Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Modelagem matemática para simulação de interação entre presa Ceratitis capitata e predador Diachasmimorpha longicaudata
Matemática

A modelagem matemática busca traduzir, para a linguagem matemática, as diversas situações reais para compreender, prever ou simular vias de acontecimento; importante aplicação da modelagem está na área biológica, especialmente no controle de pragas.

Líder escolar: questão de adaptação

De onde vem a inteligência de um líder? Do cérebro. Da mente. Da constituição genética somada às interações com o meio externo. Das vivências e experiências positivas e negativas. Das formas de sentir e agir. Não acredito nos líderes natos. Acredito nas ativações cerebrais constituindo formas de equilíbrio e de atitudes nos mais variados contextos. Acredito em potencialidades que se revelam líderes nas necessidades e nas intempéries cotidianas. Acredito na decisão de ‘viver e não ter a vergonha de ser feliz’.

Educar é ir além dos muros da escola

Nossa educação pública, de forma geral, não vem atingindo os resultados esperados em provas como o Enem. As universidades não formam cidadãos preparados para o mercado de trabalho, e muitos alunos de licenciatura perderam o desejo de atuar em sala de aula após receberem o canudo da graduação. Esses acontecimentos são fatos. Mas o que surgiu há anos foi o questionamento em relação a eles: por que o sistema educacional brasileiro não prospera?

O planejamento e a escola

Quando se fala em planejamento, visualmente vem as nossas mentes o Supervisor ou Coordenador Escolar. Mas o planejamento está inserido no nosso dia-a-dia, em nossas mínimas ações, como por exemplo: antes de dormirmos já planejamos a que horas vamos despertar e no dia seguinte após este ato, quando escolhe-se o que irá compor o café da manhã, que roupas escolher para ir ao trabalho, e assim segue por todo o período em que estivermos acordados (Gama; Figueiredo, 2009). O planejamento um fenômeno previamente estabelecido para direcionar todas as nossas ações acordamos (Santos, 2007), numa forma inata de acontecimento a todos os seres humanos.

Aula de música: Dentro e fora da escola, transformando cidadãos

Você sabia que no segundo semestre de 2011 entrará em vigor a Lei nº 11.769, que torna obrigatório o ensino de Música para o ensino fundamental e o médio das escolas públicas e particulares do Brasil? Porém, o objetivo não é somente a formação de músicos, mas também levar informações sobre a história e a linguagem musical aos estudantes.

Cursou

Que tal fazer vários cursos de curta duração gratuitos e, em alguns casos, conferindo certificado? Essa boa ajuda na forma de educação continuada é o que oferece o site Cursou. Nele, são oferecidos cursos preparados por especialistas e com foco determinado. O cursista não deve esperar uma graduação ou práticas de interação entre os alunos. No Cursou estão os elementos básicos para o ensino: vídeos, imagens, animações, textos...

Documentário Avatar: utilizando recurso lúdico no ensino de Física em turmas do Ensino Médio e em Educação de Jovens e Adultos (EJA)

O filme Avatar entrou para a história cinematográfica como uma das produções de maior arrecadação de bilheteria. Apesar de não ter ganhado o Oscar, o filme traz importantes discussões que podem ser levadas para sala de aula; entre outras, a questão da possibilidade de vida em outros planetas, de viagens interplanetárias, da deficiência (o personagem principal Jaick Sully é cadeirante) e outras ligadas a tecnologia, ecologia e até mesmo sobre o conceito de civilidade.

O ensino de História na perspectiva da Educação Inclusiva: desafios, possibilidades e estratégias para o Ensino Fundamental II
História e Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo tem por proposta introduzir uma reflexão sobre o ensino de História numa perspectiva inclusiva, apontando para os desafios, possibilidades e estratégias metodológicas voltadas a alunos com deficiência nas séries do segundo segmento do Ensino Fundamental.

Google Lens como ferramenta de aprendizagem em Matemática
Computação e Tecnologias, Matemática e Educação a Distância

Percebemos que hoje não vivemos sem os aplicativos que auxiliam nos afazeres diários, como os aplicativos de bancos, que permitem que realizemos transações a tecnologia veio para ocupar espaço e facilitar todos os setores da nossa vida. E por que seria diferente na educação e com o processo de ensino? Com isso, as propostas de trabalho que coloquem o aluno como protagonista do processo de aprendizagem têm ganhado força. E com o advento da pandemia, em 2020, a mudança para o ensino remoto veio ajudar nessa travessia de professores e alunos para um novo processo de aprender e ensinar.

A educação das relações étnico-raciais (2003-2013): racismo, transparência e efetividade

O presente artigo visa discutir à luz do seu decênio, a lei que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais para a o Ensino da História e Cultura da África e dos Afro-brasileiros. Isso se deu por meio da alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), pelas Leis nº 10.639/03 e 11.645/08 (Art. 26-A da LDB).