tempos de pandemia
Nutrição e Alimentos, Saúde, Biologia e Biociências, Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

Em março de 2020 o mundo foi surpreendido com a pandemia do coronavírus. As atividades laborais e estudantis foram suspensas. Com o passar do tempo e sem perspectiva de retorno das atividades estudantis presenciais, várias questões foram levantadas no sentido de sanar o distanciamento do alunado da escola. Ao recebermos orientações no sentido de como procederíamos no futuro bem próximo para retomar às atividades – desta vez, numa perspectiva remota –, inúmeros desafios surgiram, dentre eles a ausência de acesso à internet e a dispositivos móveis por grande parte do corpo discente.

Aula de música: Dentro e fora da escola, transformando cidadãos

Você sabia que no segundo semestre de 2011 entrará em vigor a Lei nº 11.769, que torna obrigatório o ensino de Música para o ensino fundamental e o médio das escolas públicas e particulares do Brasil? Porém, o objetivo não é somente a formação de músicos, mas também levar informações sobre a história e a linguagem musical aos estudantes.

Metodologia de ensino da Literatura - Apresentação
Língua Portuguesa e Literatura

Estamos apresentando aqui uma primeira amostra da produção dos professores da rede estadual que integraram a turma pioneira da Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual, curso realizado por uma parceria com a Seeduc e a Fundação Cecierj, devidamente coordenado e certificado pela UFRRJ.