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Educação Física Escolar: relato de experiência vivenciado a partir do Estagio Supervisionado I no Ensino Infantil e Fundamental
Formação de Professores e Educação Física

Como são as experiências na área da Educação Física Escolar vivenciadas pelos alunos de Estágio Supervisionado do curso de licenciatura em Educação Física da UEPA, em Altamira? Compartilhá-las é importante para o aprendizado e contribui para a reflexão e seu aprimoramento.

Produção textual em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental
Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

A produção textual autônoma/criativa nos anos finais do Ensino Fundamental tornou-se um trabalho que não tem logrado êxito e vem sendo pauta de intensas discussões. Este trabalho buscou agregar aos debates elementos teóricos substanciais, fomentando o aperfeiçoamento do fazer pedagógico. Como resultado, o estudo demonstrou que há uma ampla bibliografia da temática que garante fundamento aos dispositivos legais que norteiam/normatizam a educação nacional, porém são inutilizados devido a falhas sistêmicas. Os dados comprovam a ineficácia do trabalho com produção textual e a necessidade de ressignificá-lo.

A Astronomia presente no ensino de Ciências numa sala de aula
Astronomia e Física

Este trabalho objetiva verificar quais práticas pedagógicas os professores de Ciências de séries finais do Ensino Fundamental de um colégio estadual do Paraná adotam com relação aos conteúdos de Astronomia. Além disso, o presente estudo de caso, exploratório e qualitativo, objetiva investigar a formação inicial e continuada desses docentes e analisar se eles possuem conhecimento e utilizam os PCN na preparação de suas aulas. Dentre os principais resultados, destaca-se que, apesar de os professores trabalharem os conteúdos de Astronomia, estes são abordados de forma superficial, que os docentes não utilizam os PCN de forma direta, que não tiveram contato suficiente com a Astronomia em sua formação acadêmica e que faltam recursos, materiais e incentivo ao ensino de Astronomia na sua instituição de ensino.

O Centro de Educação Infantil pelo olhar das crianças
Formação de Professores

A criança é um sujeito histórico e social, produtor de cultura, que interage socialmente com os outros por meio de diversas linguagens. Nos Centros de Educação Infantil (CEIs) as crianças são protagonistas; precisam ser escutadas, pois fazem parte desse laboratório e possuem um olhar diferente que precisa ser valorizado. Ali são realizadas atividades de conversação, de fotografia, de desenho, de leitura de imagens e narrativas. O que notamos é que as crianças gostam do CEI e se sentem felizes e acolhidas.

Dificuldades de aprendizagem na alfabetização
Educação Infantil

Este artigo aborda as dificuldades de aprendizagem na alfabetização dentro das instituições escolares, verificando os elementos que comprometem o processo de alfabetização de crianças. A pesquisa evidenciou a importância da escola e da família no acompanhamento do processo da leitura e escrita. O estudo mostra, ainda, o quanto é importante que o professor conheça o alfabetizando infantil para, dessa forma, descobrir junto a ele as causas de suas dificuldades de aprendizado. Isso irá direcionar o docente no processo de tomada de atitudes acertadas em relação ao processo alfabetizador, o que, consequentemente, despertará no aluno o interesse e o gosto pelo aprendizado.

Folcloreando na escola

Compareci à Escola Municipal Compositor Capiba, no turno da manhã, para desenvolver atividades culturais com as crianças da escola. O trabalho teve como foco o folclore e a poesia, pois na Rede Municipal do Recife, este ano letivo é dedicado aos poetas.

Psicologia social na escola: relato de uma experiência

Este artigo relata uma experiência de atuação psicológica numa escola particular do município do Rio de Janeiro, ao longo de quatro anos letivos, em que a Psicologia Social foi utilizada como referencial teórico básico. Tem por objetivo discutir as transformações suscitadas naquele ambiente, partindo dos valores, das condições, vontades e projetos dos sujeitos ali presentes, bem como da análise do campo de forças estabelecido.

Prática Exploratória: a importância dos "porquês"

Por que os alunos não prestam atenção? Por que os alunos gostam de mim? Por que meus alunos de inglês traduzem os textos ao pé da letra? Por que os alunos não gostam de fazer dever de casa? Por que os professores gritam em sala de aula? Por quê? Por quê? Por quê?

Relato de experiência: Projeto Alimentação Saudável
Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho é de caráter descritivo, visto que relata experiência vivida em 2019, tem como finalidade promover o Projeto Alimentação Saudável, desenvolvido na Escola do/no Campo Municipal Santo Antônio do Caramujo, situada no distrito de Caramujo, município de Cáceres/MT. Contando com participação e envolvimento da comunidade escolar, especificamente com a turma da creche unificada de 2 e 3 anos de idade para esse fim, foram realizadas atividades com a intenção de promover o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, tendo como eixo norteador a alimentação saudável.