Biblioteca
Filtrar os artigos
Ruína e utopia no ensino de cinema
Manuel de Barros. Poesia Falada. (Vol. 08). Poema 10.
Ferreira Gullar: um corpo a corpo com a linguagem
(Ferreira Gullar)
Tremor e temor
Por volta das 9h30 da manhã do dia 1º de novembro de 1755, a terra tremeu em Lisboa. Não se sabe ao certo qual foi a magnitude do tremor, mas especula-se que tenha chegado a oito graus na escala Richter.
Ensinando Biologia em tempos de pandemia: um laboratório caseiro com materiais simples e de baixo custo para a simulação da digestão de proteínas
Biologia e BiociênciasO tema Fisiologia Animal – Sistema Digestório detém diversas estruturas, mecanismos e processos que devem ser efetivamente assimilados e compreendidos pelos discentes. Para trabalhar tal tema, propomos a abordagem de uma aula prática com materiais simples e de baixo custo, sem a necessidade da existência de um laboratório físico. Os alunos irão utilizar materiais para simular o processo de digestão das proteínas, utilizando frutas tropicais, amaciante de carne e sachê de enzimas digestivas, correlacionando ao conteúdo aprendido nas aulas teóricas do sistema digestório humano. Assim, acreditamos que a abordagem para os alunos do Ensino Médio possa facilitar a sua aprendizagem, despertando o lado crítico e científico dos alunos.
As estrelas frias e os anjos do asfalto
Aquele dia, depois do trabalho acabei pegando um caminho que nunca tinha feito antes. Do nada. E mais do nada ainda, ao chegar à esquina no Passeio Público com a Senador Dantas, resolvi entrar numa farmácia para comprar algumas coisas que eu, definitivamente, não estava precisando. Talvez tenha me permitido tal escapada da rotina pelo fato de, naquele dia em especial, não precisar ir correndo para buscar minha filha na escola. Ela iria dormir na casa da avó. Mas eu estava cheia de afazeres; portanto, não podia deixar me levar pela sedução do centro do Rio, com suas exposições, prédios históricos, centros culturais ou mesmo um happy hour clássico com os amigos em algum bar tradicional daquelas bandas. A quantidade de pendências que me esperavam em casa não me permitia tais extravagâncias naquela semana. A mudança de rota era apenas um paliativo, uma forma de sentir um arzinho de liberdade por alguns instantes.
Um elogio do elogio
Elogiar de verdade poucos sabem. É visível a dificuldade que se tem de elogiar o outro, de enxergá-lo, de admirá-lo e de conseguir dizer isso a ele. Convenhamos que, para muitos, falar mal é bem mais fácil e atraente, pois o lado ruim sempre se sobressalta. Em uma sala de aula onde todos os alunos são bons, exceto dois que são umas pestes, o que irá sobressair quando essa turma for analisada no conselho de classe? Se você apresenta um trabalho e todos acham ótimo, mas uma pessoa faz severas críticas, o que vai atrair seu pensamento?
Uma arrebatadora aventura medieval
Sou mulher e escrevo. Sou plebeia e sei ler. Nasci serva e sou livre. Vi coisas maravilhosas em minha vida. Fiz coisas maravilhosas em minha vida. Durante algum tempo, o mundo foi um milagre. Depois a escuridão voltou."
Mudança de órbita
Algumas pessoas perceberam que, há algum tempo, nosso maior satélite natural, a Lua, havia parado de brilhar. Ela foi minguando, minguando e minguando, até que um dia – e não precisava ser astrólogo para observar – só podíamos avistar um intenso breu em seu lugar. Mas o que porventura estaria acontecendo com nosso querido satélite? O sumiço da Lua foi aos poucos se transformando em espanto internacional. Os astrólogos tentavam explicar, mas admitiam ser incapazes de afirmar o verdadeiro motivo de tal acontecimento.
Gibi ou livro? O que a criança gostar!
Na minha infância não existiam todas essas opções de lazer que se veem hoje em dia: bonecas de todos os tipos, formas e profissões; canais de TV especializados no público infantil; jogos eletrônicos (havia somente o Atari) e outras bugigangas. Nada disso. Tínhamos, então, que ocupar nosso tempo inventando brincadeiras, lendo historinhas, ouvindo uns disquinhos coloridos (com a narração de histórias como A formiguinha e a neve, Os Três Porquinhos e o Lobo Mau; A cigarra e a formiga) e, claro, vendo os desenhos animados na TV. Eu tinha também os amiguinhos do clube (já não sou da época em que se brincava na rua) e a companhia constante de livros e gibis. Dos livros aprendi a gostar desde cedo, pois era normal – e ainda hoje é – ver meus pais lendo em diversos lugares da casa. Minha escola também incentivava bastante tal hábito e no clube que frequentava tinha uma biblioteca para Borges nenhum botar defeito, tamanhas as possibilidades que ela oferecia, os mundos aonde ela me levava. Havia um espaço só para crianças, onde líamos sentados em mesinhas, no chão e até mesmo deitados, desenhávamos e nos relacionávamos com as outras crianças (a sala era separada do restante da biblioteca por uma parede de vidro, então podíamos conversar sem atrapalhar os “velhos”, como nos referíamos aos leitores adultos).
Blended learning: um panorama global e o desenvolvimento de sua taxonomia
Computação e Tecnologias, Avaliação, Educação a Distância, História da Educação e Instituição EscolaEste trabalho tem como principais objetivos demonstrar a dinâmica do desenvolvimento e expansão do sistema blended learning, bem como apresentar e discutir os conceitos e as taxonomias desenvolvidas nas pesquisas realizadas por Charles R. Graham e Heather Staker em conjunto com Michael B. Horn. Estes objetivos são alcançados através da construção de um breve panorama internacional e brasileiro sobre o sistema blended learning, a partir da análise de estudos realizados em diversas regiões, e também a partir da análise das principais obras dos autores citados acima.