Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Herói, anti-herói e vilão: a percepção crítica contextualizada à sala de aula
Psicologia, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo apresenta um relato de experiência em aulas de Língua Portuguesa, nas turmas de 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual de Minas Gerais, visando ao desenvolvimento do senso crítico dos alunos. O conteúdo desenvolvido, que está no plano de curso da escola, foi “reflexão crítica dos mitos do herói, anti-herói e vilão”. Para cumprir o objetivo proposto, fez-se necessário pensar em estratégias que lhes despertassem o interesse pelo conteúdo, tendo em vista que a experiência de sala de aula demonstra o descaso de grande parte dos alunos pela disciplina. A abordagem iniciou-se em atividade diagnóstica e seguiu-se por meio de dinâmica oralizada, método apresentado pelos PCN (1998) como estratégia eficiente. Finalmente, foram feitos trabalhos escritos (em equipes) e apresentados à turma, seguindo a metodologia do aluno como sujeito ativo. As atividades associadas aos conhecimentos prévios dos alunos despertam maiores interesses pelas aulas e o desenvolvimento do senso crítico é algo gradativo e permanente na vida do estudante.

Comportamento alimentar de estudantes de colégio público do município de Volta Redonda/RJ
Saúde

O consumo de alimentos fritos é um hábito alimentar dos brasileiros, influenciado por aspectos sociais, econômicos e culturais; predispõe a doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). O objetivo deste estudo é caracterizar o consumo alimentar de estudantes do 1° ano do Ensino Médio de um colégio público de Volta Redonda/RJ. Foi constatado na confrontação entre os sexos 5,8% das meninas não consomem frituras contra 0% dos meninos.

Formação docente e o ensino remoto emergencial: reflexões dos professores de Italva/RJ
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A pandemia da covid-19 desencadeou várias mudanças que impactaram o mundo, inclusive a educação. No Brasil, as instituições de ensino adotaram o ensino remoto emergencial. Partindo desse ponto, o objetivo desta pesquisa foi propor elementos de investigação que discutissem os principais impactos educacionais decorrentes dessa nova modalidade de ensino do ponto de vista de docentes da área de Ciências da Natureza da cidade de Italva/RJ. Buscou-se trazer reflexões que contribuam com questões que envolvem a formação inicial, formação continuada e utilização de recursos digitais.

Percepção dos professores sobre o impacto da pandemia da covid-19 nas aulas de Educação Física em Altamira/PA
Saúde, Educação a Distância, Formação de Professores, Instituição Escola e Política Educacional

Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória e de abordagem qualitativa que analisa a percepção dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental sobre o impacto da pandemia da covid-19 nas aulas de Educação Física em Altamira/PA. Os dados foram coletados por meio de dois questionários, um referente ao uso da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e outro aberto, com seis questões elaboradas para avaliação do tema proposto, analisadas por meio da técnica de análise ídeo-central, auxiliada pelo software Iramutec. Conclui-se que os professores enfrentaram desafios no ensino da Educação Física, devido às restrições causadas pela pandemia.

A formação inicial do professor de Língua Portuguesa: experiência vivenciada no Projeto Curupira
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo reflete acerca da formação inicial do professor de Língua Portuguesa (LP) por meio da relação teoria x prática durante a graduação. Com base em experiência vivenciada em um projeto denominado Curupira, as autoras relacionam a pertinência de analisar os contextos de ensino aliados às teorias aprendidas na universidade junto à formação de professores reflexivos e pesquisadores de sua área. Após perpassar as teorias de pensadores da Educação, discute-se a experiência docente nesse espaço não formal de ensino e como ela abre um novo olhar referente à prática pedagógica e à trajetória de uma das autoras deste trabalho.

O socialismo é uma doutrina triunfante

Crítico literário, professor, sociólogo, militante. Um adjetivo sozinho não consegue definir a importância de Antonio Candido para o Brasil. Considerado um dos principais intelectuais do país, ele mantém a postura socialista, a cordialidade, a elegância, o senso de humor, o otimismo. Antes de começar nossa entrevista, ele diz que viveu praticamente todo o conturbado século XX. E participou ativamente dele, escrevendo, debatendo, indo a manifestações, ajudando a dar lucidez, clareza e humanidade a toda uma geração de alunos, militantes sociais, leitores e escritores. Aos 93 anos, Antonio Candido explica a sua concepção de socialismo, fala sobre literatura e revela não se interessar por novas obras.

Ética e/ou etésios no mundo das regras: mídia e corruptelas para um capitalismo caubói, de Bretton Woods a Michael Milken e os reflexos na brasilidade

Para falar sobre resultados que o sociocultural no Brasil adquiriu com a participação do preto escravo africano livre, teríamos que olhar com preocupação para os avanços e conquistas na construção das leis no século XIX em diante. Observe o que dizem os compositores Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz, ao homenagear a sambista Jovelina Perola Negra:

Construção de conceitos geométricos usando o software GeoGebra: uma proposta para abordagem de semelhança de triângulos
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho tem por objetivo investigar o uso do software GeoGebra no processo de ensino-aprendizagem da Geometria Euclidiana Plana, mais especificamente no ensino de semelhança de triângulos, e discutir o uso de tal ferramenta em sala de aula. Para tanto, realizou-se uma atividade com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de um colégio do município de Irati/PR utilizando aquele software a fim de propiciar a construção de conceitos ligados ao conteúdo de semelhança de triângulos. Constatou-se que a Matemática abordada de forma diferente despertou o interesse dos alunos e diferenciação na prática.

A paternidade e a maternidade na construção da identidade do adolescente e a evasão escolar
Psicologia e Instituição Escola

Este trabalho verifica a repercussão que a paternidade e a maternidade acarretam na vida de adolescentes e a evasão escolar devido à gravidez precoce. Para isso foi utilizada a entrevista semiestruturada, com dois jovens do sexo masculino e dois do sexo feminino que tinham 15 e 18 anos quando seus filhos nasceram. A conclusão baseia-se nos dados levantados pela amostra estudada e na análise do material coletado; é possível verificar que a gravidez “interrompe” a vida por um período curto, principalmente da adolescente grávida. A família, em alguns casos, ajuda o casal adolescente; o casamento vem como forma de amenizar a situação.

As condições de pobreza e a evasão escolar no Ensino Médio: estudos de casos do município de Pains/MG
Instituição Escola e Política Educacional

O presente artigo parte de um estudo realizado no ano de 2016, baseado em experiência de trabalho como psicólogo da Política de Assistência Social do município de Pains/MG. Tomando como base a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), foram apresentados os conceitos de pobreza e extrema pobreza. Foram apresentados também os dispositivos criados pelo Governo Federal para lidar com as situações de vulnerabilidade dessa parcela da população. Nas últimas décadas, o Brasil avançou significativamente nas políticas sociais, que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida da população. Apesar dos avanços na Política de Assistência Social no Brasil, a evasão escolar continua aumentando, principalmente entre a população de baixa renda. Para compreender a relação entre a situação de pobreza e a evasão escolar, foram realizadas entrevistas com três adolescentes do município de Pains, em Minas Gerais. Todas as adolescentes encontram-se fora da escola e possuem renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo. Além das adolescentes, foi ouvida também a supervisora da única escola que oferta Ensino Médio no município. Conclui-se, pelo estudo de caso, que a evasão nesses casos ocorreu devido à falta de proximidade do contexto escolar com a realidade dos alunos, bem como à falta de articulação das políticas de Educação com outras políticas públicas do município.