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É que narciso acha feio o que não é espelho
Hoje, nos modernos centros urbanos, a reeducação do olhar científico sobre a existência humana faz-se cada vez mais necessária! No Mundo Científico da Globalização sabemos que as mudanças estão marcadas pela visão holística, sobrepondo-se à visão cartesiana. Não cabe mais ver o homem apenas do ponto de vista individual, ou mesmo como um ser marcado pelo individualismo. O Holism, doutrina que sustenta a visão do caráter global ou mais estruturado da realidade, aproxima-se do organicismo que, na verdade, corresponde a uma perspectiva do todo, principalmente no campo da biologia. Nele, o todo é sempre diferente da soma das partes.
Educação, escola e paradoxos no campo da violência
Débora Luiza Chagas de Freitas
As condições de pobreza e a evasão escolar no Ensino Médio: estudos de casos do município de Pains/MG
Instituição Escola e Política EducacionalO presente artigo parte de um estudo realizado no ano de 2016, baseado em experiência de trabalho como psicólogo da Política de Assistência Social do município de Pains/MG. Tomando como base a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), foram apresentados os conceitos de pobreza e extrema pobreza. Foram apresentados também os dispositivos criados pelo Governo Federal para lidar com as situações de vulnerabilidade dessa parcela da população. Nas últimas décadas, o Brasil avançou significativamente nas políticas sociais, que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida da população. Apesar dos avanços na Política de Assistência Social no Brasil, a evasão escolar continua aumentando, principalmente entre a população de baixa renda. Para compreender a relação entre a situação de pobreza e a evasão escolar, foram realizadas entrevistas com três adolescentes do município de Pains, em Minas Gerais. Todas as adolescentes encontram-se fora da escola e possuem renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo. Além das adolescentes, foi ouvida também a supervisora da única escola que oferta Ensino Médio no município. Conclui-se, pelo estudo de caso, que a evasão nesses casos ocorreu devido à falta de proximidade do contexto escolar com a realidade dos alunos, bem como à falta de articulação das políticas de Educação com outras políticas públicas do município.
A AVALIAÇÃO NO PRINCÍPIO DA EXCELÊNCIA E DO ÊXITO ESCOLARES
In: PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas (Trad. Patrícia Chittoni Ramos). Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. 183 p.
Sala de aula invertida para o ensino de Matemática no ensino remoto emergencial
Matemática e Vivências de Sala de AulaNeste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa acerca da aplicação da metodologia de sala de aula invertida para o ensino de Matemática. Para tanto, a metodologia foi aplicada em uma turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola privada de Maceió/AL visando desenvolver o conteúdo de Teoria dos Conjuntos. Os resultados demonstraram que os alunos conseguiram se adaptar à metodologia, desenvolvendo o hábito de pesquisa e a capacidade de explanação dos conceitos matemáticos, além de relacioná-los a suas aplicações, ressaltando a importância da atuação do professor no processo.
Crioulos Pretos
Monografia apresentada à diretoria do curso de graduação da Universidade Salgado de Oliveira como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em História, sob a orientação do Prof.º Dr. Eduardo Marques da Silva. São Gonçalo - 2006
O diálogo e a cooperação como recursos pedagógicos: uma revisão da prática na Escola Simão Angelo, em Penaforte/CE
Vivências de Sala de AulaEsta pesquisa destaca recursos capazes de qualificar o ensino-aprendizagem: diálogo e cooperação, aproximando alunos e professores, mediando conflitos e reduzindo o desestímulo, desinteresse e indisciplina, que interferem na qualidade do ensino e aprendizagem e no rendimento. Seu objetivo é destacar o diálogo e a cooperação como recursos pedagógicos. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica associada à pesquisa de opinião e percepção da realidade escolar. Justifica-se por identificar práticas que tornam o ato educativo mais atrativo e produtivo aos sujeitos que compõem a escola.
Ideia de universidade na universidade de ideias
Este artigo pretende ilustrar e avaliar os objetivos propostos no artigo Escola de inclusão social cidadã para os filhos do pobre e/ou que estejam momentaneamente apresados mas que podem ser recuperáveis, já publicado neste site . As instituições públicas já estão alerta para uma verdadeira "docência superior de ensino especialíssimo no Rio de Janeiro", o que deverá acontecer com o esforço de todos nós.
Reflexões acerca da naturalização do uso escolar da prática do "para casa"
Educação Infantil, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaProcuramos apresentar os resultados de pesquisa qualitativa realizada em uma escola municipal de Belo Horizonte/MG cujo objetivo era investigar com que perspectiva seus educadores adotavam a prática do Para Casa no cotidiano escolar. Analisamos, indiretamente, se há diferenças, segundo os sujeitos da pesquisa, nas formas de uso do PC na EI e no EFI. Com base nesse propósito, apresentamos o lugar que o PC vem ocupando no processo de ensino-aprendizagem e se o seu uso no ambiente escolar tem se revelado eficaz. Para tanto, relacionamos o PC a métodos e técnicas utilizados na construção de atividades que objetivam o desenvolvimento escolar do educando e que servem de instrumento pedagógico aos educadores.
Utilização de fotografia e análise semiótica no ensino de Botânica: contribuições e limites da utilização da técnica com alunos do Ensino Fundamental
Botânica e Vivências de Sala de AulaEste estudo explora o impacto da fotografia na melhoria do ensino de Botânica no 7º ano do Ensino Fundamental, uma área frequentemente pouco trabalhada nessa etapa educacional. Utilizando a Semiótica de Peirce e categorias fenomenológicas, o trabalho analisa as descrições dos alunos sobre as imagens. Com a proposta de uma atividade prática, culminando em exposição fotográfica e empregando pesquisa-ação como metodologia, o estudo eleva os alunos à posição de participantes ativos. Este trabalho é um avanço na compreensão de como métodos visuais podem tornar o ensino mais envolvente e eficaz.