Biblioteca
Filtrar os artigos
As contribuições dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da criança no contexto da pandemia
Educação InfantilEsta pesquisa discorre sobre as contribuições dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento da criança, levando em consideração o contexto da pandemia da covid-19. Entendemos que o lúdico, no contexto da Educação Infantil, se constitui como recurso pedagógico, já que os jogos e as brincadeiras fazem parte do universo infantil, que, por sua vez, utilizado como recurso facilitador da aprendizagem, contribui para o desenvolvimento da criança. O trabalho objetiva estudar estratégias pedagógicas baseadas em atividades lúdicas por meio da análise de contribuições de teóricos sobre a temática e apontamentos da BNCC.
Perfil, motivo da escolha e concepções dos ingressantes no curso de licenciatura em Ciências da Natureza em EaD na UAB/IFPI
Educação a DistânciaUma análise das características dos alunos que cursam uma segunda licenciatura da UAB/IFPI compara-as com as de outras instituições que oferecem cursos na modalidade e identificam necessidades específicas para seu público, a fim de alcançar sucesso.
Desenvolvimento de habilidades e competências na formação continuada de docente com sequências didáticas mediadas por tecnologias
Formação de ProfessoresAs escolas precisam repensar sua práxis pedagógica para dar conta da formação dos alunos focando no desenvolvimento de suas habilidades e competências. Não podemos esquecer que o professor, também, precisa ter habilidades e competências diversas para lidar com essas novas exigências da escola de hoje. Este artigo apresenta uma experiência obtida a partir de uma capacitação docente com uso de sequências didáticas mediadas por tecnologias para o desenvolvimento de uma das 10 competências da BNCC. O estudo adotou o método experimental de natureza qualitativa e com objetivo exploratório.
Formação continuada de professores em perspectiva inclusiva
Formação de ProfessoresO presente relato apresenta uma experiência de formação continuada de professores que abarcou a dimensão da inclusão em educação. A referida formação aconteceu remotamente, no ano de 2020, e foi promovida por uma escola de Educação Básica localizada no município de Niterói/RJ. Inicialmente, destaca-se a importância do papel do professor no processo da inclusão escolar e a necessidade de cursos de formação inicial e continuada serem organizados com base na perspectiva da inclusão. Em seguida, são expostos os motivos que inspiraram a organização da proposta, bem como informações relacionadas à elaboração e ao desenvolvimento do curso.
O ensino de Microbiologia na Educação Básica: um relato de experiência na interface escola-universidade
Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia, Saúde, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais EspecíficasNeste estudo, trabalhamos o tema "Microrganismos no dia a dia, higiene e saúde na escola" em três momentos: na escola, onde foi realizada uma palestra inicial sobre o tema, com observação em microscópio caseiro de laser montado na sala de aula; coleta de material em diferentes superfícies e armazenamento para cultivo e identificação; e visita à Faculdade de Odontologia da UFRGS, com observação das placas com colônias de microrganismos coletados na escola. Foi possível identificar que muitos dos estudantes tiveram o primeiro contato visual com os microrganismos.
Que flor é essa? a importância das práticas de Botânica nos anos finais do Ensino Fundamental
BotânicaCertamente as aulas práticas estimulam a curiosidade e o interesse de alunos, permitindo que se envolvam em investigações científicas e desenvolvam habilidades. O objetivo do presente artigo é compreender como uma aula prática de identificação de flores contribui para a aprendizagem de Botânica e para a discussão de metodologias de ensino utilizadas em suas atividades. Esta pesquisa foi desenvolvida com alunos dos 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental matriculados no Centro de Ensino Pré-Educando (CEPE). Nos resultados, verificou-se que houve diferença significativa entre o antes e o depois da aula prática.
Folclore
São muitas as possibilidades de se trabalhar o tema do folclore em sala de aula, pelo menos foi isto que percebemos pelas respostas dos professores à pergunta: como você trabalha o folclore em sala de aula?, lançada em nosso último Discutindo.
Projeto Maré de Poemas: relatando experiências pedagógicas e educacionais
Cidadania e ComportamentoProjeto desenvolvido por uma ONG leva educadores, programadores visuais e artistas de diversas áreas a elaborar um concurso de poesias para estudantes do Ensino Fundamental, Médio e EJA nas escolas de João Pessoa, Cabedelo e Santa Rita, com base em temáticas atuais e objetivando incentivar a leitura e a escrita – especialmente da literatura brasileira.
Você sabe interpretar um exame de sangue?
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaA análise de resultados de um exame de sangue pode ser uma excelente oportunidade para repensar o processo de ensino-aprendizagem, motivando professores e alunos em atividades que provoquem a construção do conhecimento de todos e um novo olhar sobre o cotidiano – especialmente em relação a doenças e características individuais apresentadas num hemograma.
Jogo Batalha Naval Periódica: uma estratégia de ensino-aprendizagem no ensino de Ciências
Química e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho teve como objetivo a utilização do jogo Batalha Naval Periódica como estratégia para auxiliar no ensino-aprendizagem de tabela periódica pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A estratégia foi aplicada em três turmas de uma escola pública no município de Itaboraí/RJ. O jogo utilizado foi um tabuleiro de batalha naval empregando uma tabela periódica projetada no quadro branco, em que os alunos, divididos em grupos, escolhiam suas jogadas com base na orientação de períodos e famílias da tabela periódica.