Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Gestão democrática na escola pública: legislação não efetivada em Paulo Afonso/BA
Instituição Escola e Política Educacional

O presente artigo procura enfatizar a gestão democrática como exigência do Estado moderno. Por isso, a educação formal está associada à implantação de mecanismos legais e institucionais que desencadeiem mecanismos de participação de todos que estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dentro do ambiente escolar. No Brasil, ela vem sendo implantada aos poucos, embora já esteja garantida na Constituição Federal e nos textos de leis como a LDBEN e o Plano Nacional de Educação. O objetivo é estudar e explicar que em Paulo Afonso ela está garantida em leis municipais, porém o que se vê é que estão distantes da realidade, pois muito pouco tem sido vivenciado na prática pelas unidades escolares e no Sistema Municipal de Educação.

O suplício do Papai Noel

As festas de Natal de 1951 ficarão marcadas na França por uma polêmica que encontrou grande repercussão junto à imprensa e à opinião pública e introduziu um tom de inusitado azedume no clima geralmente alegre dessa época do ano. Há vários meses as autoridades eclesiásticas, na voz de alguns prelados, já manifestavam sua desaprovação à importância cada vez maior que as famílias e os comerciantes vinham dando à figura do Papai Noel. Elas denunciavam uma preocupante “paganização” do dia de Natal, desviando o espírito público do sentido propriamente cristão dessa comemoração em favor de um mito sem valor religioso. Tais ataques aumentaram às vésperas do Natal; com maior discrição, mas igual firmeza, a Igreja Protestante uniu sua voz à da Igreja Católica.

O que você precisa saber para realizar uma enquete
Formação de Professores

A realização de uma enquete pode ser uma excelente oportunidade para levar os alunos a conhecer algum aspecto específico da sua realidade. Mas para que dê bons resultados, deve ser elaborada com atenção.

Quando sala de aula e laboratório de informática são o mesmo lugar

O Ciep 477 Professora Rosa da Conceição Guedes, em Arrozal, distrito do município de Piraí, foi uma das cinco escolas selecionadas pelo programa Um Computador por Aluno (UCA), da Presidência da República, para testar um dos modelos de notebooks educacionais analisados pelo programa.

Busca e relato de pesquisas acerca das múltiplas representações no ensino de Ciências e Educação Matemática presentes em periódicos nacionais
Vivências de Sala de Aula

O artigo apresenta um relato a respeito das múltiplas representações no ensino de Ciências e na Educação Matemática em periódicos brasileiros indexados. Valemo-nos dos pressupostos da Análise de Conteúdo para estudar os trabalhos. Dentre os artigos selecionados, elencamos as principais categorias emergentes que variaram, desde os termos mais utilizados para designar essas múltiplas representações, principais tipologias e referenciais teórico-metodológicos associados a elas até os resultados obtidos em níveis de ensino, disciplinas e conteúdos relatados na pesquisa.

A construção da identidade docente na escola
Formação de Professores

O presente trabalho visa aprofundar um estudo a respeito da construção da identidade profissional do docente na escola e tem como objetivo focar nas perspectivas e nos desafios do profissional de educação em meio à complexidade atual. É de suma importante fazer essa reflexão, pois é por meio da identidade que nos percebemos. A identidade profissional é a maneira como os professores, diante dos grandes avanços nas ciências e na tecnologia, vão ampliando o acesso à comunicação e interferem no ensino realizado na escola como uma forma de conhecimento.

Produção e distribuição de sabão caseiro em comunidades carentes como ação de enfrentamento à covid-19
Ecologia e Meio Ambiente e Saúde

Utilizamos os óleos vegetal e animal na preparação da alimentação; entretanto, na maioria das vezes o usuário não sabe o que fazer com o óleo utilizado e acaba descartando-o no ambiente, influenciando a propagação de maus hábitos ambientais. Este relato é resultado de um projeto extensionista realizado por acadêmicos do curso de licenciatura em Química do IFRO - Câmpus Ji-Paraná/RO tendo como objetivo produzir e distribuir sabão caseiro a partir da reutilização do óleo residual a comunidades carentes ou grupos socioeconomicamente vulneráveis, como medida de enfrentamento à covid-19.

Oficina temática na Química: conscientização e prevenção sobre o uso de cigarro eletrônico, narguilé e tabaco entre os jovens
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A Química é uma importante disciplina das ciências, principalmente nos anos finais do Ensino Fundamental. Ensinar Química é desafiador. Partindo desse princípio vemos que a formação completa do professor é extremamente necessária em programas como a Residência Pedagógica. Este trabalho é um relato de experiência de abordagem qualitativa acerca da análise de uma oficina intitulada Vício ou Modismo: o Uso de Cigarro Eletrônico, Narguilé e Tabaco entre Jovens, aplicada em uma turma de 9º ano. A oficina foi organizada em quatro acontecimentos de ensino, permitindo discussões, exposição de vivências e compartilhamento de conhecimentos.

Infância e criança sob o olhar de Cecília Meireles: uma leitura de suas crônicas no Diário de Notícias
História da Educação

Este texto pretende discutir o pensamento de Cecília Meireles sobre os conceitos de infância e criança, baseado em suas crônicas escritas de 1930 a 1933. Assumimos como pressuposto que os conceitos apresentados pela escritora constituem importante fonte de pesquisa para o estudo da história da infância e da criança, no Brasil da primeira metade do século XX. Lançamos mão, para isso, de estudos da Sociologia da Infância.

Novos olhares para a Geografia Escolar: experiências docentes em escola municipal de Fortaleza/CE
Geografia e Vivências de Sala de Aula

Durante muitas décadas, a Geografia Escolar foi vista apenas como uma disciplina que descrevia lugares. Atualmente, diante de um contexto socioespacial globalizado, é necessário ser criativo, propositivo e inovador no ensino de Geografia. Nesse sentido, buscamos como objetivo deste trabalho apresentar as experiências docentes no ensino de Geografia na Escola Municipal Angélica Gurgel desenvolvidas de 2020 a 2022. Este artigo é um recorte da pesquisa de dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (IFCE/Unilab). Utilizamos levantamento bibliográfico e observação participante na sua construção.