Biblioteca
Filtrar os artigos
O detetive selvagem: o chileno Roberto Bolaño é mesmo o farol da nova literatura latina?
Em sua última entrevista, feita três semanas antes de sua morte e publicada postumamente pelo jornal La Tercera, de Santiago do Chile, em 20 de julho de 2003, Roberto Bolaño, então gravemente enfermo, aguardando na fila por um transplante de fígado que pudesse lhe garantir alguma sobrevida, "sobretudo por meus filhos, minha pequenita que tem dois anos (Alexandra), e Lautaro (com 14)", consciente do fim próximo, almejando apenas "o prêmio de poder escrever cada dia", não perdeu sua irreverência debochada em relação a toda ideia de literatura e literatos como instituição de poder cristalizado.
Nos tempos da agonia: do cartesianismo e seus fatos pontuais à felicidade do novo (holism) em direção ao século XXI
Uma das percepções mais intensas e perturbadoras que se pode experimentar é a do passeio na montanha-russa. É preciso ter coragem, pois a adrenalina é alta, podendo acarretar consequências imprevisíveis. Qualquer pessoa pode dar uma volta por livre e espontânea vontade ou influenciada por terceiros, com receio de demonstrar seu medo; depois que ingressa em tal "brinquedo", o corpo experimenta as mais diversas sensações. O primeiro movimento não demonstra o que realmente está por vir: uma subida lenta, como se fosse um passeio agradável de fim de semana no bondinho do Pão de Açúcar contemplando a cidade; de repente... o "brinquedinho" despenca, arrancando gritos de desespero e pavor, como se todos os nossos órgãos fossem saltar pela boca; um novo tranco...
Construção do processo de ensino-aprendizagem a partir das questões ambientais utilizando atividades lúdicas: relato de experiência no ensino remoto
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho relata uma experiência em educação, através do ensino remoto, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para a execução da atividade foram utilizadas ferramentas do Google Classroom. Através de desenhos e poesias, elaborados pelos alunos, observou-se a oportunidade de sensibilizá-los para preocupação com a temática ambiental. Além disso, a metodologia utilizada apresentou-se como uma ferramenta importante para auxiliar na formação crítica dos alunos, no que diz respeito às questões ambientais.
Uma dívida (pública) com a Educação (Pública)
Confúcio, em Os colóquios
A menina má, de Vargas Llosa
Quando, em 1981, Mario Vargas Llosa veio ao Brasil, João Antônio escrevia a seu amigo Mylton Severiano: “o escritor brasileiro está inteiramente marginalizado; quem dera a Rui Facó ou ao próprio Euclides da Cunha que recebessem a metade do que o enfatiotado e engravatado moço peruano de pega-rapaz na testa ganhou, de graça”. Ele se referia à badalação da imprensa em torno do escritor, talvez sem imaginar que a situação do escritor brasileiro ainda seria bastante piorada e que, depois de ter embranquecido bastante os cabelos, aquele moço de 30 anos atrás seria candidato à presidência do Peru e permaneceria quase um ano na lista dos livros mais vendidos no Brasil: Travessuras da menina má esteve na lista dos mais vendidos (lidos?) desde outubro de 2006 até agosto de 2007!
Filmes, conversações e afetos no currículo escolar da menina negra
Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Outras Mais EspecíficasAs imagens possuem o poder de construir e transmitir discursos, modelando opiniões públicas e comportamentos sociais, fornecendo o material com o qual as pessoas constroem suas identidades. Atualmente, o principal fundamento da configuração do mundo é a indissociabilidade entre política e representação, cuja relação intensifica-se pela força da ubiquidade da tecnologia. Vive-se na sociedade do espetáculo à mercê da indústria cultural. Este artigo buscará investigar as relações de gênero bem como a interface dessas categorias com as questões raciais, no contexto educacional e das práticas pedagógicas específicas e diferenciadas que contemplem a história, cultura e conhecimentos do negro.
Escola e afetividade
É comum hoje nos depararmos com situações de violência de todos os tipos (verbal, física, bullying etc.) e intensidades, manifestas por crianças, adolescentes e jovens (CÓRDULA, 2011a).
A importância do brincar na Educação Infantil
Educação InfantilO artigo aborda a relevância do brincar na Educação Infantil como ferramenta crucial para o desenvolvimento das crianças nessa fase da educação. Seu objetivo principal é promover reflexões acerca do valor do ato de brincar e como isso impacta no processo de desenvolvimento dos alunos com idades entre quatro e cinco anos na Educação Infantil. O questionamento central é: “como esclarecer e demonstrar a importância do brincar na Educação Infantil, buscando validar a necessidade desse componente na Educação Infantil?”. Os resultados mostraram que atividades lúdicas promovem o desenvolvimento integral da criança, evidenciando que seus aspectos físicos, motores e cognitivos são ampliados.
Em busca do gosto perdido
Sapoti, jambo, jabuticaba, pão de queijo, bolo de fubá... Comidas com gosto de infância, de comer rezando devido às recordações que trazem. Já que o tempo da meninice é geralmente uma época feliz, é lá que estão nossos melhores paladares. E nisso somos todos iguais.
Roteiro: modo de fazer
Todo mundo já deve ter ouvido frases do tipo “aquele filme é muito bom, ganhou o Oscar de melhor roteiro!” ou “que história chata... roteiro pobre!...” Mas, afinal, qual é a importância de um roteiro na construção de uma obra cinematográfica ou de mídia digital? O que o faz ser bom ou ruim? Para que serve?