Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Educação, História e interculturalidade para além das fronteiras

O livro Diálogos sem Fronteiras: educação, história e interculturalidade foi lançado durante o VII Congresso Brasileiro de História da Educação, que aconteceu entre os dias 20 e 23 de maio de 2013 na Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá-MT.

Educação ambiental e consciência social

"Reciclagem não é fácil, você não pode parar. Tem que ser um processo contínuo de conscientização dos alunos" declara a professora de biologia Adriane Rodrigues de Carvalho. Em 2005, Adriane teve a oportunidade de realizar um bem sucedido programa de reciclagem no Colégio Estadual Oliveira Botelho, em Resende (RJ), envolvendo o Instituto Pestalozzi da cidade.

Vendo TV no sábado de manhã

Sábado, dez horas da manhã. Tempo meio chuvoso. O pai está com o filho, os dois sentados no sofá, tomando um suco de laranja e vendo TV. O filho já tem 10 anos, mas ainda gosta bastante de ver desenhos.

DANTE MILANO : UM SALMO PARA UM TOURO ESQUECIDO

Que exista Bandeira, tudo bem. Drummond, idem. Nada contra Ferreira Gullar. Mas nem só de Castro Alves, Mário Quintana e João Cabral de Melo Neto, vive a nossa poesia. É fundamental que se acorde para as demais vozes de nossa literatura. Isso de ficar iconizando este ou aquele artista mais parece coisa de futebol: Zico é melhor do que Pelé que era melhor do que Garrincha etc. etc. etc. A cultura do the best entranhada em nossas veias. Por isso proponho aqui outro nome, outra voz, outra escrita, enfim, outra lembrança: Dante Milano (1889-1991). Sem rótulos, arriscaria dizer: do melhor modernismo e praticamente inclassificável. Adeus, vestibulares do Brasil. Leia:

Poema: Fazer a diferença
Formação de Professores e Política Educacional

O conhecimento deve ser distribuído, oferecido e levado aos outros; por isso é importante estar sempre disponível à aprendizagem, a se aperfeiçoar em todos os campos – educacionais, pessoais, sociais... A busca pela verdade e pelas informações consistentes traz felicidade, traz uma vida mais intensa. Isso é bom não apenas para o indivíduo, mas para a coletividade, para as outras pessoas. E terá reflexos nos demais, tornando-se uma recompensa e tanto. Como professora e escritora, vi que precisamos refletir sobre nossas ações do dia a dia, e este poema traz uma reflexão sobre partir mais para a ação sobre o conhecimento que adquirimos.

MEC lança Portal do Professor e Banco de Objetos educacionais

Estes são os mais novos instrumentos de auxílio ao trabalho dos professores e ao seu processo de formação, colocados à disposição pelo MEC a partir do dia 18 de junho. O objetivo é inserir os educadores no ambiente das novas tecnologias (principalmente aqueles que estão longe dos grandes centros). O Portal do Professor faz parte da política de informatização das escolas brasileiras, que prevê instalar 25 mil laboratórios de informática, chegar a 22 mil escolas com banda larga e capacitar cem mil professores ainda este ano.

O mundo é quadrado

Embora boa parte das pessoas, séculos atrás, soubesse que o mundo era redondo, atribuiu-se à época a ignorância popular de pensar que o planeta era quadrado. Não obstante, é possível que incontáveis situações possam fazer do presente palco real de múltiplas manifestações de atraso. Observe com que convicção muitos acreditam naquilo que, à luz da coerência, poderia ser negado rapidamente, evitando assim arrependimento e perda de tempo no desenvolvimento.

Rosa de todos os sertões

Mais do que prodígio (lia em francês desde os seis anos), era um cordisburguense das Gerais. Minas-linguagem. Montanhas aleijadinhas. Vai carlos ser gauche na vida. Vai joão ser gauche na língua. Quatro anos de evitação. Fugiu o mais que pôde de ser imortal na cadeira que lhe aguardava. Uma vez aceito, o infarto levou-o para outras paragens, outras campinas... outras veredas.

Vamos falar sobre TDAH?
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Os alunos com Transtorno do Déficit de Atenção-Hiperatividade têm características específicas, que podem ser percebidas em sala de aula. Apesar de haver dificuldades, é possível trabalhar de modo produtivo com eles.