Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Os escravos: na Grécia antiga e na América colonial

Atualmente fala-se muito em democracia: nos discursos políticos, em denominações políticas do tipo “o governo de fulano é democrata”, denotando uma forma de governo para o povo – o que, aliás, é seu significado de origem. Mas quase sempre a maioria das pessoas tem dificuldade de ter claro o que significa a palavra. Retomemos então sua gênese, na Grécia antiga. Suas transformações mais importantes se iniciaram no período conhecido como Arcaico, entre os séculos VIII e VI a.C., quando havia nessa sociedade basicamente três categorias sociais:

Educadores lançam manifesto contra o fechamento de escolas no meio rural

Um grupo de professores, intelectuais e entidades da área da educação assinaram manifesto lançado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na sexta-feira 14 de outubro. O documento denuncia o fechamento de 24 mil escolas no meio rural e cobra a implementação de políticas para o fortalecimento da educação do campo.

Declaração dos Direitos da Criança

Adotada pela Assembleia das Nações Unidas de 20 de novembro de 1959.

Enciclopédias Itaú Cultural

Reunir todo o conhecimento humano em um livro é um sonho antigo, tão antigo quanto, pelo menos, Aristóteles (384-322 AC) e o mais "recente" Plínio, o velho (23-79 DC). Esse livro, a enciclopédia, assumiu a forma que conhecemos hoje no século XVIII, mais precisamente, em 1728.

Onde estão os índios do Rio?

Há 104 anos foi feito o último registro sobre um índio natural do estado do Rio de Janeiro. Era o óbito de Joaquina Maria Pury, registrado em 30 de maio de 1902 na paróquia de Santo Antônio de Pádua, no município de mesmo nome. O estado só voltaria a ser habitado por povos indígenas no final da década de 1940, em razão da migração de guaranis para a região de Angra e Parati.

Dinâmicas para trabalhar as questões de gênero e sexualidade na escola

Um dos grandes problemas de gênero é ainda evidenciado pela misoginia, que é a aversão às mulheres, que até pouco tempo ocorria intensamente, por exemplo, na China. Mas, como percebemos nos casos de violência, esse modelo de tratamento sobre o gênero feminino ainda está presente no âmago dos homens e da sociedade. O que mudará esse paradigma é a elevação cultural, social e educacional da população, por meio de investimentos maciços nessas três esferas, além da aplicação de leis e medidas punitivas mais severas, já que a sensação de impunidade parece ser um fator incitador aos agressores (PEREIRA, 2006).

Matematicarte: quando a matemática encontra a arte

No século XV, artistas italianos usaram a matemática para desenvolver técnica para representar de forma fidedigna objetos tridimensionais

Crônica de absurdos

Atualmente tenho pensado muito em como o sistema está sempre querendo te curvar, te dominar de alguma forma – dos mais humildes em todo tipo de informação e recursos básicos aos que têm um pouco mais destas duas pérolas. Ninguém foge das garras terríveis de um sistema político-ideológico de um país subdesenvolvido que desprezou valores da ética através da história. Artistas, escritores, filósofos fazem e lutam como podem, mas há no ar um certo pensamento doentio, parecido com "nós não podemos nada mesmo, eles podem tudo, então... dane-se".

Ritmos e expressões musicais: uma experiência
Educação Artística

Uma experiência em Educação Infantil desenvolve a prática de confecção de instrumentos de percussão, a descoberta de sons corporais, o conhecimento de elementos da música e provoca a emoção das crianças.

Ensino de Física, Olimpíadas e revista Educação Pública analisados por uma professora que ama educação

Nesta entrevista, a professora Adriana Bernardes fala de seu amor pelo ensino de Física, que a leva a desenvolver inúmeros projetos, comenta sua participação nas Olimpíadas do Rio de Janeiro e avalia sua contribuição de 10 anos com a revista Educação Pública.