Biblioteca
Filtrar os artigos
O lugar dos estudos literários
A divergência de opiniões nem sempre aponta para caminhos antagônicos, como pode parecer em um primeiro momento. Foi o que percebemos após a apresentação dos professores Eduardo Portella e Hans Ulrich Gumbrecht na mesa plenária de abertura do Congresso Internacional de Literatura Comparada, da Abralic - Associação Brasileira de Literatura Comparada -, que aconteceu este mês na Uerj, e revelou o quanto pode ser polêmica a reflexão sobre o papel dos estudos literários em nossa sociedade.
Pane emocional
Formação de ProfessoresAs gerações mais jovens – ou seja, nossos estudantes – estão iludidas, confusas e ansiosas; para sobreviver a essa situação sem entrar em pane, é preciso que todos queiram mudar seus comportamentos.
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no ensino de usinagem computadorizada: relato de experiência no IEMA Dr. João Bacelar Portela
Computação e Tecnologias, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais EspecíficasA Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia ativa desenvolvida sobre atividades de ensino-aprendizagem e tarefas contextualizadas que trazem desafios para os estudantes resolverem. Neste trabalho será apresentada uma visão do processo de construção, execução e desenvolvimento de peças pela usinagem computadorizada. Ele tem como objetivo disseminar, por meio de um relato de experiência, a aplicação da ABP, ao adotar três etapas como metodologia: transferência de conhecimentos preliminares, modelagem/uso da máquina CNC para usinagem das peças (peão e bispo) e reflexões sobre o processo.
Perspectivas interprofissionais entre saúde e educação no Projeto Balança Maré
Nutrição e Alimentos, Saúde, Psicologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Educação Artística, Educação Física e Política EducacionalEste artigo visa relatar e refletir sobre a experiência ocasionada na interprofissionalidade entre saúde e educação, especificamente nas áreas de Educação Física, Arte, Nutrição, Enfermagem e Psicologia. Além da ação integrada com algumas práticas integrativas e complementares – PICS, como arteterapia, ioga, meditação e fitoterapia. Como relato de experiência interprofissional, juntas, saúde e educação se associam no Projeto Balança Maré, da ONG Maré Produções Artísticas e Educacionais, e ao longo dos seus sete anos de existência desenvolvem edições que vislumbram a saúde física, a interação, a socialização, o jogo competitivo e a prática de hábitos saudáveis referentes à questão alimentar e de exercícios físicos no combate à obesidade.
Educação Física escolar e o "quarteto fantástico": afinidade ou comodismo?
Educação Física e Política EducacionalO presente artigo é uma pesquisa descritiva observatória realizada durante um estágio supervisionado em Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Dourados/MS. O objetivo do trabalho foi analisar a evidência dos conteúdos aplicados nas aulas de Educação Física escolar. Diante disso, foi analisado que os professores atentam apenas a modalidades esportivas, deixando de lado demais conteúdos previstos bem como lutas, ginástica, dança, jogos e brincadeiras. O que foi percebido é que, além de trabalhar apenas esporte, os professores têm se limitado ao quarteto fantástico (basquetebol, futsal, handebol e voleibol), por afinidade à modalidade ou simplesmente falta de vontade de sair da zona de conforto.
A busca pela dinamização do ensino-aprendizagem e a formação continuada em Geografia para além do desenvolvimento individual do docente
Geografia e Formação de ProfessoresEsta pesquisa parte do pressuposto do quão é importante a atuação do docente em sociedade. Atualmente, o processo de ensino-aprendizagem necessita de uma visão dinamizada, na qual a formação inicial do professor por si só não é suficiente para moldar o quadro de estagnação da educação. Assim, especificamente na área da Geografia, que propõe uma ciência mista, mas pouco aclamada pelos discentes da Educação Básica, se faz relevante uma análise sobre o papel do docente e suas atribuições de conhecimento contínuo para a dinamização do aprender e desenvolvimento crítico.
Movimentos sociais, tecnologias de informação e o ativismo em rede
Assim como os atores políticos e econômicos se globalizam, também se globalizam os coletivos sociais, incorporando o que as novas tecnologias de informação e comunicação melhor lhes oferecem, de forma a compensar a desigual distribuição de recursos e poder.
As empresas que investem em aprendizagem são mais competitivas
Ma. Marcela Rubert
Corpo e movimento – o descobrimento do corpo na educação infantil
Educação FísicaA experiência da aprendizagem seja compartilhada com o corpo orgânico, não se restringindo à ação verbal, na opinião de Neuza Cristina Gava e Marcelo Bittencourt Jardim.