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Dando voz ao estudante
Fim de ano é sempre período de avaliação. As pessoas fazem promessas e planos. Nas escolas brasileiras, é tempo de aprovação e reprovação – de alunos. Nas escolas particulares, muitas vezes é época de aprovação e reprovação também de professores.
A utilização dos mapas conceituais como ferramenta didática nas licenciaturas de Física e Matemática do Cederj
Física, Matemática, Educação a Distância e Formação de ProfessoresA inserção do mapa conceitual nos cursos de formação docente visa a constituir uma estratégia pedagógica de significativa relevância para a apropriação de conceitos científicos, ajudando os alunos estagiários a analisar e integrar informações e a atribuir sentido ao que estão estudando. Nesse sentido, os mapas conceituais foram incluídos no nosso plano de curso em 2012 como ferramenta didática no Estágio Supervisionado IV (última etapa dos estágios), por meio do fórum de discussão: Mapas conceituais: organização e representação do conhecimento. Considerando a receptividade dos estagiários e os resultados profícuos, foram criadas oficinas e atividades regulares para maior exploração do tema. A consolidação desse trabalho aponta a sua importância nos depoimentos dos estagiários, ao promover a inclusão dos mapas conceituais nos currículos escolares das escolas de Ensino Fundamental e Médio, por reconhecê-los como estratégia valorosa para criar o hábito da pesquisa e, portanto, para uma educação mais qualificada.
Práticas pedagógicas no desenvolvimento e aplicação de sistemas de partida em motores elétricos trifásicos: relato de experiência
Vivências de Sala de AulaEste trabalho relata a experiência vivenciada em uma intervenção pedagógica desenvolvida com os alunos do Curso Técnico em Eletroeletrônica, com finalidade de explorar abordagens inovadoras e tecnológicas, aprimorando o ensino de partida de motores elétricos trifásicos no uso de simulações, laboratórios virtuais e outros recursos educacionais digitais. Para a construção da intervenção pedagógica, recorremos às contribuições teóricas de Guedes, Bulgarelli e Taques, entre outros autores que abordam a temática estudada. Afinal, a educação é a força que impulsiona o progresso tecnológico e industrial.
Como é possível algum discurso sobre a arte na contemporaneidade?
No decorrer da história do Ocidente, o significado do termo arte foi razoavelmente preciso, pois para identificar se algo era ou não arte, havia critérios objetivos, até mesmo empíricos, pois bastava ver se a obra em questão era uma pintura sobre uma tela, uma escultura, uma peça musical, um poema etc. A partir dessa identificação prévia, com a identificação de características específicas de técnicas e escolas das artes particulares, julgava-se se a obra em questão era boa ou má arte, se evidenciava o trabalho de alguém com talento excepcional ou mediano. Ou seja, havia critérios para determinar o que era arte e, além disso, se era boa arte ou não. Esses critérios se vinculavam diretamente a normas rígidas da produção da obra, como a presença de habilidades técnicas fundamentais na pintura, a capacidade de delinear bem os contornos na escultura, a métrica do poema, os campos harmônicos e a obediência rígida às escalas tonais na música.
Vampirismo e vitalismo
O mito do vampiro foi construído a partir de dois eixos: o da metafísica vitalista e o da experiência histórica. O primeiro eixo envolve a universalidade própria de tudo que é vivo, especialmente os mamíferos e, especialissimamente, os seres humanos. O segundo eixo enquadra tudo que é peculiar e, na maior parte das vezes, acidental na experiência única dos indivíduos humanos em sua história coletiva. Contudo, a divisão entre os dois eixos nem sempre é tão rígida. Trata-se mais de uma dicotomia metodológica do que de uma representação exata da natureza da dinâmica do mito do vampiro. Entre os elementos do primeiro eixo temos o caráter autótrofo da vida (a vida se alimenta de vida) e o caráter autótrofo de muitos animais (animais que se alimentam de animais), assim como o caráter autótrofo dos mamíferos (o filhote se alimenta do próprio genitor), em especial o ser humano.
Crônica de criança e de gente grande
Um menino barrigudinho, bico na boca e uma força tamanha no pé, respondeu com raiva, mas sem palavra, ao convite de Chacovachi para dividir com ele o lugar do palhaço na rua do mercado no Anjos do picadeiro. Parecia saber bem a piada que o aguardava. Se o palhaço, esse ser que finge ingenuidade, mas é o cara mais sabichão do planeta, achou que encontraria ali, disponível, a candura de uma criança pequena, teve que fazer uma busca mais demorada; pareceu-me que as crianças doces e amáveis, nesses tempos de hoje, estivessem extintas. E o palhaço: "alguma criança normal na plateia?". Triste, mas o normal, a gente grande pensou, é ser criança e ser assim: embirrento, dono do mundo, sem limites e profundamente egoísta. Claro que não se pode dizer isso desse menino ainda de bico, mas ele já manda o recado: no próximo Anjos do picadeiro, os palhaços que se cuidem!
O uso das metodologias ativas de aprendizagem na formação do professor: das universidades para a prática nas escolas
Formação de ProfessoresO ambiente escolar vem se modificando juntamente com os avanços tecnológicos, consequentemente, a facilidade de conexão do aluno com o mundo à sua volta é disponibilizada de inúmeras formas. Ao deparar-se com esse aluno, o professor se encontra na função de atraí-lo para a aula. Este artigo apresenta um estudo bibliográfico que tem por objetivo compreender a importância da formação do professor por meio das metodologias ativas até o exercício docente, compreendendo tais metodologias como ferramentas de mudança na prática de ensino tradicional, partindo de alguns questionamentos.
Tecnologias digitais: motivações de sua aplicação na educação brasileira
Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaO presente artigo analisa o panorama atual das tecnologias digitais na educação brasileira, destacando sua consolidação como ferramentas eficazes e economicamente viáveis no processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa investigou motivações, benefícios e desafios relacionados à adoção dessas tecnologias, com destaque para o impacto catalisador da pandemia da covid-19. Os resultados alcançados indicam que, embora haja benefícios como maior dinamismo, flexibilidade e personalização do ensino, persistem desafios relacionados à desigualdade de acesso e à formação docente.
A importância da Matemática Financeira nos anos finais do Ensino Fundamental em contexto com as finanças cotidianas
MatemáticaEste trabalho, objetivando mostrar a importância da Matemática Financeira conectada à Educação Financeira, esquematiza uma abordagem contextual inspirada nas finanças cotidianas, sendo uma metodologia didática inserida no ensino e na aprendizagem da Matemática Financeira para os anos finais do Ensino Fundamental. O professor desenvolverá atividades contextuais encontradas no comércio local, nas faturas de cartão de crédito, talões de água e energia, compras parceladas e compras nas plataformas digitais, simulando problemas cotidianos e buscando a execução pela melhor solução, formando cidadãos conscientes.
Criando e recriando a história da educação
A primeira coisa que esquecemos quando nos tornamos “adultos” é a arte de sonhar; a criatividade esvai e somos acorrentados pelos fantasmas da realidade.