Biblioteca
Filtrar os artigos
Resenha do artigo "Identidade Cultural, Identidade Nacional no Brasil"
Geografia, Cidadania e Comportamento e Política CulturalO artigo “Identidade Cultural, Identidade Nacional no Brasil”, de Maria Isaura Pereira de Queiroz, trata de questões relativas à identidade cultural e à identidade nacional brasileira, analisando como os teóricos do final do século XIX e início do século XX tentavam abordar o assunto. Afirmar que o Brasil é constituído de culturas indígenas, negras e europeias se faz importante para concretizar o que se denomina cultura brasileira. Para um país que possui composição étnica tão variada, valorizar suas raízes e seu processo de formação é essencial para garantir a sua identidade cultural e nacional.
O treinamento personalizado em Educação Física no Núcleo de Apoio à Saúde da Família no serviço público de São Gonçalo
Educação FísicaOs pacientes e os alunos, com sua continuidade nas atividades de Educação Física, dão exemplo de perseverança, pois têm o objetivo de melhorar a cada dia. O educador físico aprende com eles que o crescimento vem no cotidiano de seu trabalho, nas relações pessoais, no contato com culturas e âmbitos sociais diferentes.
Divulgando astronomia em jornal impresso, na coluna Astronomia e Educação
FísicaA divulgação científica vem sendo realizada em jornais de grande circulação, e ocorre também em cidades pequenas; ali é possível realizar esse trabalho em jornais de pequeno porte.
Os conteúdos curriculares atendem às necessidades dos educandos
Um currículo centrado em disciplinas, como os que nos são familiares, não respondem às necessidades dos educandos. Mas um currículo centrado em problemas cuja solução pode ser buscada por intermédio de projetos de interesse dos alunos, este sim, atenderia à realidade deles. Cabe muito a nós, educadores, saber ver e sentir a realidade na qual estamos trabalhando e adaptar os conteúdos curriculares a esta realidade para que o aluno se interesse pela aprendizagem e possa mostrar suas habilidades e talentos que lhes são peculiares. Já nasceram com eles. Cabe a cada um de nós abrir caminhos para que as habilidades e os talentos se desenvolvam e se aprimorem para que os alunos possam ter condições de decidir o que é melhor para eles, possam ter opiniões próprias, reivindicar seus direitos, cumprir seus deveres e tentar desatar os nós que vão surgindo no caminhar de suas vidas. Aí sim, estaremos contribuindo para que cada educando tenha o seu espaço na sociedade como cidadão consciente de que ele não é apenas mais um no Universo, mas, sim, mais um talento que junto com outros farão desse mundo um mundo muito melhor, mais produtivo, mais humano, mais inteligente. É bastante evidente que as competências e habilidades como, por exemplo, entender a linguagem verbal falada e escrita e desenvolvimento da capacidade de ler com compreensão e rapidez; habilidade de se expressar bem em língua materna falada e escrita; de se expressar bem através da linguagem não-verbal; de analisar criticamente e avaliar a informação textual, numérica, gráfica, sonora e visual; de compreender o ser humano no plano individual e social; de se relacionar bem com as pessoas; de solucionar problemas; de administrar o tempo; habilidade de reconhecer os erros e aprender com eles e outras podem ser desenvolvidas em projetos os mais variados que buscam soluções para problemas os mais variados. Mas esses projetos não podem se restringir a atividades que se desenvolvem dentro das disciplinas tradicionais. Para que tenham impacto, é preciso que sejam interdisciplinares e que se relacionem com questões que sejam de interesse dos alunos. Conhecer e trabalhar a realidade do aluno é participar realmente do processo ensino-aprendizagem, é interagir no processo.
Evolução criativa
O constante desequilíbrio advindo do confronto entre a Biologia e o meio ambiente é a mola que impulsiona a continuidade e o aperfeiçoamento das espécies sobre o planeta Terra. A aparente estabilidade que encobre as lentas modificações sofridas desde a existência da primeira célula primitiva é apenas uma ilusão acerca do equilíbrio tão amplamente desejado pelo ser humano, que sempre almejou se sentir seguro ante o caos que verdadeiramente é a vida, das transformações geológicas às mutações genéticas impostas pelo tempo e a sobrevivência biológica. Contudo, mesmo que tal véu tente encobrir a realidade por meio do autoengano, nada detém a essencial marcha da vida, que é capaz de proporcionar novos caminhos a cada obstáculo que surge na vasta caminhada evolutiva.
II Semana de Astronomia no Colégio Estadual Teotônio Brandão Vilela
Em dois anos de trabalho em parceria com o Colégio Estadual Teotônio Brandão Vilela, em Itaocara, o Clube de Astronomia Marcos Pontes vem desenvolvendo projetos e tem colhido frutos deste trabalho, principalmente no entusiasmo com que os alunos do colégio hoje veem a Astronomia e vivenciam todas as atividades oferecidas.
Educação Física no Ensino Médio: teoria e prática no desenvolvimento da autonomia intelectual e crítica do discente
Educação FísicaNo Ensino Médio, a teoria e a prática da Educação Física escolar fazem com que os alunos se vejam levados a responder a avaliações que exijam raciocínio e capacidade de argumentação sobre esportes.
A aprendizagem de um segundo idioma para as crianças
Outras Mais EspecíficasUm debate que não tem solução definitiva é sobre o melhor momento de aprendizagem de um novo idioma, pois existem opiniões fortemente divergentes. O fato é que usar músicas para estudar novas línguas pode ser ótimo.
Gamificação e adolescente: outra Psicopedagogia
Formação de ProfessoresA prática de jogos é característica do ser humano; ao ser empregada em atividades educacionais, a gamificação tem diversos objetivos, aproveitando algumas de suas características motivacionais para facilitar e desenvolver a aprendizagem.
A importância do gestor educacional no papel de líder da instituição de ensino
Instituição EscolaA gestão educacional articula os saberes e práticas escolares, permeando todo o processo pedagógico. A proposta deste artigo é analisar o importante papel do gestor educacional como líder da instituição de ensino, de forma participativa e democrática. O estudo objetiva entender esse papel na articulação dos aspectos teóricos e práticos do processo educacional e na elaboração do projeto político-pedagógico. A metodologia empregada na pesquisa foi de cunho bibliográfico, através de contribuições de autores que mostraram que o gestor escolar é o pilar da instituição de ensino e precisa atuar em conjunto com toda a comunidade escolar.