Biblioteca
Filtrar os artigos
O olhar dos professores sobre as avaliações externas e seus impactos nas práticas pedagógicas
Formação de Professores e Política EducacionalAvaliações externas redirecionam metas para as unidades escolares pelo bom desempenho das escolas; as avaliações têm o objetivo de relacionar a permanência do aluno na escola com a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Enem é apontando como uma das principais avaliações, que pedem estratégias para melhorar as habilidades dos alunos na busca de bons resultados; outros veem essas avaliações como um ranking que gera desigualdade e competição entre escolas ao invés de trazer melhorias.
A leitura e a escrita na escola prisional feminina: um diálogo a partir de Paulo Freire
Instituição EscolaO presente artigo faz um estudo bibliográfico de cunho qualitativo baseado em análise documental sobre as práticas de leitura e escrita no contexto da escola prisional feminina. O objetivo é analisar o papel da escola frente às determinações do sistema penal e as contribuições de Paulo Freire para que tais práticas se fundamentem em uma proposta de educação pautada na emancipação social das mulheres-educandas no cárcere. A escola no cárcere ainda não atende às demandas socioeducacionais femininas, em especial no que concerne à promoção de práticas de leitura e escrita.
CTS e livro didático de Matemática: algumas aproximações
MatemáticaEste estudo propõe-se a analisar um livro didático de matemática da Coleção Teláris, adotado para o 6º ano nas escolas públicas de Rosário, município do Estado do Maranhão. Buscou-se identificar em partes do livro a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) voltada para uma Educação Científico-Tecnológica no contexto escolar brasileiro. O livro em análise será utilizado por estudantes de 14 escolas municipais de Rosário. De acordo com o Documento Curricular do Território Maranhense, a abordagem CTS, no âmbito educacional, é parte propulsora do desenvolvimento sustentável da região e a educação em ciências e tecnologia, não pode se dar sem a incorporação de amplos valores humanos. A pesquisa é de natureza qualitativa, de viés descritivo e delineamento de pesquisa documental. Os resultados apresentados fazem parte de um estudo desenvolvido na disciplina de Abordagem em Ciência e Tecnologia do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática (Ppecem) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), os quais mostram que são variadas as relações que o livro didático faz com temas e situações voltadas para a abordagem CTS.
Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: uma proposta de intervenção para a inclusão de alunos surdos na sala de aula
Vivências de Sala de AulaEste trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica para os alunos do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, com a finalidade de propor estratégias para o acesso e a permanência dos alunos surdos em sala de aula. Recorremos às contribuições teóricas de Bersch, Homa e Pellanda, Sartoretto e Bersch e Sassaki que abordam a temática em estudo. A proposta apresentada consiste em um curso de extensão que pode ser desenvolvido na disciplina Desenvolvimento Web Frontend, com carga horária de 10 horas-aula semanais, durante quatro meses, totalizando 160 horas de formação.
Crioulada: A vida na diferença! A sociedade do outro?!
Este artigo é um olhar sobre a ‘Sociedade Paralela’ e a derivação de suas ‘figuras sociais’ na discussão do modelo e da classificação social das ‘franjas sociais’ para o nosso tempo presente. Como corolários do tempo de governança do único ‘Rei crioulo do Brasil’ para cá.
Metodologias alternativas para o ensino de Zoologia e a utilização de sequência didática como objeto de estudo para aprendizagem da Classe Insecta
Zoologia, Biologia e Biociências, Formação de Professores e Educação ArtísticaAs metodologias alternativas de ensino-aprendizagem podem ser entendidas pela concepção educativa do estudante comoo protagonista do próprio conhecimento. O uso de metodologias ativas, segundo diversos autores, visam tornar os alunos mais autônomos em leitura, pesquisa, observação, imaginação, organização de dados, construção de sínteses, elaboração de hipóteses, planejamento e tomadas de decisões. O objetivo deste trabalho é apresentar duas metodologias alternativas de aprendizagem no ensino de Zoologia, com ênfase na Classe Insecta, envolvendo a construção de uma caixa de coleção entomológica como objeto de estudo.
Pós-graduação: uma necessidade estressante ao novo educador
Formação de Professores e Política EducacionalA realização de cursos de formação continuada, especialmente de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado, é plena de fatores e relações estressantes, que devem ser superados com o apoio dos professores e leituras.
O componente curricular Arte no contexto do Novo Ensino Médio – abordagem, desafios e perspectivas
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas, Cinema, Teatro e TV, Dança, Educação Artística, Fotografia e MúsicaO presente artigo pretende apresentar algumas perspectivas para o componente Arte no Novo Ensino Médio. Inicia-se com as mudanças legais, esclarecendo pontos acerca da Base Nacional Comum Curricular e de outros documentos. De forma sucinta, visa abordar o componente Arte na formação geral básica do Novo Ensino Médio, apresentando como essa disciplina comporá, de forma interdisciplinar, as trilhas de aprendizagem dos itinerários da parte flexível do currículo do Ensino Médio, focando nos eixos formativos propostos pela BNCC.
Práticas pedagógicas e mediativas para o Ensino Religioso com foco no Ensino Fundamental I
Vivências de Sala de AulaEste artigo tem como objetivo propiciar ao professor de Ensino Religioso e ao aluno da Educação Básica uma viagem instigante e reflexiva pelo mundo do fenômeno religioso, experienciando as dimensões da teoria e da prática. A proposição surgiu com o intuito de aprofundar as experiências adquiridas no campo escolar e acadêmico. O que se espera é a condução e o auxílio de metodologias a partir das quais os estudantes atuem como protagonistas de sua aprendizagem e que nos espaços da sala de aula haja a resolução dos conflitos; afinal, a mediação como prática dialógica valoriza a cooperação.
Uso de tecnologias de informação e comunicação nas práticas escolares para pessoas com deficiência
Educação Especial e InclusivaO direito à educação encontra-se amparado por normas nacionais e internacionais. Foi consagrado na Constituição Federal de 1988 como um direito social, com garantia da educação de qualidade e extensiva a todos os brasileiros. Datam da segunda metade da década de 1990 as primeiras iniciativas governamentais de incentivo ao uso de tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas do Brasil. O uso das TIC nas práticas escolares pressupõe a necessidade de reinventar e reafirmar o compromisso subjacente da melhoria da qualidade da educação.