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Pro dia nascer feliz
Este é um projeto que vem sendo desenvolvido no IESK, instalado em Campo Grande, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Está voltado para a área de formação de profissionais da educação, para a promoção da cultura de reconhecimento da diversidade sexual e de gênero e o combate ao sexismo e à homofobia nas escolas.
Inclusão de crianças com síndrome de Down no contexto escolar
Educação Especial e InclusivaA criança com síndrome de Down possui comprometimento em seu desenvolvimento integral, necessitando de estímulos e de um olhar diferenciado no ambiente escolar para suas competências sociais, emocionais e afetivas, além da oferta de oportunidades diversificadas e adequadas às suas possibilidades. Diante dessa carência de ampliação do conhecimento nessa área, este estudo objetiva refletir sobre a inclusão de alunos com síndrome de Down no contexto escolar, tentando compreender os possíveis fatores de caráter humano e material que podem interferir no processo de ensino-aprendizagem dessas crianças.
Diálogos acerca do papel da família no processo de aprendizagem das crianças: narrativas de membros de uma unidade escolar
Psicologia, Educação Infantil e Instituição EscolaA relação entre a família e a escola tem sido um tema muito tratado, e os gestores têm buscado a aproximação da família e escola, todavia, ainda seguem existindo muitos impasses, pois é possível notar que pais e escola não compreendem o papel a ser desempenhado por eles; por isso, acabam ocorrendo grandes conflitos, em que ambas as partes depositam a responsabilidade de um no outro. A escola necessita dessa relação de cooperação como a família, pois os professores precisam conhecer as dinâmicas internas e o universo sociocultural vivenciado pelos seus educandos, para que possam respeitá-los e compreendê-los em suas subjetividades e a partir disso tenham condições de intervirem ou providenciarem um desenvolvimento melhor nas expressões de sucesso e não de fracasso diagnosticado.
Sobre alunos digitais e professores analógicos
De um lado, alunos plugados, hiperconectados, com seus iPhones e smartphones nas mãos, baixando aplicativos, músicas, conversando em redes sociais com a mesma desenvoltura (ou até melhor) do que numa conversa ao vivo em grupo. De outro, professores tentando se integrar a esse mundo virtual, principalmente para compreender sobre o que seus alunos falam e por que dedicam tanto tempo aos seus telefones.
O termo crítico e algumas concepções filosóficas da Educação Matemática
Ao buscar compreender e isolar fenômenos, tanto no campo da Educação Matemática (EM) como em qualquer outra área do conhecimento, é necessário antes situar-se no momento filosófico no qual o estudo imergirá.
Análise da organização matemática e didática do objeto matemático plano cartesiano presente em um livro didático do 5° ano do Ensino Fundamental
MatemáticaEste trabalho trata das organizações matemáticas e didáticas presentes em um livro didático de 5º ano adotado em uma instituição educacional de nível básico, referente ao assunto plano cartesiano. A fundamentação teórica é construída sobre conceitos da Teoria Antropológica do Didático, a saber: objeto, sujeito, instituição e praxeologia. Para discutir como essas organizações são tratadas no livro, propomos uma pesquisa qualitativa usando como meio a análise documental, segundo a qual as organizações matemáticas foram avaliadas quanto aos tipos de tarefas e às justificativas das técnicas empregadas no desenvolvimento das seções referentes ao tema.
A Educação do Campo como espaço de aprendizagem coletiva, resistência e fortalecimento identitário
Ecologia e Meio Ambiente, Antropologia, Geografia, História, Sociologia, História da Educação, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política EducacionalEste artigo tem como objetivo analisar a contribuição da Educação do Campo para o processo de aprendizagem, por meio de práticas coletivas que envolvem não apenas os estudantes, mas também toda a comunidade. Inicialmente, são apresentados os contextos políticos em que esses espaços se inserem. Em seguida, os conceitos e o desenvolvimento da Educação do Campo e das escolas rurais. Logo, são consideradas as relações com a coletividade e os impactos nas regiões onde essas escolas estão inseridas, destacando seu papel no desenvolvimento da consciência histórica e geográfica.
Sobre a elaboração de uma sequência didática acerca da agricultura urbana
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Vivências de Sala de Aula e Espaços UrbanosEsta sequência didática trabalha com o tema agricultura urbana com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Nessa fase, muitas vezes, os alunos não possuem o costume de se alimentar de forma saudável – muito menos sabem a origem dos alimentos que comem. A iniciativa, portanto, busca criar nos alunos tal consciência, além de apresentar a eles os malefícios do uso de agrotóxicos e práticas alternativas sustentáveis para a alimentação. O projeto consiste em quatro etapas: pesquisa (sondagem), aula expositiva (conteúdo teórico), excursão (visita, conteúdo prático), e construção (finalização do projeto com atividade voltada para a prática).
A Educação Física escolar: questões propositivas e curriculares no Amazonas
Educação Infantil, Formação de Professores e Instituição EscolaEsta pesquisa teve como objetivo geral analisar as questões propositivas e curriculares para o ensino da Educação Física nas escolas do Amazonas. Os resultados mostram que são três os documentos oficiais vigentes utilizados na construção do plano de ensino de Educação Física: a Base Nacional Comum Curricular, lançada pelo Ministério da Educação, o Referencial Curricular Amazonense, elaborado por uma equipe multidisciplinar de professores da Educação Básica das redes estadual e municipais para a implementação da BNCC no Amazonas, e a Proposta Curricular do Ensino Médio.