Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
A(s) matemática(s) no Currículo Mínimo do Curso Normal em escolas estaduais do Rio de Janeiro
Matemática e Formação de Professores

Este artigo promove uma análise da inserção da disciplina de Matemática no currículo do Curso Normal, particularmente em instituições de ensino estaduais localizadas no Rio de Janeiro. Apesar de as discussões acerca dos currículos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia serem amplamente difundidas, identifica-se uma lacuna significativa nos estudos relacionados ao currículo do Curso Normal, programa de formação de nível médio para professores. Este estudo se propõe a investigar como a Matemática é abordada no currículo e discutir os impactos dessa presença na formação dos professores.

O ensino de literatura e o uso de recursos tecnológicos no Ensino Médio
Computação e Tecnologias e Língua Portuguesa e Literatura

De que forma o uso de tecnologias de informação e comunicação pode contribuir para o ensino de Literatura? Por meio de pesquisa bibliográfica, são discutidos aspectos das tecnologias aplicadas à educação, o papel da Literatura no Ensino Médio e formas de utilização da tecnologia nas aulas, com sugestões de processos e ferramentas.

Um sonho de ciências

Ao falarmos em educação no Brasil, certamente umas das maiores justificativas para a situação precária que nossos educadores e estudantes têm vivido são as incontáveis dificuldades encontradas para que se consiga educar e ser educado. São poucos ou quase nulos os recursos oferecidos, são péssimas as condições estruturais e baixíssima a qualificação de boa parte dos professores. Infelizmente, enumerar aqui os problemas que envolvem a educação do País é cair no lugar comum. O diferencial, portanto, pode ser o destaque de alguns exemplos da vontade de educar.

Reflexões sobre a docência em Educação Infantil e as audiovisualidades no contexto da pandemia da covid-19
Educação a Distância, Educação Infantil e Formação de Professores

Este ensaio tem a pretensão de problematizar a docência em Educação Infantil, no contexto das produções audiovisuais, de modo a vislumbrar outras possibilidades para os gestos na/com a docência, em Educação Infantil, e suas práticas. Nessa perspectiva, trazemos algumas reflexões do percurso estabelecido com um grupo de professoras, de uma instituição pública do Rio de Janeiro, no cenário gerado pela pandemia da covid-19. Os resultados iniciais indicam que este é um processo de ressignificação da ideia clássica de representação da docência, além de evidenciarem a potência do audiovisual para a formação e intervenção nas redes de conhecimento das professoras.

Experiência de um estágio curricular obrigatório no ensino remoto emergencial: um relato científico construído em uma observação sistemática
Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Durante a pandemia da covid-19, a educação no mundo viveu momento atípico. No Brasil houve várias consequências, como a paralisação das escolas. A partir desse cenário e da observação da rotina escolar na modalidade de ensino remoto em um colégio particular de Belo Horizonte/BH, faremos algumas reflexões. Foram observados fenômenos escolares como semelhanças entre as modalidades, fenômenos novos do ensino remoto, fenômenos que deixaram de acontecer, o papel do professor, diferenças entre a rede pública e a rede privada, diferenças entre as escolas da rede privada, o ensino remoto na Educação Infantil e a inclusão.

Situações-problema nos anos iniciais: adaptação de pequeno porte e implicações na aprendizagem
Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho consiste num relato de experiência sobre prática pedagógica em Matemática com alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem numa escola pública periférica da cidade do Rio de Janeiro, em turma de 5º ano do Ensino Fundamental. A área temática envolve a ludicidade no ensino da Matemática, em que se busca refletir sobre a necessidade e importância do trabalho com jogos durante a resolução de situações-problema, tendo como objetivo levantar, por meio de pesquisa bibliográfica, a importância da resolução de situações-problema contextualizadas na escola e observar a metodologia lúdica enquanto disparadora de situações motivadoras e inclusivas para a aprendizagem significativa em Matemática.

Um projeto para ensinar Física para deficientes auditivos no Colégio Estadual Canadá

Surpreendentemente, no ano de 2013 me deparei com três alunos com deficiência auditiva em sala de aula. Ensinar Física para alunos ditos normais pode ser considerado um grande desafio; como seria então para um aluno que não podia me ouvir? Que não fazia leitura labial efetiva e não conhecia o português como nós?

Psicopedagogia: aspectos históricos e a práxis institucional
História da Educação

Este artigo aborda a Psicopedagogia como campo de conhecimento interdisciplinar que busca conhecer o sujeito que aprende, compreendendo-o como ser único e constituído por múltiplas dimensões. Para tanto, nosso itinerário buscará abordar a história da Psicopedagogia em suas origens e no Brasil e a práxis institucional em ambos os aspectos: clínico e institucional.

"Literatura ontem, hoje e amanhã" e suas múltiplas facetas
Instituição Escola

O livro Literatura ontem, hoje e amanhã, de Marisa Lajolo, foi publicado pela Editora Unesp em 2018. A obra nasceu há quarenta anos, em uma edição publicada em 1982, pela Editora Brasiliense, intitulada O que é Literatura? e incluída na Coleção Primeiros Passos. A versão atual baseia-se na original; foi reescrita para atender às novas demandas de uma sociedade mutável e tecnológica e entrelaça as postulações sobre Literatura com as transformações ocorridas no mundo literário; assim, a versão original ganha reescrita, análise e acompanha as diversas mudanças e facetas da Literatura com o passar do tempo.

A dança como ferramenta inclusiva: avaliação das práticas de Educação Física para alunos com deficiência sob a perspectiva dos pais
Educação Especial e Inclusiva, Dança e Educação Física

O presente estudo investiga a dança como uma ferramenta de inclusão na Educação Física escolar, com foco na integração de alunos com deficiência. A pesquisa, de abordagem quantitativa, aplicou survey a alunos e responsáveis, com análise via SmartPLS e modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que a dança favorece o desenvolvimento individual e a interação social, revelando seu potencial inclusivo. Contudo, sua efetividade depende de investimentos em infraestrutura e recursos, ainda insuficientes, o que limita a participação plena de pessoas com deficiência.