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As ações do professor de Matemática e do intérprete educacional de Libras junto ao aluno surdo
MatemáticaA atuação e a formação docente voltadas para o trabalho com o aluno surdo devem ser planejadas para que haja adequada interação do professor com o intérprete de Libras e que esse aluno seja incluído na sala de aula regular da melhor forma.
Práticas educativas de leitura na primeira infância sob a ótica das representações sociais
Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaEste artigo consiste em recorte de tese de doutorado à luz da Teoria das Representações Sociais sobre práticas de leitura para bebês e crianças na Educação Infantil. Para tanto, a geração de dados foi sistematizada com a observação das aulas e a realização das entrevistas com nove professoras. Nas aulas foram registradas a prática de leitura, a reação dos bebês/crianças nesses momentos e ações pedagógicas, que incluíram desde o planejamento das aulas até a organização dos materiais da sala. A análise dos dados permitiu constatar que os professores representam a leitura na infância como percurso de aprendizagem.
Reconhecimento de saberes de Matemática proporcionado pela Educação a Distância: um estudo da Educação de Jovens e Adultos
Matemática e Educação a DistânciaA EJA é uma modalidade da Educação Básica que tem por finalidade garantir o direito à educação, de forma reparadora, às pessoas que não tiveram acesso a ela na idade própria. Este trabalho tem como objetivo compreender o processo de reconhecimento de saberes matemáticos necessários à conclusão do Ensino Médio de jovens e adultos matriculados na EJA - EaD de uma escola de São Luís/MA. Este estudo, de cunho qualitativo, parte da análise dos formulários de Matemática disponibilizados aos alunos a fim de que possam demonstrar seus conhecimentos sobre a área. Como resultado, infere-se que os alunos apresentam conhecimentos prévios matemáticos que podem ser reconhecidos.
Diminuição da participação familiar dos alunos da Escola Raul de Medeiros Dantas
Instituição EscolaNeste artigo, a partir da hipótese de que há diminuição da participação familiar na vida dos estudantes da Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas, localizada na cidade de São José do Seridó/RN, foram feitas três análises a respeito disso: um levantamento de dados qualitativos realizado com os professores da escola e dois levantamentos quantitativos acerca da presença dos pais nas reuniões e o desempenho dos alunos. O objetivo das análises é comprovar a hipótese e a partir disso, fomentar o debate no âmbito daquela escola acerca da importância da participação familiar na vida dos alunos.
TEMPO DE ‘CAUSAR’
Nunes
O ensino da Educação Ambiental nos livros didáticos dos 6º e 7º anos de Teixeira de Freitas/BA: uma análise comparativa com os pressupostos da BNCC
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Avaliação e Formação de ProfessoresDiscute-se neste artigo a Educação Ambiental, considerando uma perspectiva educacional a partir da elaboração da BNCC e de seus desmembramentos nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental adotados pela rede municipal escolar de Teixeira de Freitas/BA. O trabalho analisa a presença da EA nos livros utilizados nos 6º e 7º anos, a fim de promover o desenvolvimento dos alunos como cidadãos críticos no âmbito social e ambiental. Nesse sentido, esta pesquisa é de cunho qualitativo, com abordagem de análise documental, comparando as orientações da BNCC e as propostas dos livros didáticos.
Ensino de História em tempos de crise: a pandemia e o convite à essencialização da História na aprendizagem escolar
História, Instituição Escola e Política EducacionalO presente artigo corresponde a uma inquietação: o que ensinar no ensino remoto? A pandemia do coronavírus alterou as formas e os formatos das relações educacionais e, com isso, os processos de aprendizagem sofreram grande impacto com a falta de compreensão sobre o novo contexto em que a escola foi inserida. Do ponto de vista do ensino de História, buscamos neste trabalho apresentar um breve panorama de como as instituições escolares se posicionaram durante a pandemia (até esse momento) e, a partir da análise dos pareceres do Ministério da Educação, problematizamos as condições às quais a formação escolar foi submetida e o esvaziamento do currículo de História.
O lúdico no fazer pedagógico do professor de uma escola ribeirinha
Vivências de Sala de AulaO lúdico, por proporcionar uma formação prazerosa e espontânea com resultados na formação cognitiva, social e física do indivíduo, merece atenção especial por parte dos educadores, principalmente nos anos iniciais da vida escolar. Assim, este trabalho traz como objetivo principal analisar se/como o lúdico é utilizado na prática pedagógica de uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola ribeirinha, com vistas a evidenciar problemáticas e perspectivas. Para obtenção dos dados, se fez uso de observação não participante em sala de aula e entrevista semiestruturada direcionada a docente.
Os usos da imprensa: as representações sobre o movimento estudantil em contextos de luta pela democracia
ComunicaçãoOs veículos de comunicação muitas vezes não defendem interesses específicos, preferindo discutir temas menores sem adotar posicionamentos conclusivos. Foi assim com o jornal A Luta Democrática, do Rio de Janeiro, que foi comparado por Lorena do Carmo e Cíntia de Almeida com o posicionamento da grande mídia no Brasil nos dias atuais.
O Portal Dia a Dia Educação: um ambiente pedagógico colaborativo para o ensino de Ciências
Biologia e Biociências e QuímicaEste trabalho busca verificar a existência de recursos didáticos disponibilizados no Portal Dia a Dia Educação (PDDE), integrado ao site da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, e relatar ambientes pedagógicos colaborativos (APC) que envolvam objetivos de aprendizagem de Ciências. Para a produção de dados, detivemo-nos na procura de modelos colaborativos de produção e no uso de APC de conteúdos educacionais no PDDE como subsídios para o ensino de Ciências. Os recursos didáticos do PDDE são importantes no que se refere à facilidade de utilização, pois são bem planejados e bem desenvolvidos.