Biblioteca
Filtrar os artigos
Utilização da dinâmica de reality show como estratégia de gamificação do ensino remoto de Química
QuímicaA gamificação tem se mostrado uma boa aliada do processo de ensino-aprendizagem nas salas de aula no Ensino Médio, ainda mais durante o período pandêmico, com contatos primordialmente digitais. Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de gamificação do ensino de Química com base na dinâmica do reality show Big Brother Brasil em uma sala de 1º ano do Ensino Médio na cidade de Teixeira de Freitas/BA. Os resultados encontrados com a utilização da proposta de gamificação foram positivos, notando-se maior interação dos alunos durante as aulas e maior compreensão dos conteúdos.
O jogo Trilha dos Restos: uma metodologia para o ensino de Matemática utilizando material concreto
Matemática e Formação de ProfessoresNosso objetivo com este trabalho, mais do que mostrar a importância da utilização de jogos de material concreto no ensino de Matemática, é revelar os efeitos positivos e imediatos da aplicação de um questionário que contenha problemas relacionados aos conteúdos matemáticos velados no jogo, como complemento da proposta lúdica que envolve o jogo, para a aprendizagem do aluno. Para tal, utilizaremos o jogo Trilha dos Restos. Ele se justifica pela escassez de literatura acerca da importância e do papel do uso de questionários após a aplicação de jogos para a verificação da aprendizagem de Matemática por parte do aluno. Partindo dos preceitos de Ubiratan D’Ambrosio, o que se procura com a aplicação deste questionário é que os alunos consigam visualizar sem muita dificuldade os conceitos matemáticos envolvidos nessa nova metodologia.
Práticas educativas de leitura na primeira infância sob a ótica das representações sociais
Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaEste artigo consiste em recorte de tese de doutorado à luz da Teoria das Representações Sociais sobre práticas de leitura para bebês e crianças na Educação Infantil. Para tanto, a geração de dados foi sistematizada com a observação das aulas e a realização das entrevistas com nove professoras. Nas aulas foram registradas a prática de leitura, a reação dos bebês/crianças nesses momentos e ações pedagógicas, que incluíram desde o planejamento das aulas até a organização dos materiais da sala. A análise dos dados permitiu constatar que os professores representam a leitura na infância como percurso de aprendizagem.
Diferentes significados da fração: um estudo diagnóstico com estudantes do curso de Pedagogia a distância
MatemáticaAo investigar as concepções que alunos de Pedagogia têm do conceito de frações, é possível prever as dificuldades que eles terão como professores; pela metodologia usada, descobre-se que usar um fórum virtual pode ser uma forma de pesquisa qualitativa.
Ordenar, Civilizar e Instruir
Para os dirigentes imperiais, manter a Ordem e difundir a Civilização se apresentavam como condições para dar maior coesão àqueles que constituíam a classe senhorial, na defesa de seus monopólios, em especial o da mão-de-obra. Eram tarefas que se apresentavam como condições também para garantir a expansividade da classe senhorial, buscando não apenas alcançar o mais distante e arredio dos seus componentes, numa expansão horizontal, mas ainda, em certos casos e ', alguns elementos da própria plebe, numa expansão vertical.
Educação integral em Pernambuco: impactos sociais na vida de jovens e adolescentes
Política EducacionalO modelo de educação integral em Pernambuco surgiu em 2004, como Centro de Ensino Experimental, a partir da implantação no Ginásio Pernambucano (GP), que inicialmente funcionou na antiga Escola de Engenharia da UFPE. Em 2004, retornou para o antigo prédio na Rua da Aurora. Finalmente, em 2005, junto ao GP, foram criados mais nove centros. A Lei Complementar nº 125, de 10 de julho de 2008 criou o Programa de Educação Integral, com a finalidade de reestruturação do Ensino Médio. Uma de suas metas era a ampliação de matrículas no Ensino Médio integral.
Ensino de filosofia e o enredo das definições de filosofia
Esta comunicação tem o propósito de tomar as definições de filosofia comuns nos manuais didáticos, ou as definições de filosofia utilizadas no ato do seu ensino e analisarem que medidas atendem ao apelo de determinações, bem como o seu contrário, quando centradas, são, na verdade, descentradas e propiciam deslocamentos, ou seja, o que há de desinteressante no ensino de filosofia quando o viabilizamos a partir de uma definição, em termos de fechamento, e quando mesmo definindo-lhe damos o seu avesso. Estas proposições têm sua razão de ser pelo fato de que tal ensino tem lá suas peculiaridades e estas não estão reservadas apenas ao cuidado que se deve ter com o que lhe é próprio, mas a um certo descentramento comum em sua prática.
Uma boa história, um bom contador, uma criança e a imaginação: características da contação de histórias
Educação InfantilA contação de histórias é algo significativo tanto na Educação Infantil quanto nas demais etapas e modalidades da educação, porém para a história ficar completa o contador deve se envolver plenamente com suas personagens e figuras, deve interpretar e vivenciar a história, principalmente na Educação Infantil, deve encantar as crianças usando gestos, sons, imagens etc. Antes de contar uma história, o educador precisa adentrar na realidade de seus alunos, como eles vivem, com quem vivem, quais são suas condições emocionais e quais tipos de histórias interessam a eles. É preciso dinamizar e diversificar os contos e histórias, instigar a imaginação de quem está ouvindo.
Reconhecimento de saberes de Matemática proporcionado pela Educação a Distância: um estudo da Educação de Jovens e Adultos
Matemática e Educação a DistânciaA EJA é uma modalidade da Educação Básica que tem por finalidade garantir o direito à educação, de forma reparadora, às pessoas que não tiveram acesso a ela na idade própria. Este trabalho tem como objetivo compreender o processo de reconhecimento de saberes matemáticos necessários à conclusão do Ensino Médio de jovens e adultos matriculados na EJA - EaD de uma escola de São Luís/MA. Este estudo, de cunho qualitativo, parte da análise dos formulários de Matemática disponibilizados aos alunos a fim de que possam demonstrar seus conhecimentos sobre a área. Como resultado, infere-se que os alunos apresentam conhecimentos prévios matemáticos que podem ser reconhecidos.
Racismo na obra lobatiana: uma análise do livro "Caçadas de Pedrinho"
Educação Infantil, Formação de Professores, História da Educação e Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo analisa a obra Caçadas de Pedrinho, escrita por Monteiro Lobato e encaminhada ao Supremo Tribunal Federal, acusada de racismo. Como referenciais teóricos foram usados os pensamentos do geógrafo brasileiro Milton Santos, a Lei nº 10.639/03, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e as contribuições de Eduardo de Assis Duarte, que discute o negro na literatura brasileira. Este artigo trata da forma como os docentes devem abordar obras semelhantes às lobatianas, para as quais a censura não é uma escolha viável, devido aos fatores que remetem ao contexto histórico no qual elas foram escritas.