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Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
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Google Lens como ferramenta de aprendizagem em Matemática
Computação e Tecnologias, Matemática e Educação a Distância

Percebemos que hoje não vivemos sem os aplicativos que auxiliam nos afazeres diários, como os aplicativos de bancos, que permitem que realizemos transações a tecnologia veio para ocupar espaço e facilitar todos os setores da nossa vida. E por que seria diferente na educação e com o processo de ensino? Com isso, as propostas de trabalho que coloquem o aluno como protagonista do processo de aprendizagem têm ganhado força. E com o advento da pandemia, em 2020, a mudança para o ensino remoto veio ajudar nessa travessia de professores e alunos para um novo processo de aprender e ensinar.

Gustavo Capanema

Mais conhecido pelo nome do edifício-sede do Ministério da Educação, no Castelo, Rio de Janeiro, Gustavo Capanema foi o homem que representou a política e os ideais do Estado Novo na cultura e na educação brasileira, nesse período. Capanema foi ministro da Educação e Saúde de Vargas, entre os anos de 1934 a 1945, quando realizou obras importantes, entre as quais se destaca a criação de órgãos nacionais como a Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) e o Instituto do Livro.

A música no cotidiano de sala de aula do professor de história

Ao longo dos anos, a História vem sendo ensinada em aulas especificas de maneira tradicional, o que torna o saber limitado. Discussões são travadas em relação à formação do professor de História e o cotidiano de sala de aula, haja vista a necessidade de realizar mudanças radicais.

Plataforma do letramento

Com o objetivo de integrar professores, educadores, gestores e profissionais que se dedicam à atividade de estimular a leitura e a escrita em “todos os brasileiros”, como “garantia de participação ativa e autônoma na vida social”.

Inclusão e Ensino Técnico: estratégias pedagógicas no Ensino Médio Integrado
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A inclusão deve ser feita também com foco na elaboração de recursos pedagógicos adaptados no curso técnico. Para tanto, foram criadas estratégias para a preparação de instrumentos de medição adaptados ao curso técnico visando à inclusão de alunos com deficiência visual nesse segmento e a adequação de ambientes e materiais didáticos para o ensino desse público.

Atenção: por que não importa?
Vivências de Sala de Aula

O que fazer para conquistar a atenção dos alunos em sala de aula? Toda a vida deles está desorganizada, eles vão à escola apenas como evento social, há muitos ruídos à sua volta – desde os cultos até os tiros. Em tudo há fragmentação e fragilidade. Eles não se importam com o que acontece em sala, não têm foco nem concentração, abandonam a criatividade e a imaginação.

O ensino de História na perspectiva da Educação Inclusiva: desafios, possibilidades e estratégias para o Ensino Fundamental II
História e Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo tem por proposta introduzir uma reflexão sobre o ensino de História numa perspectiva inclusiva, apontando para os desafios, possibilidades e estratégias metodológicas voltadas a alunos com deficiência nas séries do segundo segmento do Ensino Fundamental.

Ensinar é aprender

Ensinar não é transmitir conhecimentos. O educador não tem o vírus da sabedoria. Ele orienta a aprendizagem, ajuda a formular conceitos, a despertar as potencialidades inatas dos indivíduos, para que se forme um consenso em torno de verdades e eles próprios (os estudantes) encontrem suas opções.

Entrevista com a professora Mary Rangel

Pesquisando como as pessoas formam conceitos sobre imagens e fatos, os processos e os papéis e sua influência em condutas e expectativas sociais, Mary Rangel, professora titular de didática da Universidade Federal Fluminense (UFF) e titular de ensino e aprendizagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), organizou e participou de oito livros, tendo escrito ainda mais oito.

Descortinando um novo mundo

Há muito tempo que eu desconfiava. O mundo não terminava onde céus e montanhas se encontravam. A extensão do meu olhar não podia determinar a exata dimensão das coisas. Existia algo mais, existia o desconhecido, existia o lugar do sol se aconchegar, enquanto a noite se fazia. Existia um abrigo para a lua enquanto era dia. E meu coração de professora afogava-se de esperança.