Biblioteca
Filtrar os artigos
Docência em Biologia com as ferramentas de autoria na internet
Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaO estudo dos conteúdos de Biologia na formação básica é elementar para o entendimento dos processos relacionados à vida em todas as suas formas e à sua interdependência com o ambiente físico. No contexto da aprendizagem sobre Biologia, considerando que as novas gerações já têm contato com aparatos digitais desde a tênue infância, o professor deve realizar o planejamento munido de estratégias compatíveis com essa realidade. Os alunos têm dificuldade de assimilação e aprendizagem por meio de métodos de ensino com recursos tradicionais, uma vez que eles não despertam seu interesse, ao se abster do uso das tecnologias da informação e comunicação presentes do contexto atual. Os professores muitas vezes não conseguem criar tais materiais devido ao desconhecimento das ferramentas para tais fins. O objetivo deste trabalho é verificar o desempenho dos alunos no aprendizado de Citologia após o uso de ferramentas autorais nas aulas de Biologia. Para atingir tal objetivo, foi realizado um estudo de caso em uma escola para avaliar o efeito da aplicação das ferramentas de autoria na internet nas aulas. Os resultados mostram que a média das notas dos alunos aumentaram nas avaliações; além disso, a média das notas da turma participante do projeto mostraram-se maiores do que a da turma não participante.
Os desafios do ensino híbrido no ensino remoto
Formação de ProfessoresEste artigo descreve uma experiência na aplicação da metodologia Peer Instruction. O estudo foi desenvolvido no ano de 2020 com professores da rede pública estadual de Santa Catarina, no município de Curitibanos. O objetivo foi oportunizar vivências relacionadas a metodologias ativas nos processos de ensino-aprendizagem. Os resultados evidenciaram que parte do corpo docente busca conhecer e usar novas metodologias e tecnologias com a intenção de superar o distanciamento social, ressignificando as aulas online. A experiência de aplicar a metodologia possibilitou aos participantes conhecer e vivenciar a metodologia Peer Instruction como possibilidade para mediar o acesso dos alunos ao conhecimento de forma ativa.
Microscópio óptico: sua utilização embasada na aprendizagem significativa
Biologia e BiociênciasAs aulas práticas ou experimentais são essenciais para complementar uma aula teórica, mas é preciso que os docentes sejam mais estimulados no desenvolvimento de metodologias mais atraentes e motivadoras, a fim de aplicá-las. Este estudo teve como objetivo observar e diferenciar as estruturas das células vegetais e histológicas por meio do microscópio óptico, utilizando estratégias direcionadas para uma aprendizagem significativa. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola federal do Rio de Janeiro com uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Seis discentes participaram como voluntárias no desenvolvimento das aulas práticas de Citologia.
Um conto, nós contamos: um relato de experiência com a literatura infantil desenvolvendo a oralidade através da linguagem audiovisual
Vivências de Sala de AulaA oralidade é uma linguagem essencial para o desenvolvimento humano e suas práticas sociais. Este trabalho objetiva desenvolver a oralidade a partir de situações de aprendizagens com a literatura, utilizando o gênero contos de fadas e a linguagem audiovisual. O relato apresenta uma sequência didática vivenciada com alunos do Ensino Fundamental I, contemplada em três momentos de atividades baseadas na leitura em andaimes – pré-leitura leitura e pós-leitura. Como aporte teórico utilizamos Graves e Graves, Zabala, Bakhtin e Vygotsky, com apoio da BNCC.
O uso de tecnologias no ensino do Teorema de Pitágoras
MatemáticaO Teorema de Pitágoras é um dos assuntos mais importantes a serem trabalhados na Matemática. E há várias formas de estudá-lo de maneira que o aluno se envolva e busque soluções para explicá-lo.
Quando a escola produz doença
A professora Marisa Lopes da Rocha, professora adjunta e pesquisadora do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da UERJ, realiza pesquisas em escolas, a partir do referencial teórico da Análise Institucional. Criado com base na psicanálise e na psicologia social, esse parâmetro de pesquisa articula instrumental de análise e intervenção em instituições, com objetivo de potencializar grupos e comunidades para processos de mudança. Durante as pesquisas, Marisa notou que o tédio causado pela sensação de ser incapaz de mudar a realidade da escola estaria desmotivando os professores.
As ações afirmativas para negros e o sistema de acompanhamento e avaliação da Lei nº 12.711/12
Formação de Professores e Política EducacionalO programa de ações afirmativas nas instituições de ensino superior necessita de implementar seu sistema de acompanhamento e avaliação, a fim de identificar os resultados dessas ações.
Ensinando produtos notáveis para alunos com comprometimentos visuais
MatemáticaEste relato apresenta uma iniciativa inclusiva de estágio supervisionado da UNIRIO em parceria com o IBC. Desenvolveu-se uma pesquisa voltada para as características de aprendizagem de alunos com deficiência visual, resultando numa proposta para o ensino de produtos notáveis utilizando materiais adaptados.
A BNCC e Ciências da Natureza: uma investigação do currículo em Bom Jesus do Norte/ES
Política EducacionalA disciplina de Ciências da Natureza é fundamental para que os sujeitos compreendam o mundo em que vivem, apropriem-se dos mais variados temas e possam se socializar efetivamente a partir desses conhecimentos. Entendendo que o estudo de tais temáticas se insere em um currículo estabelecido oficialmente, e a mais recente referência curricular implementada é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o presente trabalho se propõe a investigar quais são as percepções acerca do processo de implementação da BNCC de professores e gestores que atuam no âmbito do ensino de Ciências da Natureza.
Anúncios de alimentos engordativos estão com dias contados
Preocupados com o aumento no número de brasileiros acima do peso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária colocou em consulta pública uma proposta de Regulamento Técnico sobre a publicidade de alimentos ricos em açúcar, gorduras saturadas, gorduras trans, sódio (sal) e bebidas com baixo valor nutricional.