Biblioteca
Filtrar os artigos
Como administrar as finanças dos filhos
Cidadania e ComportamentoSe lidar com dinheiro é difícil para os adultos, quanto mais para crianças e adolescentes. Por isso, tal assunto interessa, recebe e divide a opinião de pais e filhos.
Professora de tudo
Mesmo não sendo professora de Português, de tanto encontrar erros reincidentes nos textos de meus alunos, ultimamente, antes de pedir uma redação, escrevo no quadro as palavras proibidas de aparecerem no texto, tais como: “porrisso”; “derrepente”; “atravéz”; “talves”; “seje”; “mas” no lugar de mais e vice-versa; “mal” em vez de mau e vice-versa. Sobre a diferença entre “mais” e “mas” e “mal” e “mau” dou uma breve explicação. O curioso é que quando questiono a turma se eles sabem a diferença entre tais vocábulos, muitos respondem corretamente (inclusive os que cometem as trocas). Corrijo também quando algum deles dispara um “para mim fazer” e eu respondo com o clichê: “mim não faz, quem faz sou eu”. E, não raro, o próprio aluno que falou dessa forma sabe a maneira correta.
O que é dar uma "coisada na paradinha"?
Será que é coisa de velho? “Coisa” virou verbo mesmo – coisar? Uma “paradinha” seria um desfile em pequena escala? Só sei que fico esperando o desenrolar dos acontecimentos para poder entender o que vem a ser a tal “coisada na paradinha”. Quando um adolescente manda essa, é duro saber se está falando de sexo, limpeza de algum objeto, instalação de um programa no computador, fazer um cálculo, apontar o lápis...
Teoria e prática da avaliação da aprendizagem escolar
Formação de ProfessoresA avaliação escolar não pode ser um instrumento de poder e de vingança contra os alunos; deve servir para conhecer os pontos fortes e fracos do processo de ensino e aprendizagem e saber se os objetivos foram alcançados.
Até onde os pais vão para garantir o melhor a seus filhos?
Em um experimento que virou um clássico, o psicólogo Walter Mischel criou o seguinte cenário na Universidade Stanford no fim dos anos 1960: crianças de quatro anos de idade foram colocadas em uma sala pequena, que continha um marshmallow em uma mesa. O pesquisador explicava à criança que ele teria de sair, deixando-a sozinha na sala. Se, quando ele voltasse, a criança tivesse resistido à tentação de comer o doce, ela ganharia mais um marshmallow. Se capitulasse e o comesse, não ganharia mais nada.
Projeto Genoma Humano e ética
Projeto genoma humano e ética. São Paulo Perspec. [online]. julho/setembro. 2000, vol.14, no.3 [in. 13 de novembro de 2002], p.47-52.
Educação para liberdade: a utopia de uma sociedade humanizada
Ecologia e Meio Ambiente, Formação de Professores e Política EducacionalNeste ensaio buscamos evidenciar o papel da educação na formação de cidadãos críticos e reflexivos quanto às desigualdades socioambientais geradas pelo uso desenfreado dos recursos naturais. Para a desconstrução do sistema de relações de poder e ideologias de classe que ainda encontramos na sociedade atual, devemos partir do princípio de educação como meio de libertação. Valorizar as peculiaridades da sociedade em que cada discente está inserido é o primeiro passo para reconhecer e integrar as várias formas de ensinar por meio de exemplos e experiências que reflitam o ambiente que o circunda. Levar para a sala de aula os conhecimentos culturais e suas aplicações como instrumento de ação social e políticas públicas se enquadra na busca por uma sociedade mais justa, humanitária e com menos desigualdades socioambientais.
O USO DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO, ALIADA A SOFTWARES EDUCATIVOS NO AUXÍLIO AO ENSINO E APRENDIZAGEM
A informática educacional pode ser considerada uma área de estudo que contribui para o desenvolvimento da educação escolarizada como um todo, que deve estar de acordo com os objetivos definidos no plano pedagógico escolar e com as propostas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Ela visa propiciar a alunos e professores mais um ambiente onde a aprendizagem pode ser estimulada através da união dos recursos da informática com os objetivos particulares de cada disciplina ou visando o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e cooperativos.
Contação de histórias como prática pedagógica na formação de leitores/escritores na metodologia sociointeracionista
Língua Portuguesa e LiteraturaUma investigação realizada em uma escola particular em Seropédica-RJ traz resultados sobre a prática pedagógica sociointeracionista, a fim de verificar a ação pedagógica dos professores e os resultados obtidos com a contação de histórias. Notou-se que as narrativas trabalhadas na escola nesse período tornaram-se efetivas para facilitar situações desafiadoras, como aguçadoras de curiosidades, construtoras de pensamento crítico, estimuladoras de leitores e fortalecedoras de vínculos sociais, educativos e afetivos.
Ciência e arte no ensino de Astronomia: um relato de experiência no âmbito do Proemi
Formação de ProfessoresUma exposição de obras de alunos mostra que é possível desenvolver estudos de Astronomia relacionando essa ciência às artes com o objetivo de contribuir para melhorar a aprendizagem, o que foi comprovado em pesquisa da escola.