Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Museu - novo tempo para o templo das musas

A palavra Museu é de origem grega - museîon - significa a residência das musas, as nove filhas de Zeus e de Mnemósine, a deusa grega guardiã da memória. Segundo a mitologia grega, as musas eram ninfas que habitavam os bosques e, mais tarde, foram elevadas à categoria de divindades, inspiradoras da música e da poesia.

Escola oferece ensino de música para alunos da rede pública de Resende

Desde abril deste ano, os alunos entre 8 e 18 anos das escolas das redes municipal e estadual da cidade de Resende podem estudar música de graça na Escola Municipal de Música. No momento, 110 alunos estudam música, aprendem a tocar um instrumento ou a cantar nos dez cursos oferecidos.

Cursou

Que tal fazer vários cursos de curta duração gratuitos e, em alguns casos, conferindo certificado? Essa boa ajuda na forma de educação continuada é o que oferece o site Cursou. Nele, são oferecidos cursos preparados por especialistas e com foco determinado. O cursista não deve esperar uma graduação ou práticas de interação entre os alunos. No Cursou estão os elementos básicos para o ensino: vídeos, imagens, animações, textos...

Documentário Avatar: utilizando recurso lúdico no ensino de Física em turmas do Ensino Médio e em Educação de Jovens e Adultos (EJA)

O filme Avatar entrou para a história cinematográfica como uma das produções de maior arrecadação de bilheteria. Apesar de não ter ganhado o Oscar, o filme traz importantes discussões que podem ser levadas para sala de aula; entre outras, a questão da possibilidade de vida em outros planetas, de viagens interplanetárias, da deficiência (o personagem principal Jaick Sully é cadeirante) e outras ligadas a tecnologia, ecologia e até mesmo sobre o conceito de civilidade.

Parece que dessa vez vai

Na opinião do economista Marcelo Néri, chefe do Centro de Pesquisas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPS/FGV), o Brasil está vivendo um momento que pode ser histórico na área de educação. Ele percebe haver um consenso em torno da prioridade na melhoria da educação, o que cria clima propício para reformas fundamentais no setor.

Texto lacunado: uma estratégia que possibilita ao aluno participar da leitura do texto
Língua Portuguesa e Literatura

Uma experiência de alfabetização em turma multisseriada com uso de texto lacunado mostra que é possível fazer uma atividade que atraia alunos de diferentes faixas etárias num trabalho de matriz interdisciplinar.

A presença da figura do professor na MPB
Comunicação, Língua Portuguesa e Literatura e Música

Que a música popular brasileira é uma das mais ricas do mundo, ninguém discute. Em tempos de liberdade e em períodos autoritários; na colônia, na monarquia ou na república; a MPB sempre teve papel marcante na cultura nacional. Com isso, a percepção de mundo de seus artistas torna-se referência para as pessoas que valorizam esses trabalhos.

Neurociência e os desafios em sala de aula
Computação e Tecnologias

A Neurociência pode ajudar a revalorizar o mundo educacional; professores devem ser estimuladores de potencialidades e inteligências, a fim de desenvolver os aprendentes, estabelecendo comportamentos de acolhimento e de desafios.

Palpitante II

(Texto e desenhos)

Leitura, arte e educação

O livro Leitura, arte e educação: a Biblioteca Infantil do Pavilhão Mourisco (1934-1927) foi lançado no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), durante o IV CAIS (Congresso Acadêmico dos Institutos Superiores da Rede Faetec). O lançamento coincidiu com a data de aniversário do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, tendo como temática o empreendimento educacional de uma de suas signatárias, a educadora e poeta Cecília Meireles. O livro resulta da dissertação de mestrado, defendida no Departamento de Educação da PUC-Rio, sob a orientação da professora Ana Waleska Pollo Campos Mendonça, em 2011. Foi publicado pela Editora CRV, de Curitiba, no final de 2011.