Biblioteca
Filtrar os artigos
Em busca de ar livre
Luiz Fernando Medeiros de Carvalho
Muito além do que somos
Qual é o nosso verdadeiro tamanho em relação ao desenvolvimento humano? Será que somos potencialmente maiores e bem pouco se enxerga a respeito? Não ver o prêmio futuro pode causar desânimo e até oposição frente ao exigido e essencial exercício do crescimento que se tem no presente? Nada é de graça! Isso pode nos levar a perceber tal possibilidade de avanço para que o estímulo resultante nos impulsione em direção a um nível evolutivo sem precedentes, superando as lentas passadas com as quais temos caminhado pela estrada da vida.
Considerações sobre o ensino de ciências nas escolas
O que se oferece hoje nas escolas em termos de ensino de Ciências dificilmente levará o jovem a optar por carreiras científicas.
Educação Física no Ensino Médio: teoria e prática no desenvolvimento da autonomia intelectual e crítica do discente
Educação FísicaNo Ensino Médio, a teoria e a prática da Educação Física escolar fazem com que os alunos se vejam levados a responder a avaliações que exijam raciocínio e capacidade de argumentação sobre esportes.
A aprendizagem de um segundo idioma para as crianças
Outras Mais EspecíficasUm debate que não tem solução definitiva é sobre o melhor momento de aprendizagem de um novo idioma, pois existem opiniões fortemente divergentes. O fato é que usar músicas para estudar novas línguas pode ser ótimo.
Gamificação e adolescente: outra Psicopedagogia
Formação de ProfessoresA prática de jogos é característica do ser humano; ao ser empregada em atividades educacionais, a gamificação tem diversos objetivos, aproveitando algumas de suas características motivacionais para facilitar e desenvolver a aprendizagem.
Acordo ortográfico da Língua Portuguesa visa unificação das grafias, não exatamente sua simplificação
Para alcançar a unificação da grafia empregada em todos os países da Comunidade de Países da Língua Portuguesa, o acordo incorpora tanto características da ortografia utilizada em Portugal quanto algumas do Brasil. Os outros países lusófonos (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste) já adotavam quase completamente a grafia lusitana, ainda que estivessem sendo influenciados pela forma brasileira, em função do acesso que passaram a ter à nossa literatura. Um fato importante de ser registrado é que essa mudança de que tanto se está falando se refere apenas à forma de escrever, não à pronúncia que utilizamos. Não precisaremos falar pinguim ou cinquenta (sem pronunciar o u) ou até toneis (com o e fechado, como teia) porque mudou a escrita. A forma de pronunciarmos as palavras permanece.
Adultos egocêntricos
Outras Mais EspecíficasAs crianças que falam sobre si mesmas confirmam as teorias piagetianas sobre o desenvolvimento intelectual; surpreendente é ver adultos fazendo o mesmo nas redes sociais.
O período do Quinhentismo no Brasil e na Região da Baía da Ilha Grande e a linguagem do Barroco, o Caminho do Ouro, a arquitetura e a religiosidade paratiense
Ecologia e Meio Ambiente, Física, Geografia, História, Sociologia, Vivências de Sala de Aula, Fotografia, Língua Portuguesa e Literatura e Espaços UrbanosSeminários apresentados por alunos do CIEP 495 Alberto da Veiga Guignard, de Angra dos Reis/RJ, mostram a influência e as características do Quinhentismo na região da Baía da Ilha Grande, o contexto histórico e literário daquele período. A atividade incentivou a pesquisa e a capacidade de apresentação oral dos estudantes.
Planetas extrassolares: a astronomia no Ensino Médio
GeografiaAs diversas notícias sobre planetas extrassolares são um excelente tema motivador para as aulas do Ensino Médio, com o complemento de participação em eventos, segundo Adriana Bernardes.