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O saber sob o véu da soberba

Embora muita gente perceba a mudança de alguns pontos de vista pessoais no decorrer da vida, não reconhece, contudo, a fragilidade do seu saber mutante, ainda que cada transformação denote em si mesma a limitação existente no ser humano. Ou seja, se uma opinião do passado tornou-se diferente no presente, diz-se, distorcidamente, que ela apenas sofreu um ajuste de força maior, a fim de minimizar a situação. A autoimposição é a de que, se o homem se acha revestido da razão num dado momento, não há porque se contradizer com o porvir, admitindo, de antemão, que já se encontra errado, ou relativamente certo. Seria doloroso senão “humilhante” aceitar que pouco se sabe sobre o conhecimento. Reduz-se, dessa forma, porém, a marcha da própria evolução. Quem acha que sabe o suficiente, pouco tem com que se preocupar em conhecer mais.

As malas dos turistas sobre as costas dos viajantes

O viajante que se desloca pelo planeta nestes tempos de modernidade globalizada se depara com muitas dificuldades. Umas antigas, como as guerras; outras, fruto de inovações tecnológicas, como o terrorismo internacionalizado, que gera todo tipo de problemas nas fronteiras dos países. Uma outra adversidade encontrada pelo viajante é escapar da condição de turista, um rótulo que se incorpora até mesmo àquele que não quer tê-lo.

Líder escolar: questão de adaptação

De onde vem a inteligência de um líder? Do cérebro. Da mente. Da constituição genética somada às interações com o meio externo. Das vivências e experiências positivas e negativas. Das formas de sentir e agir. Não acredito nos líderes natos. Acredito nas ativações cerebrais constituindo formas de equilíbrio e de atitudes nos mais variados contextos. Acredito em potencialidades que se revelam líderes nas necessidades e nas intempéries cotidianas. Acredito na decisão de ‘viver e não ter a vergonha de ser feliz’.

Educar é ir além dos muros da escola

Nossa educação pública, de forma geral, não vem atingindo os resultados esperados em provas como o Enem. As universidades não formam cidadãos preparados para o mercado de trabalho, e muitos alunos de licenciatura perderam o desejo de atuar em sala de aula após receberem o canudo da graduação. Esses acontecimentos são fatos. Mas o que surgiu há anos foi o questionamento em relação a eles: por que o sistema educacional brasileiro não prospera?

O planejamento e a escola

Quando se fala em planejamento, visualmente vem as nossas mentes o Supervisor ou Coordenador Escolar. Mas o planejamento está inserido no nosso dia-a-dia, em nossas mínimas ações, como por exemplo: antes de dormirmos já planejamos a que horas vamos despertar e no dia seguinte após este ato, quando escolhe-se o que irá compor o café da manhã, que roupas escolher para ir ao trabalho, e assim segue por todo o período em que estivermos acordados (Gama; Figueiredo, 2009). O planejamento um fenômeno previamente estabelecido para direcionar todas as nossas ações acordamos (Santos, 2007), numa forma inata de acontecimento a todos os seres humanos.

Nitrogênio e as suas utilizações

O nitrogênio é um elemento químico fundamental para os organismos; é encontrado em todas as proteínas e na estrutura dos ácidos nucleicos – DNA e RNA (Laurence, 2005).

Discutindo questões relacionadas ao Ensino de Física no Brasil: a importância da contextualização

Fenômenos físicos observáveis em nosso cotidiano e que despertam o interesse do aluno devem ser aproveitados para motivar o aprendizado da Física no Ensino Fundamental e no Médio.

Cor, forma e nação: a creche como espaço para formação de cidadãos.

As crianças da Creche Municipal Sonho Feliz, no Rio de Janeiro, constroem e erguem a bandeira da cidadania, mostrando que a Educação Infantil também é um espaço para a formação consciente de valores.

As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina e a Educação das Relações Étnico-Raciais

Este artigo tem por objetivo abordar as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina (DCN de Medicina), destacadamente quando preveem, perante o projeto pedagógico do curso (PPC), que deverá contemplar nos temas transversais a “Educação das Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

Como são classificadas as formas de governo

Dando continuidade à série Eleições, o Portal da Educação Pública vem falar, nesta edição, sobre as diversas formas de governo - ordem jurídica do Estado - que são classificadas em diversas modalidades seguindo as escolas de pensamentos dos filósofos que as classificaram ou a herança de cada nação.