Biblioteca
Filtrar os artigos
Abordagens sobre a vegetação do bioma Caatinga em sala de aula utilizando jogos didáticos para uma aprendizagem significativa
Vivências de Sala de AulaO estudo teve como objetivo verificar a eficácia de jogos didáticos na compreensão dos aspectos da vegetação da Caatinga, bioma exclusivo do Brasil. A pesquisa foi realizada com alunos do 7º ano de uma escola pública em Aurora/CE, por meio de um questionário para avaliar o conhecimento prévio, seguido de uma exposição dialogada e um jogo didático. Após a intervenção, os alunos responderam a um pós-teste. Os resultados indicam que, inicialmente, os discentes tinham conhecimento limitado sobre o bioma, mas, após o jogo, houve consolidação significativa da aprendizagem, destacando a relevância do uso de jogos no ensino.
Do Império à Republica: O carnaval visto pelos quadrinhos (1869 - 1910)
O carnaval é uma festa popular que já se tornou marca característica do Brasil. O que poucos sabem é que sua história está relacionada a uma mídia que há mais de um século se faz presente no nosso cotidiano: as histórias em quadrinhos. Neste texto, fazemos breve investigação sobre a história dos carnavais e o carnaval nas histórias em quadrinhos publicadas no Brasil, tendo como locus a obra de Angelo Agostini, pioneiro nos quadrinhos brasileiros.
Arborização da E. E. I. F. Tarcísio Gonçalves de Oliveira, em Aurora/CE, a partir da participação na Jornada Cidadania nas Escolas em 2018
Ecologia e Meio Ambiente e GeografiaEste artigo indica como a participação da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tarcísio Gonçalves de Oliveira, na Jornada Cidadania nas Escolas, impactou na promoção de práticas coletivas, nos legados ecológicos e paisagísticos dentro do ambiente escolar, com destaque para o processo de arborização no entorno da unidade escolar. A metodologia desta pesquisa consistiu na inscrição da UE na Jornada Cidadania nas Escolas, na atividade de campo com a aplicação de entrevistas com a comunidade, no desenvolvimento do processo de arborização do entorno escolar e, por fim, na análise de todo esse processo a partir da escrita deste texto.
Desafios e possibilidades no processo de avaliação do(a) aluno(a) surdo(a)
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresOs processos de avaliação escolar são diversos e assunto de vários livros e debates; no caso de alunos surdos essa discussão é mais complexa ainda, pois deve considerar os aspectos da deficiência, privilegiando características visuais.
Diagnóstico da juventude pernambucana a partir dos Relatórios de Desenvolvimento Juvenil da Unesco
Cidadania e ComportamentoPela sua importância, é essencial expor e analisar os dados mais relevantes nos três Relatórios sobre o Desenvolvimento Juvenil publicados pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz com apoio da Unesco.
Regiões poligonais triangulares: uma investigação com dobraduras no Ensino Fundamental
Matemática, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaEste trabalho objetivou investigar de que forma as dobraduras auxiliam no ensino-aprendizagem de formas geométricas. Foram apresentadas atividades investigativas no 7º ano do Ensino Fundamental pelo Google Meet durante a pandemia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa abordando triângulos e respectivas regiões triangulares. A metodologia foi uma sequência de ensino utilizando materiais manipuláveis, explorando dobraduras. Mesmo no ensino remoto, foi possível aproximar a Geometria aos alunos com atividades concretas. As aulas foram gravadas em vídeo pelo professor, e, posteriormente, as gravações foram analisadas.
O funcionamento dos ecossistemas: a natureza é macunaímica
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Filosofia e Língua Portuguesa e LiteraturaA ciência não é neutra; as interferências religiosas, ideológicas e culturais estão presentes na formulação de qualquer proposta de conhecimento. Ao comparar os mundos de Macunaíma e de Alice, é possível perceber a diferença: enquanto a obra de Carroll cita 37 espécies de seres vivos (excetuando os humanos), a de Mário de Andrade relaciona 371, dez vezes mais! E, ao contrário dos personagens de Alice, a natureza se aproxima mais do modelo macunaímico, de viver e se desenvolver com pouco esforço.
Por uma Educação antirracista: a importância da Lei nº 10.639/03
Formação de Professores e Política EducacionalEste artigo é resultado de pesquisa bibliográfica que discute a importância da Lei nº 10.639/03 no desenvolvimento uma educação antirracista, destacando o papel do professor nesse processo. Para tanto, autores como Freire (2014), Oriá (2005), Crochik (2006), Quijano (2009) e outros foram empregados para o aperfeiçoamento epistemológico deste trabalho que é de cunho primordialmente qualitativo.
Pro dia nascer feliz
Este é um projeto que vem sendo desenvolvido no IESK, instalado em Campo Grande, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Está voltado para a área de formação de profissionais da educação, para a promoção da cultura de reconhecimento da diversidade sexual e de gênero e o combate ao sexismo e à homofobia nas escolas.
Um rápido passeio pelo universo da Semântica
Formação de Professores, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais EspecíficasNeste ensaio, apresentamos as acepções da Semântica como disciplina da Linguística que se propõe à investigação do significado linguístico em sua especificidade. Assim, a partir da leitura de Oliveira, propomos um “passeio pelo universo da Semântica”, perpassando as vertentes formal, cognitiva e enunciativa, com vistas à difusão do estado da arte na pesquisa acerca do significado em diferentes filiações teórico-críticas. O texto, portanto, faz uma revisão e debate, por meio de exemplos do português do Brasil, sobre conceitos basilares à análise do significado linguístico em suas múltiplas abrangências.