Biblioteca
Filtrar os artigos
Distância e diálogo na educação: do diálogo aproximativo à Pedagogia da distância
Há várias formas de definir e conceituar a Educação a Distância. Não obstante, nem todas essas formas conseguem obter verdadeiramente o sentido exato ao qual se destina essa modalidade de ensino. Guiados por essa controvérsia, preferimos utilizar neste artigo um embasamento legal para conceituar o que propomos analisar e discutir. No Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, a Educação a Distância é caracterizada da seguinte forma:
A resolução de problemas como ferramenta metodológica no ensino de Matemática e Física
Física, Matemática, Avaliação e Formação de ProfessoresEste trabalho se propõe a refletir sobre a importância da prática de resolução de problemas no ensino da Matemática e da Física, prática imprescindível para o desenvolvimento da educação contemporânea. O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão teórica sobre a relevância da resolução de problemas como metodologia de ensino; para tanto realizou-se pesquisa bibliográfica a respeito do tema com autores que deram contribuições significativas na área. Com base nas contribuições desses autores, observou-se o mérito da resolução de problemas como metodologia de ensino facilitadora do desenvolvimento crítico e pensamento autônomo dos alunos, além de ser ferramenta que proporciona desafios de motivação.
As implicações nos processos de aprendizagem causadas pela síndrome do X-Frágil: uma abordagem psicopedagógica
Avaliação, Educação Especial e Inclusiva e Educação InfantilEste estudo objetiva compreender as implicações causadas pela síndrome do X-Frágil (SXF) nos processos de aprendizagem, apresentar a relevância de um diagnóstico precoce e preciso e propor possibilidades de intervenções psicopedagógicas, foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas em artigos de periódicos de 2010 a 2015. Conforme as leituras realizadas, foi possível perceber que a SXF não possui cura genética, mas um diagnóstico preciso e precoce permite definir estratégias de atendimento mais adequadas a fim de ajudar a amenizar as dificuldades que a síndrome pode acarretar ao sujeito afetado.
Utilização do aplicativo Ray Optics na Educação Básica: uma atividade educacional atrativa
FísicaOs estudantes de Ciências têm apresentado certa dificuldade em entender e visualizar os conceitos relacionados à Óptica. Apesar de essa área ter vasta aplicabilidade no cotidiano – conceito de luz, lupa, utilização de óculos, defeitos da visão e lentes de contato –, se ela for apresentada apenas teoricamente, pode levar a dificuldades de aprendizagem. Assim, visando dinamizar nossas aulas, utilizamos o aplicativo gratuito Ray Optics, que introduz a Óptica de forma lúdica. Neste trabalho, trazemos a proposta de uma atividade educacional que se baseia nessa ferramenta e apresentamos também a forma como a atividade foi desenvolvida em nossa escola-campo.
A contação de histórias combinada aos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem: uma prática inclusiva na Educação Infantil
Formação de ProfessoresContar histórias é uma prática ancestral, utilizada para compartilhar vivências reais ou fictícias, transmitir valores, saberes e tradições. Na Educação Infantil, as histórias têm o potencial de estimular o imaginário, despertar a curiosidade e auxiliar no processo de aprendizagem e de socialização. Este estudo ressalta a importância da contação de histórias nesse contexto, principalmente quando essa prática está combinada com os princípios norteadores do Desenho Universal para Aprendizagem, que busca minimizar as barreiras da inclusão na educação. Esta pesquisa explora as potencialidades e as possibilidades dessa combinação.
Educação Infantil: relato de vivências nos campos de experiências da BNCC
Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaEste trabalho é de natureza descritiva, uma vez que tem a intenção de descrever a experiência vivida no ano de 2019. Essa produção empreendida tem como finalidade promover uma experiência vivida na Escola do/no Campo Municipal Santo Antônio do Caramujo, situada em Cáceres/MT, especialmente com a turma da creche unificada de 2 e 3 anos de idade; para esse objetivo, foram realizadas atividades lúdicas com a finalidade de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos educandos, dispondo como eixo orientador os cinco campos de experiência definidos na BNCC para a Educação Infantil.
Xochipilli e Cuauhtémoc - o México no Rio de Janeiro
Em passagem pelo Rio de Janeiro na década de 1930, o poeta Alfonso Reyes, que esteve por aqui em missão diplomática e se tornou um dos personagens mais significativos da relação cultural entre México e Brasil, elegeu a flor amapola silvestre como símbolo da amizade entre os dois países.
A autonomia moral e a construção dos valores no ambiente escolar
Márcia Spíndola
Um diálogo entre a dança e a Psicomotricidade: a importância do professor em sala de aula
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores e DançaA Psicomotricidade tem como característica o fazer incluir o indivíduo por meio lúdico-educativo. A dança por vezes entra como intensificadora das potências do corpo, criando conceitos que impulsionam a produção de um corpo que dança num espaço dançado por ele. Essa inter-relação do corpo que dança no espaço acaba por não se limitar a um meio externo, sequer a um espaço interno subjetivo. É necessário que o estudante analise seus movimentos interiorizando-os, para que seja possível atingir uma aprendizagem significativa de si e de suas possibilidades.
A importância da elaboração de feiras de ciências como reflexo do trabalho realizado em sala de aula
Vivências de Sala de AulaAs feiras de ciências são um excelente espaço para os alunos desenvolverem sua capacidade de exposição oral e de realizar experimentos que de algum modo diminuem as dificuldades da falta de professores de Física.