Biblioteca
Filtrar os artigos
Dau Bastos: entre a teoria e a prática
Dau Bastos é escritor e professor da UFRJ. Entre seus livros estão os romances Das trips, coração (1984), Snif (1987), Clandestinos na América (2005) e Reima (2009), a tese Céline e a ruína do Velho Mundo (2005) e a biografia intelectual Machado de Assis: num recanto, um mundo inteiro (2008).
Na prática, a teoria é outra: os resultados das pesquisas e sua influência nas salas de aula
Formação de ProfessoresAudiovisualidades na Educação para as Drogas: possibilidades educativas no ensino em Biociências e Saúde
Biologia e BiociênciasDados demostram o aumento do uso de drogas entre adolescentes e adultos, seja com fim recreativo ou se aproximando de práticas de abuso. Trabalhos que refletem sobre políticas públicas na adolescência discutem ser necessário desconstruir uma visão meramente proibitiva, mediante ações que estimulem o vínculo social, a integração familiar e laços afetivos. Ideias disseminadas na sociedade ampliam as resistências e dificuldades sociais e pedagógicas em abordar o tema. Levantamos possibilidades de articulação entre audiovisualidades e práticas pedagógicas no ensino em Biociências e Saúde.
O lúdico como processo inclusivo no ambiente escolar
Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalEste artigo discute questões referentes à importância da ludicidade no processo de inclusão no ambiente escolar. Tem como objetivo mostrar que a inclusão é algo que pode acontecer, basta pensar nas necessidades do portador de deficiência e enxergá-lo como ser humano, como qualquer cidadão, com suas dificuldades, mas também com suas capacidades. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional garante o direito desses educandos a atendimento preferencialmente na rede regular de ensino, com respeito a suas habilidades e individualidades. Nesse contexto, cabe à escola proporcionar um ambiente favorável ao aluno com necessidades especiais. Os jogos e atividades lúdicas são grandes aliados dos docentes e dos mediadores que atuam com alunos portadores de necessidades especiais para flexibilizar e dar opções para o aprendizado.
A origem do preconceito linguístico
Língua Portuguesa e LiteraturaO ensino de língua materna é importante para a educação brasileira, não apenas pelo fato de a língua portuguesa ser um componente curricular, mas, principalmente, por ela ser um instrumento de identificação do indivíduo. Assim, não cabe à escola reproduzir preconceitos lingüísticos, mas sim incluir as diversas realidades de seus alunos.
Mudança climática: uma agenda política que não pode ser protelada
Acabou de forma melancólica no sábado, dia 23 de novembro de 2013, a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 19), em Varsóvia. Apesar de contar com delegações de 196 países e ter-se iniciado logo após o grande furacão que arrasou uma cidade nas Filipinas, os interesses econômicos imediatos mais uma vez impediram que fosse produzido algum acordo governamental firme para enfrentar a crise ambiental. É emblemático que na mesma Varsóvia, capital da Polônia, um dos países (como, aliás, a emergente China) altamente dependente do carvão mineral – o maior vilão em termos de emissões de CO2 – foi realizado durante o mesmo período da COP 19 um evento da indústria extrativa do… carvão!!! Isso até é um escárnio, um menosprezo sem igual a todas e todos nós, cidadãos do mundo, que nos preocupamos com a integridade do planeta e com as futuras gerações.
Tijolos ecológicos feitos de garrafas PET
Ao ser procurado por um grupo de alunos de engenharia a fim de sugerir um trabalho que diminuísse os impactos ambientais nos igarapés, o professor de física Newton Lima, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) de Manaus (AM), acabou criando um inusitado tijolo feito de garrafa PET. Com a iniciativa, matou dois coelhos com uma garrafada só: além de despoluir os igarapés com a retirada desse material, o tijolo-PET se mostrou um ótimo isolante térmico, bastante útil nas regiões quentes. A invenção tem tudo para impulsionar outras benesses como geração de empregos e construção de casas populares feitas desse novo material.
Considerações sobre o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaO ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos possui características específicas em função do processo de aprendizagem desses estudantes. Como a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua inicial dessas pessoas, ela deve ser o ponto de partida para outras aprendizagens.
Histórias em Quadrinhos em sala de aula: uma proposta com o Teorema de Pitágoras
MatemáticaAs histórias em quadrinhos (HQs) revelam-se um interessante recurso no ensino da disciplina de Matemática, uma vez que há o estigma, pelos estudantes, de que “aprender Matemática é difícil”. Este trabalho teve como processos centrais a elaboração e a utilização da HQ intitulada "Problemas com o Teorema de “Pitágoras”?”, aplicada em turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública no Espírito Santo, durante o ensino híbrido em 2021, em virtude da pandemia. O objetivo é analisar a produção de significados no uso das HQs nos processos de ensino-aprendizagem do Teorema de Pitágoras à luz do Modelo dos Campos Semânticos.
O Arco de Maguerez e a Aprendizagem Baseada em Projetos na Educação em Saúde
Saúde e Biologia e BiociênciasA Educação em Saúde é uma das possibilidades de inserção da aprendizagem ativa, já que preconiza uma educação crítica, emancipatória e histórica na promoção da Saúde – e não o enfoque sobre as doenças. A Aprendizagem Baseada em Projetos pode sugerir questões e atividades e potencializar ações não apenas para o indivíduo como também para os seus espaços de vivência e atuação.