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As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina e a Educação das Relações Étnico-Raciais
Este artigo tem por objetivo abordar as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina (DCN de Medicina), destacadamente quando preveem, perante o projeto pedagógico do curso (PPC), que deverá contemplar nos temas transversais a “Educação das Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
Kahoot!: um lúdico atual no auxílio à aprendizagem
FísicaEste artigo apresenta um estudo de caso sobre a utilização da plataforma Kahoot! em sala de aula como atividade lúdica, visando despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado. A experiência foi desenvolvida em aulas de Física de uma turma do ensino médio de escola pública no interior de Minas Gerais. São descritas as aulas e observações realizadas. Percebe-se uma vantagem da utilização dessa plataforma pela competitividade proporcionada pela brincadeira e/ou jogo durante o seu uso em prol do aprendizado.
As normativas brasileiras e as práticas sociais de leitura em ambiente familiar: ler em tempos digitais
Educação a Distância, Educação Infantil, Formação de Professores e Instituição EscolaNeste artigo a intenção é apresentar e discutir o que prescrevem leis, programas de governo e normativas educacionais no Brasil em relação às práticas sociais de leitura em ambiente familiar. Para tanto, realizou-se o procedimento de pesquisa documental, no qual foram levantados os seguintes documentos: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Plano Nacional de Educação (PNE), Política Nacional de Alfabetização (PNA) e alguns programas subsequentes a esses documentos. De toda a análise documental, concluiu-se que os documentos normativos oficiais analisados carecem de aperfeiçoamento.
Branco de alma negra? Nada de pré-conceitos
Sabe quando você acorda e parece viver um dia em que todos falam sobre o mesmo tema? Os mais místicos poderiam dizer que, em alguns dias, você acorda mais sensível e percebe com mais intensidade os sinais ao seu redor. Os terapeutas diriam que há momentos em que você faz uma reflexão sobre suas próprias questões e se espelha no que acontece no seu cotidiano. E acho mesmo que foi uma mistura disso tudo que aconteceu naquele dia.
Ensino de Ciências Naturais: o perfil e as concepções de professores dos anos iniciais em uma escola pública do município de Queimados/RJ
Educação Infantil e Formação de ProfessoresA aprendizagem científica vai além de entender processos e fenômenos; diante disso, este trabalho analisa as concepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal em Queimados/RJ sobre Ciências e o ensino de Ciências. Verificamos que a maioria dos docentes possui dez ou mais anos de magistério e ensino superior, porém não em áreas científicas. Muitos professores entendem Ciência na dimensão de conhecimento e acham importante ensiná-la na Educação Infantil; entretanto, a aula teórica é a metodologia mais utilizada: poucos realizam experimentações e nenhum visita espaços não formais.
A influência das desigualdades socioespaciais no Colégio Estadual Padre João Wislinski, em Curitiba/PR
Avaliação e Política EducacionalEste artigo relaciona a expansão urbana do bairro Santa Cândida à queda dos indicadores educacionais do C. E. Padre João Wislinski, em Curitiba/PR. Visa destacar como a expansão urbana desprovida de equipamentos públicos para atender às múltiplas necessidades populacionais gera desigualdades socioespaciais que influenciam negativamente as práticas pedagógicas, gerando desigualdades educacionais que afetam os moradores e sua capacidade de transformar o bairro que habitam. A falta de equipamentos urbanos que promovam atividades de lazer, cultura e práticas esportivas pressiona a infraestrutura defasada do colégio, que não atinge suas metas.
Percepções e concepções de alunos do 8ºano do Ensino Fundamental sobre sexo e sexualidade
Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaAs concepções de sexo e sexualidade possuem inúmeras interpretações, fazendo com que a compreensão seja conturbada e confusa. O objetivo foi verificar as percepções e concepções dos alunos sobre sexo e sexualidade. A concepção de sexualidade foi relacionada com orientação sexual, sistema reprodutor, afetividade, relacionamento, diferença de gênero e mudança das genitálias. A percepção de sexo foi associada ao ato heterossexual e/ou homossexual, à reprodução, ao prazer, afeto e carinho. Os resultados evidenciaram que os alunos possuem percepções equivocadas sobre esses conceitos. Vale ressaltar a importância da educação para a sexualidade no processo formativo, principalmente no período da adolescência.
A inclusão de pessoas com TEA fundamentada na relação entre o PEI e o TEACCH
Educação Especial e InclusivaApresentamos a importância da relação do plano educacional individualizado (PEI) e do Treatment and Education of Autistic and Related Communication-handicapped Children (TEACCH) para a promoção do aprendizado de pessoas com deficiência. Usamos a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, a fim de fazer uma análise reflexiva sobre a inserção dessas duas ferramentas de ensino-aprendizagem nos ambientes de ensino. O resultado aponta que o PEI promove o planejamento e a avaliação contínua, enquanto o TEACCH cria os procedimentos, considerando o aprendiz individualmente.
O ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental: uma análise da metodologia teórico-prática utilizada por docentes
Formação de Professores, História da Educação e Instituição EscolaAs Ciências Naturais constituem uma ferramenta de extrema importância para todos. Desde o seu surgimento na Grécia Antiga até os tempos atuais, a Ciência forneceu explicações para variados eventos naturais e propiciou o desenvolvimento de inúmeras tecnologias. O objetivo do presente trabalho é investigar quais metodologias são atualmente utilizadas por professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, em âmbito teórico-prático. Para tal, foi elaborado um questionário fechado contendo doze questões e divulgado em grupos específicos nas redes sociais. Posteriormente, esses dados foram tratados com Estatística básica.
De anjo a criança e de criança a gene
Já não nos importamos mais com os anjos. Foram-se os dias em que éramos protegidos por suas asas, seus salmos e suas auréolas. Foram-se os dias em acreditávamos que os anjos, soldados do exército de Deus, tocariam as trombetas para avisar a volta de Jesus. Foram-se os dias em que acreditávamos que eles separariam os bons dos maus, no dia do Juízo Final. Eles não nos avisam mais sobre os desígnios de Deus. Eles não nos conduzem mais ao bom caminho e nem nos castigam quando erramos. Eles não nos curam mais, não nos abençoam mais, não intercedem a Deus por nós, nem levam os mortos para o purgatório. Eles não participam mais das liturgias e dos rituais divinos. Nós não nos importamos mais com eles. Nem os anjos caídos nos assustam, como antes. Não mais.