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A arte como combate à crise de audiência e ao adoecimento mental na escola
Formação de Professores, Instituição Escola e Política Educacional

Neste artigo, apontamos um desafio a ser enfrentado na educação brasileira: superar a crise de audiência nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio que vêm sendo oferecidos pelos institutos federais (IF). Trataremos os fenômenos com base em referencial bibliográfico como ferramenta para entender determinações que perpassam as condições materiais relacionadas ao afastamento do estudante do processo de ensino-aprendizagem. Apontamos o papel da arte na mudança das condições de existência relacionadas à crise de audiência no Ensino Médio a partir da ressignificação da função social da escola.

Embates teórico-filosóficos entre Thomas Kuhn e Karl Popper: como pensar a atividade científica hoje

O presente artigo possui como objetivo principal traçar o embate de ideias entre os pensamentos de Thomas S. Kuhn e Karl Popper, refletindo como a atividade científica vem se desenvolvendo na contemporaneidade. Os dois teóricos, que eram contemporâneos, faziam parte da chamada epistemologia anglo-saxônica e mais centrados particularmente na corrente do empirismo lógico, que, por sua vez, possuía forte tendência de ideias da lógica matemática. Nessa corrente de pensamento, o que se buscava era livrar o discurso científico de qualquer forma de ambiguidade (pois isso já acontecia na metafísica), de modo a adequar a lógica do raciocínio abstrato à lógica das experiências práticas. Desse modo, o fenômeno é observado e verificado pela observação empírica e/ou verificação lógica.

Desenvolvendo habilidades para ingressar na carreira docente com sucesso
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este artigo é o resultado das práticas desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica implantado pela professora doutora Antônia Dalva França Carvalho de agosto de 2018 a janeiro de 2020, a partir do fazer/saber dos residentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no contexto da sala de aula. Sabemos que esse fazer/saber é decisivo para conquistar a confiança dos alunos e para o fluxo tranquilo das atividades desenvolvidas, conduzindo, assim, o aluno à aprendizagem significativa. Para tanto, vale questionar também o que é uma aprendizagem significativa, segundo vários estudiosos da Educação.

Máquina silenciosa

Cecília. Sonoro, musical. Mas também silencioso. Cecília silenciosa. Cecília Meireles. O espaço de um nome em um espaço de uma poética. Os versos de Cecília têm a dimensão do grande, do aberto espaço das coisas minúsculas, às vezes quase imperceptíveis. Nossos olhos crescidos, sempre graúdos, quase não veem mais o ínfimo, a pequena dobra das coisas. Ler Cecília é fundamental. E quando o leitor percebe, porque leu, já experimenta. O que se experimenta com os versos de um grande poeta? Começo o ping-pong... Então: o que se experimenta quando se escuta a grande música ou quando se vê um grande quadro? O que somos nós quando nos sentimos outro? E a bolinha volta novamente: e o que é o grande? O que é ser outro? Leia Rimbaud e tire suas conclusões. De preferência, próprias. Je est un autre, disse o jovem francês. No mínimo, o que nos cala, o que cresce, o que já é, sem precisar ser novamente. O silêncio das coisas sem sequência. Uma dimensão do maravilhoso, um sim à vida, no que ela tem de único. Afinal, um grande poema tem esse dom: experimente-o e olhe em volta. Saberá exatamente a que me refiro. Só que Cecília tem suas exigências: difícil midiatizá-la. Há que se escutar a vaga música de um silêncio outro. Cecília é nuvem e abismo. Em qualquer das pontas, voo. O espaço exige seu sopro. Respire, prezado leitor. A máquina é breve. Engrene-se para não enganar-se. Ping e pong. E depois?

Sustentabilidade em ação: experimentos pedagógicos com energia solar e Robótica
Ecologia e Meio Ambiente, Astronomia, Biologia e Biociências, Computação e Tecnologias, Física, Matemática e Vivências de Sala de Aula

Este artigo apresenta o projeto Sustentabilidade em Ação, realizado com estudantes do Ensino Fundamental em Santos/SP. Focado na construção de protótipos robóticos e casas sustentáveis, utilizou materiais recicláveis e painéis fotovoltaicos para promover a integração de práticas pedagógicas inovadoras baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. As atividades incluíram a criação de sistemas robóticos com kits como WeDo 2.0 e Máquinas Simples, além de objetos movidos a energia solar. O projeto evidenciou como a Robótica Educacional pode consolidar conhecimentos científicos e fomentar a consciência socioambiental.

Uma proposta metodológica de ensino híbrido envolvendo a plataforma Google Classroom como ambiente virtual de aprendizagem no Ensino Médio
Computação e Tecnologias, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Uma metodologia híbrida utilizando o ambiente Google Classroom foi direcionada à disciplina Geografia, começando por uma questão: qual caminho é percorrido para que seu prato de comida favorito chegue à sua mesa? Certamente essa metodologia estimulará o uso das TIC em sala de aula a fim de formar estudantes reflexivos e críticos.

Modelo de alfabetização contextualizado As Cinco Bases: uma possibilidade de inclusão
Educação Especial e Inclusiva

Neste artigo transcrevemos o trabalho desenvolvido junto com uma colega alfabetizadora. Foram experiências obtidas durante o Curso de Educação Especial e Inclusiva da Fundação Cecierj, um período de aprendizagem em que todo conhecimento adquirido, somado ao modelo de alfabetização contextualizado, que nomeamos As Cinco Bases, poderá fazer diferença na vida de professores e alunos em fase de alfabetização. O objetivo do relato é indicar o modelo como alternativa para garantir uma rápida, divertida e eficiente aprendizagem da leitura e da escrita para crianças com dificuldades.

Hotel Medea e o Teatro Gargarullo

No célebre ensaio sobre a posição do narrador no romance contemporâneo, publicado em Notas de Literatura I, pela Editora 34, Theodor Adorno compara o romance tradicional ao palco italiano do teatro burguês. O conforto desse tipo de teatro equivale, na literatura, àquele narrador atento, comentador dos acontecimentos, e garante ao público uma segurança que é colocada em xeque na modernidade. Na literatura, ainda que uns e outros se recusem a abandonar essa segurança, a consciência de uma subjetividade diferente da de nossos antepassados se faz presente. O teatro, no entanto, parece ter demorado um pouco mais para expressar os efeitos dessa consciência, evidenciada, segundo Adorno, pela violência da relação estreita entre forma e sentido.

Super Dentinho em uma aventura pela saúde bucal: uma proposta de jogo para ensino do autocuidado bucal
Saúde

O presente artigo tem o intuito de abordar questões relacionadas à promoção e à prevenção da saúde bucal, com a finalidade de facilitar o processo de trabalho do cirurgião-dentista na estratégia da saúde da família (ESF), proporcionando maior envolvimento dos alunos com o autocuidado oral. O jogo elaborado funciona como ferramenta facilitadora para o aumento da adesão, compreensão e fixação do aprendizado, o que por consequência se reflete na manutenção e na recuperação da saúde bucal de estudantes, o que certamente levará ao alcance de melhores resultados biopsicossociais.

DISCUTINDO A QUESTÃO DA DEFICIÊNCIA NA ESCOLA

Apesar de a inclusão de alunos com deficiência ser uma das exigências da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), a maioria das escolas não está preparada para recebê-los, seja do ponto de vista estrutural, humano ou educacional. Aqui apresentamos uma experiência realizada com alunos do Ensino Médio no sentido de discutir a questão da deficiência em sala de aula, estimulando-os a atuar na produção de recursos didáticos que pudessem ser utilizados em salas de aula inclusivas, nas quais convivessem alunos com e sem deficiência.