Biblioteca
Filtrar os artigos
Relato de experiência sobre autonomia dos bebês
Educação InfantilA Educação Infantil no Brasil é marcada pela dualidade, cuidar e educar. Essa dualidade é ainda mais evidente no cotidiano do berçário, pois bebês têm necessidades e demandam das educadoras algumas práticas que vão além do que é considerado ‘educacional’. O relato de experiência conta situações vividas e compartilhadas com os interessados pela Educação, pois há a descrição e a análise das vivências em sala de aula com bebês de um ano entrelaçadas com as teorias adotadas que permeiam as práticas. É relatada também a forma como os bebês ingressam no mundo matemático, utilizando o corpo nas movimentações sobre os espaços.
Raízes de uma escola de inclusão social e sociocultural cidadã para apresados recuperáveis: uma sugestão
As razões que nos moveram a pensar em uma escola de inclusão social e sociocultural cidadã para apresados recuperáveis foram de caráter puramente sentimental, preservacionista e dinamizador. A primeira razão ressalta o respeito à memória de toda a população hoje. A segunda refere-se à nossa vontade de recuperar uma referência identitária do mais comum jovem desamparado, que vagueia por aí, componente do conjunto patrimonial e histórico do Brasil recente da pós-escravidão. Nossa terceira razão é a recuperação desse jovem: possibilitar a criação de um espaço multifuncional para atividades variadas do lúdico, tanto no campo cultural quanto no educacional. Assim, recuperá-lo constitui a reversão de um bem em benefício do brasileiro como um todo.
As interfaces entre a Tertúlia Literária Dialógica e as competências socioemocionais
Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo apresenta as interfaces da Tertúlia Literária Dialógica em analogia às competências socioemocionais. Aqui escolhemos analisar cinco competências: autoconhecimento, autocontrole, consciência social, habilidades sociais e tomada responsável de decisões. A Tertúlia Literária Dialógica é uma metodologia consolidada que oferece grandes benefícios por meio do desenvolvimento dos sete princípios apontados por Flecha: diálogo igualitário, dimensão instrumental, transformação, inteligência cultural, criação de sentido, solidariedade e igualdade de diferenças.
Política de cotas tornou mais visíveis problemas da universidade pública
A entrada de estudantes cotistas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) tornou mais visíveis os problemas estruturais comuns a todas as universidades públicas e, até o momento, desconsiderados no debate público sobre a adoção dessas políticas. Esse é um dos resultados preliminares da pesquisa realizada pelo professor Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto a pedido da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH).
O reconhecimento técnico dos profissionais não docentes: sua implementação nos sistemas de ensino
Formação de Professores e Política EducacionalO reconhecimento profissional dos não docentes inseridos nas escolas faz parte da legislação, com o objetivo de melhorar a qualidade educacional das instituições, mas isso não vem sendo cumprido formalmente.
Pimenta nos olhos dos outros é refresco: a escola frente às situações de discriminação
Psicologia, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalO discurso de ódio na escola é uma epidemia que precisa ser combatida. A escola é um lugar de vivências, e seria utopia querer que nesse espaço não ocorressem situações violentas. Assim, é sua responsabilidade assegurar aos alunos um tratamento de equidade e justiça, respeitando as características próprias. O ambiente escolar deve ser um local acolhedor e educacional para todos, sem exceção. Infelizmente, a discriminação como forma de violência continua a ser um problema prevalente, já que a dor alheia dificilmente nos afeta diretamente, como diz o provérbio popular: "pimenta nos olhos dos outros é refresco".
A educação das relações étnico-raciais (2003-2013): racismo, transparência e efetividade
O presente artigo visa discutir à luz do seu decênio, a lei que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais para a o Ensino da História e Cultura da África e dos Afro-brasileiros. Isso se deu por meio da alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), pelas Leis nº 10.639/03 e 11.645/08 (Art. 26-A da LDB).
Vantagens da Realidade Virtual como ferramenta de ensino
Computação e TecnologiasTecnologias digitais têm se tornado cada vez mais comuns em nossa rotina, desde atividades simples até as mais complexas. Ainda existem muitas oportunidades a serem exploradas, especialmente no contexto educacional. Nesse segmento, elas possuem o potencial de melhorar a qualidade do ensino, tornando-o mais interativo, dinâmico e acessível. O aluno que vive hoje em um mundo cercado de tecnologias pode ter na Realidade Virtual (RV) um meio que de forma multissensorial aumente o seu interesse e rendimento nas aulas. Recursos como a RV enriquecem o processo de ensino-aprendizagem quando bem articulados ao planejamento das aulas.
Técnicas para se livrar da indisciplina
Publicado em 23 de outubro de 2012
Meandros do entremeio com o vaqueiro Mariano de Guimarães Rosa
Umas palavras intensas, diferentes, abrem de espaços a vastidão onde o real furta à fábula.