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A aprendizagem acerca da alimentação saudável e sustentabilidade nas aulas de Inglês por meio de encartes de supermercado
Nutrição e Alimentos, Vivências de Sala de Aula e Língua Estrangeira

O propósito deste trabalho é demonstrar o desenvolvimento de um projeto realizado em uma escola municipal do Rio de Janeiro/RJ, como foi o processo de aprendizagem e como se deu a percepção dos alunos no decorrer das atividades. O projeto foi realizado em duas aulas de Língua Inglesa, identificadas como aula 1 e aula 2. Cada uma teve duração de 1 hora e 40 minutos. Ao final do projeto, foi possível observar que, embora os alunos não tenham como hábito a rotina de alimentação saudável, eles entendem a importância dela para que haja o bom funcionamento do corpo humano.

Movimento Estudantil

Quando fui convidada a falar sobre movimento estudantil fiz uma viagem na minha história pessoal; assim, começo situando de onde falo para que possam me acompanhar nessa reflexão. Minha primeira graduação foi em Belo Horizonte, na UFMG, e só pude cursar a faculdade de Comunicação pelo apoio que tive ao conseguir uma vaga na moradia estudantil Borges da Costa, um hospital abandonado dentro do Campus da Medicina, que os estudantes invadiram e conquistaram o direito de lá morar. Não sem luta. Mas uma luta da qual não participei.

Gerações tecnológicas, uso de novas tecnologias digitais e o ensino fundamental I, uma proposta acadêmica para a formação de professores
Computação e Tecnologias, Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

Esta pesquisa foi feita no âmbito do Mestrado em Novas Tecnologias com finalidade de criação de sequências didáticas voltadas para professores que lecionam no Ensino Fundamental I, especificamente no 1º ciclo de alfabetização; foca na elaboração de textos narrativos e no emprego de novas tecnologias para o desenvolvimento dessa construção. A metodologia utilizada foi a abordagem exploratória bibliográfica para criação do material didático e seu uso para professores, o que resultou na criação de uma sequência didática e em um e-book como facilitador da prática docente dentro do 1° segmento do Ensino Fundamental.

Ler e escrever na cultura digital

Nas culturas que não conheciam a escrita, a transmissão da história se dava através das narrativas orais: o narrador relatava as experiências passadas a ouvintes que participavam do mesmo contexto comunicacional. Era uma espécie de história encarnada nas pessoas: quando os mais velhos morriam, apagavam-se dados irrecuperáveis pelo grupo social. O saber e a inteligência praticamente se identificavam com a memória, em especial a auditiva; o mito funcionava como estratégia para garantir a preservação de crenças e valores. O tempo era concebido como um movimento cíclico, num horizonte de eterno retorno.

O uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática numa perspectiva construcionista
Matemática, Educação a Distância e Formação de Professores

Este estudo propõe apresentar o construcionismo de Seymour Papert como arrimo para o uso das tecnologias digitais no ensino da Matemática. Nesse sentido, foi realizado um estudo bibliográfico de Papert e Valente sobre o construcionismo e feita uma consulta à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatizando os capítulos que o associam ao uso das tecnologias em Matemática. Concluiu-se que as diretrizes vigentes para o componente curricular de Matemática se associam fortemente às ideias construcionistas e que a teoria construcionista pode contribuir para uma visão mais ampla do ensino da Matemática.

Livro Informativo na escola: um diálogo entre o ensino de ciências, as artes e a literatura infantil
Ecologia e Meio Ambiente e Língua Portuguesa e Literatura

O projeto gráfico de um livro, unindo design a ilustração e escrita, transforma esse objeto em uma verdadeira galeria de arte. Ao trazermos essas produções para as salas de aula, em diálogo com o ensino da Ciência, é possível aproximar os estudantes do tema, despertando-os para novas pesquisas. O presente artigo pretende apresentar o livro informativo como uma possibilidade para o ensino da Ciência, no intuito de trazer de forma lúdica, dinâmica e dialógica os conteúdos para a sala de aula.

Investigações Matemáticas e Robótica Educacional para o estudo de Geometria Plana nos anos finais do Ensino Fundamental
Computação e Tecnologias e Matemática

Este relato discute as contribuições da Robótica Educacional para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental na perspectiva das Investigações Matemáticas. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano de uma escola pública de Viçosa/MG. Os dados foram coletados em fotografias, atividades resolvidas e registros no caderno de campo. Para analisar os dados, consideramos a interação dos alunos ao longo da realização das atividades. Nossa análise indica que a Robótica Educacional desempenha papel crucial na comunicação e interação social, abrindo novas possibilidades de aprendizagem matemática aliada às tecnologias digitais.

Mapas mentais e a imaginação espacial na sala de aula de Geografia
Geografia

Apresentamos uma breve reflexão acerca da educação geográfica considerando a importância do reconhecimento da multiplicidade do lugar a partir da produção e interpretação de mapas mentais elaborados por alunos do 6°ano de uma escola pública do município de Macaé/RJ. Essa experiência e o material fruto dela foram produzidos a partir de uma aula de Geografia realizada no ensino remoto em junho de 2021, durante a pandemia da covid-19. Esses materiais podem ajudar na análise das subjetivações e nas formas como se apresentam no espaço escolar e nas imbricações da autonomia, da cidadania e da imaginação espacial nos lugares.

Projeto TeatroCafé: adaptações teatrais de William Shakespeare como incentivo à apreciação dos clássicos universais da literatura
Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Língua Portuguesa e Literatura

A escola é um importante espaço para o trabalho com a literatura universal ou clássica. Nesse sentido, pensamos em um projeto que pudesse suscitar o interesse pelos clássicos da literatura, dialogando com o que afirma Ítalo Calvino (1993), em sua obra Por que ler os clássicos, de que essa é uma tarefa da escola para a formação de alunos como seres críticos e que suscita a ascensão deles a níveis mais altos de conhecimento. A partir de reflexões dessa natureza, elaboramos o projeto TeatroCafé, uma proposta de trabalhar um autor universal com os alunos do Ensino Médio.

Introdução do conceito de número inteiro negativo por meio da noção de subtrações equivalentes: uma proposta de abordagem em turma do 7º ano do Ensino Fundamental
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Apresentamos proposta de abordagem do conceito de número inteiro negativo com base na noção de subtrações equivalentes, a ser realizado em etapa da Educação Básica, resultado de um trabalho do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ. Primeiro, tivemos uma discussão teórica sobre o conceito. Em seguida, destacamos os procedimentos metodológicos adotados e caracterizamos nossa proposta. Em função da pandemia, não foi possível sua aplicação no ambiente escolar e a obtenção de resultados. Por fim, tecemos algumas considerações sobre potências e limitações da proposta.