Biblioteca
Filtrar os artigos
A autonomia moral e a construção dos valores no ambiente escolar
Márcia Spíndola
As tecnologias e o mundo globalizado: reflexões sobre o cotidiano contemporâneo
Computação e Tecnologias e Cidadania e ComportamentoEste artigo anseia fazer uma reflexão acerca dos referenciais que norteiam a sociedade brasileira da atualidade e sua relação com as tecnologias de um mundo globalizado. Pretendemos verificar a importância das tecnologias para os dias atuais e as possíveis repercussões significativas para o cotidiano. Para a composição deste material, optamos pela pesquisa bibliográfica como metodologia. A temática é atual, pertinente e válida para o entendimento do bom uso ou não das tecnologias.
Efeitos da dança nos aspectos biopsicossociais: uma revisão sistemática
Saúde, Dança e Educação FísicaA presente investigação teve como objetivo conhecer os efeitos da dança nos aspectos biopsicossociais de seus praticantes. A dança começa a ter visibilidade por seu benefício para a melhoria da qualidade de vida. Ainda assim, a produção bibliográfica é pequena, se comparada com outras áreas de desporto. Conclui-se que, apesar de a dança ter enorme potencial, haja vista a integração corpo/mente possibilitada pelo movimento corporal e pelo envolvimento musical (ondas mentais), infelizmente ainda não conquistou o devido espaço de valorização na sociedade em geral, bem como nas práticas escolares.
Educação a distância: uma análise dos modelos de ensino
Quando pensamos em modelos de ensino, pensamos em padrões prontos a serem seguidos quanto à estruturação e organização educacional, porém não podemos reduzir nossos olhares a visões tão simplistas. Os modelos de ensino traduzem a filosofia da instituição de forma implícita; os modelos estão impregnados de princípios e valores que devem ser levados em consideração.
Linguagens, códigos e suas tecnologias: a abordagem da Língua Portuguesa no Enem
Língua Portuguesa e LiteraturaEsta pesquisa busca fazer uma análise crítica acerca da abordagem da disciplina de Língua Portuguesa nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem, das últimas edições (2015 a 2018). O estudo foi desenvolvido diante da necessidade de ampliar a interpretação acerca da forma com que as questões de linguagem são abordadas, realçando um contraste teórico entre o que comumente é ensinado nas escolas do Brasil com as exigências práticas do referido exame. Nosso aporte teórico é composto pelas contribuições de autores e estudiosos da área da educação. A metodologia apoia-se nas concepções de pesquisa qualitativa com vistas à revisão bibliográfica. O estudo abre espaço à interpretação das mais variadas abordagens da Língua Portuguesa em provas do Enem de modo a evidenciar traços característicos de suas abordagens e indicar a ênfase que professores de Língua Portuguesa necessitam dar em suas aulas, preparando o alunado com perspectivas plausíveis e concretas, de modo que professores e alunos possam traçar planos de aula e estudos coerentes com o que realmente é cobrado.
A formação continuada mediada pelas novas tecnologias digitais em parceria com as famílias no ambiente escolar
Formação de ProfessoresEste artigo buscou identificar as percepções dos profissionais de Educação por meio do curso de capacitação pedagógica sobre a importância da formação continuada conectada às novas tecnologias digitais, com ênfase na utilização dos recursos tecnológicos digitais como ferramenta mediadora em parceria com as famílias, com uma amostra de 25 respondentes. Os principais resultados indicaram desconhecimento por parte dos professores em relação ao uso de recursos tecnológicos como ferramenta digital facilitadora na aprendizagem familiar. Foram identificados fatores motivadores e inibidores para o uso dessas ferramentas.
Apontamentos sobre a Educação Infantil na rede pública de Niterói/RJ em tempos de pandemia da covid-19
Educação InfantilO presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com 23 docentes de escolas de Educação Infantil da rede pública de Niterói/RJ, a fim de compreender a realidade da educação das crianças das classes populares em tempos de covid-19. A pesquisa qualitativa priorizou os estudos de Freire e Santos, assim como entrevistas com docentes e análises documentais. Os resultados apontam prejuízos significativos durante a pandemia. Compreende-se que, para se repensar o modelo de escola infantil, são necessárias novas reflexões e investimentos em recursos educacionais e tecnológicos.
A formação de professores da Educação de Jovens e Adultos: características, histórico e perspectivas
Antropologia, Filosofia, História, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, História da Educação, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política EducacionalO presente artigo é fruto de pesquisa bibliográfica e de campo realizada em uma escola pública da cidade de Antônio Martins/RN sobre formação de professores da EJA que atuam nas escolas públicas da cidade. Esta é uma modalidade de ensino que tem um público específico e que precisa ser tratado com respeito e dignidade. A preparação docente para essa modalidade deve levar em conta as características do seu público e incluir, além das exigências formativas para todo e qualquer educador, estabelecer o exercício do diálogo como condição principal para uma aprendizagem significativa.
Da eterna inconclusão do aprender a ser docente: algumas reflexões sobre o ensino de Matemática
Matemática, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO presente artigo tem como objetivo realizar breves reflexões acerca da formação docente como ato contínuo e infindável; para tal, iremos pensar a formação do professor de Matemática e sua prática no contexto do ensino. Deste modo, pensando a Matemática enquanto um saber que é tido pela sociedade como sendo formal, autores como Baldin e Felix trazem o processo de ensino e aprendizagem de Matemática como sendo muito mais amplo e que envolve as interações sociais e culturais.
Educação: um caso a se pensar, em uma cidade do interior de Minas
Em recente pesquisa feita com apoio da Fapemig e da Faculdade ASA e efetuada na cidade de Brumadinho (MG) em uma escola estadual, foram de capital importância alguns achados acerca das experiências no trabalho e nas violências vivenciadas pelos docentes. Mas antes de descrever alguns aspectos é necessário dizer que não é por ser uma cidade de interior de pequeno porte, ou talvez esquecida pelos desavisados e críticos de plantão, que ela não seja um bom objeto passível de pesquisa e contribuição ao campo acadêmico. Pelo contrário.