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Educação e cultura ou morte
Eu sonho com um Brasil no qual a educação e a cultura sejam entendidas como frutos da mesma árvore sagrada do conhecimento. E não que coexistam em esquizofrênica separação, como agora. Cultura é tudo o que foi tocado pela mão e pelo espírito criador do homem. A mesa, que o engenho do homem extrai do tronco da arvore, é cultura. Assim como o romance, produção de um mundo simbólico, enriquece o imaginário do homem.
Pierre Verger, muito mais que fotógrafo
Em novembro de 1902, nascia em Paris uma criança que se tornaria mestre na arte da correspondência. A correspondência entre a vida e a arte, entre o racional e o místico, entre a Europa, a África e a Bahia. Pierre Verger, aos 30 anos, entendeu que sua cidade natal seria apenas um ponto de referência e que o mundo era muito maior do que o que ele até então havia visto.
O autismo infantil e a inclusão social na educação: revisão histórica e sistêmica atual
Educação Especial e InclusivaO presente estudo teve como objetivo desenvolver uma revisão bibliográfica por meio da análise da história do autismo, desde a sua descoberta até os dias atuais, determinando os registros no país e no mundo e como se encontra o panorama acerca da inserção das crianças autistas nas redes de ensino, visando as possíveis melhorias. Pode-se caracterizar o autismo infantil como um déficit no desenvolvimento social do indivíduo, levando-o a situações de isolamento social, dificuldades no uso de linguagens e comunicação, dificuldade em relações pessoais e inclusão na educação.
Educação, escola e paradoxos no campo da violência
Débora Luiza Chagas de Freitas
Política setorial de educação – um olhar sobre as políticas públicas de democratização do acesso à Educação Básica com vistas ao ensino em área de risco social
Educação Infantil e Política EducacionalEste estudo pretende analisar as políticas públicas de democratização do acesso à Educação Básica do município de Cachoeiro de Itapemirim/ES. O projeto irá alicerçar-se em pesquisa de caráter documental e bibliográfico que se desenvolverá com apoio da análise de marcos legais e de documentos oficiais referentes à Educação Infantil, a fim de tornar possível uma análise capaz de identificar os desdobramentos no âmbito da política educacional municipal, bem como os desafios contemporâneos da Educação Infantil em comunidades periféricas com alto teor de risco social.
Primeiras experiências
O primeiro curso que me chamou era assustador! Era muito mais sofisticado, em termos de ambiente, do que o curso em que estudei. Tinha uma videoteca, com filmes originais sem legenda! Tinha assinaturas de revistas americanas de todos os tipos! Eu nunca tinha visto coisas assim antes. Tinha a mesma sensação de parque de diversão. Gostava tanto do ambiente, de estar começando a trabalhar, da sofisticação na decoração e da existência de coffee breaks (foi meu primeiro contato com eles!) que às vezes tinha de me policiar e lembrar que, na verdade, esse era apenas um emprego temporário. Gostar seria como dormir com o inimigo imperialista. As aulas eram para executivos, em sua maioria aulas particulares. Algumas aconteciam nas próprias empresas e outras na sede do curso. Trabalhava-se com coleções de livros feitos para o chamado International English, publicados por editoras de universidades estrangeiras e vendidos no mundo inteiro.
Uma trilha para formação de professores com a intencionalidade em inovação
Formação de Professores e Outras Mais EspecíficasA educação pública da cidade do Rio de Janeiro tem alguns desafios, entre eles oferecer uma formação que de fato coloque em prática a inovação em sala de aula. Frente ao hiato das formações inicial e continuada dos docentes da rede municipal, propomos, neste artigo, uma trilha formativa pautada na Aprendizagem Significativa, com a finalidade de sugerir um modelo de formação continuada de professores para trazer a inovação educacional por meio das metodologias ativas na práxis dos docentes das mais diferentes áreas do conhecimento.
A psicossexualidade infantil: contribuições da teoria psicanalítica em Sigmund Freud
Psicologia e Educação InfantilO presente artigo apresenta a temática da psicossexualidade infantil a partir das contribuições da obra de Sigmund Freud, que articulou teórico-clinicamente as bases da teoria psicanalítica. Para o autor, a sexualidade humana é uma potência que não se limita, como preconizavam teorias, inclusive médicas, à vida adulta, mas se circunscreve como psicossexualidade que abarca a infância. A teoria freudiana contribui para entendermos o desenvolvimento humano em sua integralidade. De fato, a perspectiva freudiana marcou de forma revolucionária o século XX e, ainda hoje, mantém relevância.
A literatura infantil no desenvolvimento do ensino-aprendizado na Educação Infantil
Educação Infantil e Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo aborda o trabalho com a literatura infantil no desenvolvimento do ensino-aprendizado na Educação Infantil como prática de construção de habilidades e conhecimentos na formação do educando. A literatura é um importante agente que apresenta o mundo à criança de forma lúdica, ensina os primeiros conceitos, desenvolve a criatividade, a imaginação e representações corporais. Os livros são essenciais para o desenvolvimento cognitivo e emocional do aluno no processo de aprendizagem e construção quando ainda em evolução e apresentação ao externo e o conhecimento interno.
Liberdade, responsabilidade e o paradoxo da tecnologia
Cecília Meireles