Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Produção de infográficos no Cefet/RJ - Campus Maria da Graça: integrando Biologia e Educação Física em tempos de pandemia
Nutrição e Alimentos, Saúde, Biologia e Biociências, Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

Em março de 2020 o mundo foi surpreendido com a pandemia do coronavírus. As atividades laborais e estudantis foram suspensas. Com o passar do tempo e sem perspectiva de retorno das atividades estudantis presenciais, várias questões foram levantadas no sentido de sanar o distanciamento do alunado da escola. Ao recebermos orientações no sentido de como procederíamos no futuro bem próximo para retomar às atividades – desta vez, numa perspectiva remota –, inúmeros desafios surgiram, dentre eles a ausência de acesso à internet e a dispositivos móveis por grande parte do corpo discente.

Democracia: um risco necessário

Walt Whitman, o profeta das modernas ordens democráticas, poetizou um dia: “resisto melhor a tudo que não seja minha própria diversidade”.

Mundo Jovem

O jornal Mundo Jovem foi inaugurado no Seminário Maior de Viamão-RS, em 1967. Em 1972, passou para a PUC-RS e até hoje permanece lá. A longevidade do veículo talvez se deva à abordagem variada de temas, à linguagem direta, sem frescuras, bastante adequada à proposta de conteúdo do jornal, de inovar. Foi dessa bem-sucedida empreitada que surgiu o site Mundo Jovem.

Diretor da UNED fala no Cecierj sobre sistemas de avaliação em EAD

Em setembro, Santiago Castillo Arredondo, diretor da UNED – Universidad Nacional de Educación a Distancia, da Espanha, onde é professor titular de disciplinas ligadas a avaliação pedagógica –, esteve no auditório da Fundação Cecierj discutindo esse tema, sobre o qual já publicou vários livros.

Educação a Distância: possibilidades e limites

A tecnologia não resolve todos os problemas da educação, mas pode reduzir as distâncias entre educador e educando.

Um sonho de ciências

Ao falarmos em educação no Brasil, certamente umas das maiores justificativas para a situação precária que nossos educadores e estudantes têm vivido são as incontáveis dificuldades encontradas para que se consiga educar e ser educado. São poucos ou quase nulos os recursos oferecidos, são péssimas as condições estruturais e baixíssima a qualificação de boa parte dos professores. Infelizmente, enumerar aqui os problemas que envolvem a educação do País é cair no lugar comum. O diferencial, portanto, pode ser o destaque de alguns exemplos da vontade de educar.

E o cérebro se reinventa...
Língua Portuguesa e Literatura

Ao descobrir uma nova forma de trabalhar com alunos, causando surpresas e estranhamentos, o docente refaz seus caminhos em sala de aula e recupera a atenção das mentes curiosas.

Curso de Letramento Interdisciplinar em Ciências
Formação de Professores

O desafio de oferecer aulas que tenham relação com o cotidiano dos alunos envolve questões políticas e mais amplas, mas é preciso transformar também a concepção do papel do professor, de construir sentido para o conhecimento escolar; cabe ao professor fazer a seleção do que é necessário aprender.

Educação Inclusiva: aprendendo com as diferenças

A educação inclusiva é algo relativamente novo no Brasil e, infelizmente, resultado de uma longa história de exclusão. Basta olhar o passado recente para constatar que o preconceito era algo legitimado, afinal há menos de 130 anos (o que historicamente é um período ínfimo) os negros ainda eram escravizados e há 80 anos a mulher não tinha direito a voto. Diante disso, não é surpreendente que a educação inclusiva seja algo recente.

Edição especial da revista EaD em Foco: “Contribuições da EaD em tempos de pandemia e de pós-pandemia”
Educação a Distância, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Em função da gravidade da pandemia pelo novo coronavírus, a revista EaD em Foco está organizando um número especial, com a proposta de registrar, relatar e divulgar, em formato acadêmico, o impacto das experiências educacionais nesse momento único da sociedade moderna. Os temas das contribuições são amplos, sempre relacionados ao eixo central das contribuições da EaD em tempos de pandemia.