Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
A carreira de Estado da educação brasileira: um desafio para os sistemas de ensino

Muito se fala acerca das atividades destinadas ao magistério; porém inexiste ou mesmo nada tem sido dito sobre a função típica de fiscalização do Estado, que deve ser realizada tanto nas instituições de ensino públicas como nas instituições privadas.

Racismo Ambiental

“Chamamos de Racismo Ambiental as injustiças sociais e ambientais que recaem de forma implacável sobre grupos étnicos vulnerabilizados e outras comunidades, discriminadas por sua origem ou cor”. Assim se apresenta o grupo de Combate ao Racismo Ambiental, criado em 2005 com o objetivo de definir estratégias de apoio e estabelecer uma rede entre os grupos que promovem a defesa desses grupos étnicos.

Brainly.com.br

Um dos principais usos da internet é realizar pesquisas. Com base nisso, muitos sites são criados, desenvolvidos e aperfeiçoados. A qualidade da resposta às pesquisas é a razão do sucesso de mecanismos de busca como Altavista, Ask, Yahoo!, Bing e o todo-poderoso Google. Mais do que isso, o portal Yahoo! possui o módulo Yahoo! Responde, que convoca os usuários a responder a questões apresentadas por outros.

Brasil Artes e Enciclopédias

A Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional (Sabin), além de editar a Revista de História da Biblioteca Nacional, colocou no ar o portal Brasil – Artes e Enciclopédias. Apesar de não aparecer seu nome na página inicial do sítio, tem um design bastante interessante e conteúdo muito atraente.

As crianças brasileiras precisam ser recuperadas

Continuando com sua interessante e esclarecedora entrevista, a professora Juracy Silveira declarou que o segundo item de seu "ponto de honra" como diretora do Departamento de Educação Primária da Prefeitura é proporcionar às crianças que se encontram sob sua orientação pedagógica "maior riqueza de oportunidades educativas, para que possam resolver seus próprios problemas e os do grupo a que pertencem".

O bom antropófago

Cobrir a conferência do escritor, poeta, artista plástico e dramaturgo Ariano Suassuna no Palácio Itamaraty despertou minha curiosidade sobre qual seria a relação entre o escritor de A Pedra do Reino e Oswald de Andrade. Mais especificamente, entre o movimento Armorial e o Manifesto Antropófago.

Escolas religiosas: Deus seria a explicação até para o que se aprende nos livros?

Ao ouvir falar em escola religiosa, você já se perguntou o que um segmento tem a ver com o outro? Por que a escola precisa ter ligação com a crença religiosa? E mais: por que até hoje as instituições de ensino cuja metodologia está ligada a alguma religião são tidas como as mais sérias, rigorosas e até mesmo de melhor educação para crianças e adolescentes?

Por uma educação deleuziana

No seu artigo, O que Deleuze quer da educação?, a professora Sandra Mara Corazza, da Faculdade de Educação da UFRGS, busca mostrar a forma como o filósofo francês vê as crianças e parte desse ponto de vista para mostrar a sua interpretação sobre a Educação e o ofício do professor.

Projeto Sonho Brasileiro

“Compartilhar com o Brasil nossas descobertas transformadoras sobre o jovem brasileiro. Assim nasceu a ideia de realizar o Sonho Brasileiro: um estudo aberto, sem viés de consumo, sem fins lucrativos, que visa ouvir a primeira geração global de brasileiros para entender seus valores, a forma como enxerga o país, os papéis que se propõe a desempenhar nele e os cenários futuros em que se vê atuando”, afirma a equipe Box1824, empresa com atuação no mapeamento de tendências de comportamento.

Utilizando a poesia na educação de crianças e jovens: uma ferramenta facilitadora
Língua Portuguesa e Literatura

A poesia oferece inúmeros benefícios na formação intelectual, emocional e social dos jovens. Por isso, sua introdução no contexto educacional tem sido objeto de atenção de vários educadores. Neste artigo, exploraremos os inegáveis benefícios da introdução da poesia na educação. Por sua leitura em voz alta ou ao escutá-la, a poesia é capaz de estimular o cérebro de múltiplas maneiras: evocando imagens, apresentando estruturas sintáticas diversas, estimulando a percepção do ritmo, a harmonia das paridades sonoras e muito mais. O jovem que é colocado em contato com tal uso criativo da linguagem aprimora suas habilidades linguísticas, incluindo a comunicação.