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A nova sala de aula

Paulo Brites

Wittgenstein e os jogos de linguagem
Filosofia

Este artigo visa promover uma breve reflexão em torno do conceito de “jogos de linguagem” em Ludwig Wittgenstein. Assim, pretende aproximar de professores da Educação Básica questões relacionadas ao campo da Filosofia da Linguagem pertinentes à problematização conceitual em diferentes áreas do conhecimento. Ao perceber que o estatuto epistemológico das disciplinas escolares é determinado – e, portanto, delimitado – pela linguagem, o domínio desses jogos pode ampliar a oferta da experiência educativa por meio de múltiplas possibilidades no interior do domínio linguístico como forma de representação e modo de (res)significação do real.

Resenha do artigo: “A escola no mundo hiperconectado: redes em vez de muros?”
Computação e Tecnologias, História da Educação e Instituição Escola

Se retomarmos uma perspectiva histórico-social, a escola como instituição que conhecemos hoje nem sempre existiu. E, quando da sua fundação, o papel central que cabia a ela era promover instrução para os sujeitos que dali faziam parte a fim de desempenharem papéis na vida em sociedade, demarcando a tão velha dicotomia: ensino para aprendizagens intelectuais para os filhos das famílias mais privilegiadas econômica e socialmente, enquanto, para os filhos das classes subalternas, um ensino restrito em que eles pudessem apenas desempenhar os papéis a que foram relegados desde o seu nascimento.

Relendo imagens, pensando representações juvenis
Educação Artística

Uma atividade de releitura de um quadro de Picasso por alunos do 9º ano transforma-se numa experiência de percepção das conexões que os estudantes fazem com sua realidade, mostrando como ela se relaciona com uma nova experiência de olhar.

O corpo no último filme de Lars von Trier

O cineasta dinamarquês Lars von Trier vem, desde o final da década de 1980, destacando-se internacionalmente ao realizar filmes com propostas experimentais. Um momento decisivo de sua produção tem início com o filme Os Idiotas, de 1998, quando em que realiza sua primeira obra de acordo com as regras do manifesto Dogma95, escrito por ele e pelo cineasta Thomas Vinterberg em 1995. Dentre as regras da proposta do manifesto, destacamos as seguintes: o filme só poderia ser feito com a câmera na mão; em locações, ou seja, não em cenário construído; o som nunca poderia ser captado à parte das imagens; seriam proibidos quaisquer distanciamentos geográficos e temporais, devendo as imagens retratar somente o aqui-e-agora; não deveria haver ações superficiais (acidentes de carros, armas, explosões etc.); o diretor não deveria aparecer nos créditos. Com esse manifesto, havia a proposta de outro caminho para a produção cinematográfica que não estivesse atrelada a grandes orçamentos de filmes de Hollywood, de grandes produtoras europeias e de canais de televisão – os quais muitas vezes têm em suas produções interesses majoritariamente comerciais.

Qual a cor de Machado?

Identificado com o liberalismo democrático dos anos de 1860-1880, com profunda aversão ao positivismo e ao evolucionismo; este seria o perfil ideológico do Bruxo do Cosme Velho, revelado na palestra O Nó Ideológico de Machado de Assis, apresentada pelo professor Alfredo Bosi (USP). A palestra encerrou o I Encontro Machado de Assis/Fundação Casa de Rui Barbosa, onde foi realizada, no dia 9 de agosto.

A floresta e a cidade

O Parque Nacional da Tijuca forma um patrimônio extraordinário da cidade", declarou o ecologista Adelmar Coimbra-Filho durante primeiro encontro O Parque e a Cidade. O encontro foi realizado pela Associação dos Amigos do Parque Nacional da Tijuca nos dias 24 e 25 de outubro, tanto para discutir a contribuição desse acervo quanto sua relação com a cidade.

Do surgimento das Neurociências às bases da Neuropedagogia: uma trajetória
Formação de Professores

Com o objetivo de contribuir com a formação continuada dos educadores brasileiros, elaboramos este artigo. A principal função deste trabalho é apresentar a Neuropedagogia aos docentes que ainda não se beneficiam dos conhecimentos que ela disponibiliza. Acreditamos ter reunido neste texto algumas informações básicas inerentes a essa disciplina e incentivamos nossos colegas a se aprofundar nela. O resultado será um processo de ensino-aprendizagem mais agradável, significativo e, como consequência, mais eficiente.

Níveis de escolaridade e mercado de trabalho em mutação

Quem tem hoje por volta de 60 anos de idade e procurou o primeiro emprego em plena juventude (há 40 anos, mais ou menos) deve se lembrar de que ter ensino superior completo era privilégio de pouquíssimos. Nessa época, a exigência do ensino médio completo, o então chamado científico, era sinal de bons salários; ter apenas o ensino fundamental era o mais comum. Porém, a impressão que se tem é de que ou tudo passou rápido demais ou andam pulando etapas por aí.

LITURGIA E ESTRATÉGIA: ET PUR SE MUOVE

A reunião dos presidentes Obama e Lula, na hora da sesta de um sábado de inverno, na Av. Pensilvânia, 1600, em Washington, foi uma cerimônia litúrgica, com temas aleatórios, propostas inócuas e encenações simbólicas, como no caso das duas reuniões anteriores – com os primeiros-ministros Taro Aso, do Japão, e Gordon Brown, da Grã Bretanha –, ocasiões em que foram confirmadas as velhas alianças preferenciais ou imperiais dos Estados Unidos, na Ásia, Europa e América Latina.