Biblioteca
Filtrar os artigos
Mais energia e menos aquecimento global – O desafio do século XXI
Tendo como base inicial o artigo de Luis Cesar Stano, Gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras, é inevitável, face às demandas por energia, que as projeções apontem para demandas crescentes.
Novo Acordo Ortográfico
Tudo bem que o tema Acordo Ortográfico está prá lá de discutido, ainda que permaneçam muitas dúvidas e que o Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras tenha recebido erratas. O que há de interessante neste site produzido pela MultiRio, Empresa da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro dedicada à produção de recursos didáticos em multimeios, é que ele não traz simplesmente as novas regras.
Soluções simples para ensino público de qualidade
Ouvir, acolher, e ao mesmo tempo exigir, impor limites e cobrar responsabilidades, essas atitudes simples podem provocar mudanças significativas no processo de ensino-aprendizado. É claro que, em alguns momentos, essa postura gera angústias, contradições... Afinal, a matéria prima do professor é o ser humano e quem se arrisca por essa vereda está sujeito às dores e delícias da complexidade humana. Mas o resultado desse comprometimento está sendo reconhecido e fazendo a diferença em escolas que mostram o valor de soluções simples para problemas aparentemente sem respostas.
Terceirização: enfrentar o problema para vencer desafios
Paulo Roberto Moreira Mendes
O capitalismo feliz
A história do desenvolvimento capitalista dos séculos XIX e XX registra a existência de alguns países com altos níveis de desenvolvimento, riqueza e qualidade de vida e baixa propensão nacional expansiva ou imperialista. É o caso de Canadá, Austrália e Nova Zelândia, ex-colônias britânicas, e dos países nórdicos, Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia. Todos apresentam taxas de crescimento altas, constantes e convergentes desde 1870, só inferiores às da Argentina até a Primeira Guerra Mundial. Hoje são economias industrializadas, especializadas e sofisticadas; a Noruega tem a 3ª maior renda per capita e o maior índice IDH (0,943) do mundo; a Austrália tem a 5ª renda per capita e o 2º melhor IDH do mundo (0,929); quase todos têm renda média anual per capita entre US$ 50 e 60 mil. A Noruega é considerada hoje o país mais rico do mundo em “reservas per capita” e foi considerada pela ONU, em 2009, “o melhor país do mundo para se viver”. A Dinamarca já foi classificada – entre 2006 e 2008 – como “o lugar mais feliz do mundo” e o segundo país mais pacífico da terra, depois da Nova Zelândia e ao lado da Noruega.
Os hinos são tão bonitos, mas são tão difíceis...
Maracanã lotado, jogo amistoso da seleção brasileira. O povo faz questão de se levantar, colocar a mão no coração e tentar cantar o Hino Nacional inteiro, mesmo que não entenda várias palavras da letra, muito menos as construções frasais.
A incrível história de como o homem dominou a madeira e fez figuras
Na cultura popular brasileira, a arte de imprimir gravuras em pranchas de madeira – a xilogravura – está associada à literatura de cordel. Foi o baixo custo desta técnica que permitiu aos cordelistas ilustrar suas histórias. Na esteira desse barco surgiram artistas que souberam criar um estilo próprio que define o gênero.
Violência
É sempre bom lembrar que a violência na família não deve ser somente atribuída ao espaço que a mídia ocupa hoje na sociedade. Muito antes dos jornais e revistas, antes do rádio, da TV e da Internet, a violência de que se tem notícia já assolava a humanidade.
Rio+20 para professores e alunos: como aproveitar a Conferência das Nações Unidas?
Estimular a reflexão, a discussão, a conscientização e o comprometimento da sociedade para o desenvolvimento sustentável. Com esse objetivo, a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – acontece na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho de 2012.