Biblioteca
Filtrar os artigos
Experiências com leitura e escrita no contexto da Educação Infantil
Educação InfantilO texto traz amostra de propostas de atividades que ocorreram por meio da Pedagogia de Projetos e proporcionaram que minha turma de pré-escola, através das diferentes linguagens, pudesse experimentar a leitura e a escrita de diversos tipos de texto em situações cotidianas. Essas atividades foram vivenciadas pelas crianças da turma e por mim, sua professora, em um espaço de desenvolvimento infantil numa escola pública na Zona Norte do Rio de Janeiro, na região entre as comunidades do Jacaré e de Manguinhos. As situações apresentadas foram a forma pela qual fiz observações para pesquisar sobre leitura e escrita na Educação Infantil.
Os hinos são tão bonitos, mas são tão difíceis...
Maracanã lotado, jogo amistoso da seleção brasileira. O povo faz questão de se levantar, colocar a mão no coração e tentar cantar o Hino Nacional inteiro, mesmo que não entenda várias palavras da letra, muito menos as construções frasais.
Investigando a relação entre pães mofados e função exponencial
Formação de ProfessoresUma experiência com pães mofados é uma etapa para estudar funções exponenciais, tomando por base a Taxonomia de Bloom, levando os alunos ao mais alto patamar de desenvolvimento cognitivo.
Incrustados de insetos em resina como alternativa para abordagem prática no Ensino de Ciências e Biologia e uso de QR code
Biologia e Biociências e QuímicaA produção de insetos incrustados para coleções didáticas como método para aulas práticas torna-se uma produção científica relevante para a compreensão de conhecimentos específicos sobre a ciência desses animais. O uso do livro didático e apostilas tem sido a ferramenta mais utilizada, resultando em pouca aderência dos alunos às atividades propostas em sala de aula. Uma alternativa foi a criação de reunião de insetos emblocados com resina poliéster aplicando pedagógicas dos QR code por meio de uma proposta de elaboração de QR codes personalizados e a investigação do potencial de aplicabilidade junto a docentes em exercício no Ensino Médio.
O estudo de Ciências aplicado nas séries iniciais: uma análise referente à interação professor-aluno
Formação de ProfessoresConsiderando que a ciência faz parte do cotidiano dos indivíduos que vivem em uma sociedade, é necessário entender seu contexto em nosso dia a dia; sendo assim, é importante trabalhar essa temática com as crianças desde a tenra idade para elas compreenderem o mundo ao seu redor; é solene que essa prática ocorra de forma dinâmica e significativa. Frente ao exposto, o objetivo foi realizar uma breve discussão sobre a relevância do ensino de Ciências nas séries iniciais analisando a relação professor-aluno com base em revisão bibliográfica qualitativa, realizando uma busca de artigos disponíveis nas bases de dados SciELO e Lilacs.
Alfabetização e letramento científico na Educação Básica: experiências pedagógicas
Vivências de Sala de AulaPráticas de investigações são essenciais para o processo de alfabetização, letramento e enculturação científica. Todavia, os estudos destinados à produção científica no Brasil, em sua maioria, são desenvolvidos por instituições de Ensino Superior com pouca abordagem na Educação Básica. Este estudo objetivou, sobretudo, socializar o percurso de práticas educativas voltadas à iniciação científica na Escola EEFM Dom Pedro II, dentro da perspectiva da alfabetização e do letramento científico. Apontamos neste trabalho as possibilidades de aplicação de atividades voltadas à iniciação científica na Educação Básica.
Ensino de Matemática por meio das tecnologias digitais
MatemáticaO ensino de Matemática apresenta inúmeros problemas que necessitam ser revistos. Cabe aos professores rever suas práticas e ter interesse em tornar suas aulas mais atrativas e criativas. O uso das tecnologias em sala de aula é uma forma de proporcionar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e significativo para os alunos. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo desenvolver uma breve reflexão acerca da utilização das tecnologias computacionais para o ensino de Matemática no Ensino Médio. Para tanto, usamos como suporte teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e diversos autores da literatura especializada que se fizeram necessários ao longo do trabalho.
A Interdisciplinaridade no Ensino de Biologia a partir da obra “Quarto de despejo: diário de uma favelada”
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Sociologia, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaNeste trabalho apresentamos um relato de experiência acerca de questões étnico-raciais associadas ao ensino de Biologia, de acordo com a Lei n° 10.639/03. A atividade é vinculada ao subprojeto de Biologia do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá. A proposta consiste na estratégia interdisciplinar de ensino de Biologia a partir da obra Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus. O relato aborda diálogos étnico-raciais associados a dimensões científicas de conhecimentos biológicos, históricos, culturais e socioambientais presentes na obra.
Um relato de experiência em sala de aula: a importância da prática da Matemática para o aprendizado
Matemática, Avaliação e Vivências de Sala de AulaEste trabalho relata a experiência com metodologias de avaliação em Matemática em turmas do Ensino Médio em uma escola do Rio de Janeiro desde fevereiro de 2021. O projeto revela-se de grande importância para a formação dos licenciandos, em virtude de a prática da docência ser imprescindível para a qualificação profissional do futuro professor. O professor de Matemática tem como desafio aplicar as teorias e desenvolver estratégias eficazes para desmistificar o temor que alguns alunos têm em relação à disciplina, temor esse que impede alguns alunos de enxergar o próprio potencial e de tentar realizar tarefas de aula e de casa.
Magnetismo
Dia desses topei, na Internet, com o texto de um poeta maravilhado com a palavra ímã. Dizia ele: