Biblioteca
Filtrar os artigos
Apresentações na escola estimulam a integração entre os pais
A cada semestre, a escola em que minha filha estuda promove uma semana de apresentações aberta aos familiares, na qual cada turma expõe o projeto que está trabalhando. A turminha da minha pequena no início do período optou, entre os vários temas propostos, por trabalhar com a Época das Cavernas (sim, é a própria turma que decide por votação o que vai pesquisar ao longo do semestre). Tais apresentações são de diversas naturezas: peças de teatro, pinturas, desenhos, canções e tantas outras manifestações artísticas. Podem ir pais, avós, tios e quem mais quiser.
O bullying na escola: uma breve abordagem
Apelidos, brincadeiras de mau gosto, comentários (maldosos/negativos), gestos, gozações inocentes, ilustrações depreciativas, piadinhas, olhares etc. O que no início é considerado apenas brincadeira progride rapidamente para problemas mais graves, como: ameaças, chantagens, humilhações, intimidações, isolamento, insultos, agressões verbais e físicas, podendo até resultar em morte. Esse cenário reflete a atual situação das nossas escolas que estão vivenciando uma problemática, o bullying. Tal situação tem se refletido continuamente nos mais diversos âmbitos sociais e, sobretudo, no educacional. Segundo Jordão (2011, p. 1), "um terço dos adolescentes brasileiros diz sofrer agressões e intimidações na escola".
Por que devemos estudar artes e cinema dentro da escola?
Três grandes etapas marcam, até hoje, o processo de comunicação humana: a oralidade, a escrita e a imagem.
Semana de Poesia da TV Escola
No próximo dia 16, a TV Escola, canal do MEC voltado para as escolas públicas de todo o país, dá início à terceira edição da Semana de Poesia. Durante toda a semana - de 16 a 20 deste mês -, o canal irá transmitir duas horas diárias de programação especial, em homenagem ao dia mundial do poeta, comemorado em 20 de outubro.
O dia em que descobri que nasci professora
Hoje acordei pensando em desistir de ser professora. Sei lá, fazer outra coisa. Chega! Disse para mim mesma quando o relógio despertou: pronto decidi, vou ser secretária, atendente, camelô, qualquer coisa, menos professora. Analisando as minhas opções, a ideia de fazer outra coisa agrada-me. Já sentiram isso? Vontade de não ser mais professor? Quanta cobrança. Pressão. Trabalho extra. Rouquidão. Alergia. Calos na garganta e nos pés. Tendinite.
O que mais chama a atenção dos adolescentes no mundo virtual
Você conhece algum adolescente que não seja também internauta? Difícil lembrar alguém que não leve ao extremo o hábito de usar a internet no seu dia a dia, não é mesmo? Aliás, é bom ressaltar que, apesar de o exagero ser uma característica dessa fase da vida, a internet é capaz de “encantar” todos nós; afinal, nesse mundo virtual não há limites. É só dar alguns cliques para ir aonde quiser. Tudo é possível! Parece até conto de fadas; mas nas histórias que conhecemos a última pagina sempre traz um final feliz e, na internet, a última página vai nos levar a outro link e a outro, a outro, a outro... E ao desconhecido.
Fazer ou não fazer greve? it’s a question
Fui chamada para uma reunião às pressas no auditório da escola. Eu já imaginava o que me esperava. Deixei os alunos no laboratório de informática com os monitores e me dirigi para lá. No caminho encontro alguns professores andando apressados.
A Evolução do Ensino de Ciências
Nosso objetivo neste pequeno artigo é abordar a evolução do ensino de Ciências nos últimos 50 anos, desde o antigo curso Ginasial (1ª a 4ª série) até o Ensino Fundamental de hoje (5ª a 8ª série).
Gênero é masculino ou feminino? Reflexões sobre ser homem ou ser mulher no século XXI
O que é ser homem ou mulher no século XXI? Alguma coisa mudou? Mudanças são pertinentes às sociedades, pois é de fato essa dinamicidade que torna o ser humano reprodutor e produtor de cultura, em meio às mais variadas relações sociais que se estabelecem cotidianamente.
Dando voz ao estudante
Fim de ano é sempre período de avaliação. As pessoas fazem promessas e planos. Nas escolas brasileiras, é tempo de aprovação e reprovação – de alunos. Nas escolas particulares, muitas vezes é época de aprovação e reprovação também de professores.