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Processos lúdicos e relações com jogos na adolescência e na juventude: reflexões para a prática pedagógica
Psicologia, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaNeste artigo, discutimos a relação com o lúdico e com jogos na adolescência e na juventude com vistas à reunião de reflexões caras à prática pedagógica na perspectiva de um referencial teórico-epistemológico sobre a temática. Para tanto, procedemos às análises qualitativa e quantitativa de um grupo específico, entrevistado para a composição de amostras de insumos para a interpretação dos processos lúdicos cotidianos. Desse modo, o estudo, de natureza reflexiva, evidencia que os processos de ensino-aprendizagem formais na Educação Básica podem ser enriquecidos pelo uso de jogos e outros instrumentos pedagógicos.
Futurama
Um dos maiores construtores de estradas que o século XX conheceu chamava-se Robert Moses. Ele entrou no cenário da engenharia mundial por intermédio do perfeito de Nova York, La Guardia, um sujeito baixo, careca e hiperativo, filho de judeus e italianos. No período mais obscuro da cidade, após o crash da bolsa, foi uma espécie de ícone que ajudou a reerguer a autoestima da cidade e sua capacidade de reação, amortecida pelas filas de desempregados a mendigar um pedaço de pão e um prato de sopa.
Guerra e paz
Os fatos mais recentes e importantes são conhecidos. No mês de abril de 2008, a última reunião de cúpula da OTAN, na cidade de Bucareste, reconheceu a aspiração da Geórgia de participar da aliança militar liderada pelos EUA, apesar da resistência alemã e da oposição explícita do governo russo. E, no dia 11 de julho de 2008, aviões da Força Aérea Russa sobrevoaram o território da Ossétia do Sul, na véspera da vista à Geórgia da secretária de Estado norte-americana Condollezza Rice, para inaugurar, no dia 15 de julho, à operação Resposta Imediata 2008: um exercício militar conjunto do exército norte-americano com as tropas da Geórgia, Ucrânia, Armênia e Azerbaijão realizado na Base Aérea de Vaziani, que havia pertencido à Força Aérea Russa até 2001.
Tropa de Elite: realidade ou narcisismo às avessas?
(Huxley, 1963, p. 10)
Desafios na avaliação de redações escritas por vestibulandos surdos em um contexto de interação online
Comunicação, Avaliação, Educação a Distância, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalEste artigo apresenta reflexões decorrentes de atuação como corretor de redações escritas em português brasileiro como segunda língua (PBL2) por vestibulandos surdos na Plataforma Redação Online, uma empresa privada que oferece serviços online de correções de textos escritos conforme o modelo do Enem. As interações no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) auxiliam na coconstrução e no desenvolvimento gradual do conhecimento linguístico-textual do PBL2 de surdos.
Pelo direito de ser de primeira categoria
Texto extraído do Boletim Orçamento e Democracia, n.18, Jul-Out 2001
Educação, privilégio de classe
Depois que os pais conseguiram matricular e vestir seus filhos, comprando inclusive uniforme de ginástica, também obrigatório e padronizado, esquecido por nós na reportagem passada, depois, enfim, que os pobres-diabos conseguiram passar o primeiro susto, pensam que tudo ficará em paz até o pagamento da segunda quota, marcado para dois meses ou dois meses e meio depois, no máximo... Doce ilusão! Ainda lia outra carta escondida na manga dos proprietários da cultura nacional: os livros e cadernos.
Como educar na adversidade?
A criança vê no celular, no tablet, no Orkut, no Twitter, na TV, no jornal, que o político tal foi preso por cometer crimes os mais diversos, que o padre está sendo investigado, que o pastor está foragido, que o professor cometeu um ato abominável, que o pai ou a mãe estão na mira da polícia por isto ou por aquilo... E lá vai o resoluto professor para a sala de aula, cansado de guerra, com os ouvidos atulhados de promessas centenárias de melhoria de vida, de mais recursos para fazer sua grande obra, concorrer com todo tipo de informação do mal para ensinar que o mundo vai melhorar, que a vida é linda, que o Brasil tem jeito.
A competência leitora no Ensino Médio: uma análise das habilidades de leitura requeridas pelo Exame Nacional do Ensino Médio - Enem
Todos sabemos que a leitura é, no contexto atual, uma competência linguística de fundamental importância que surge como diferencial competitivo, sobretudo no que diz respeito aos processos seletivos, como é o caso do Enem e das provas de vestibular. Sabemos também que, nos últimos anos, o ensino de língua [seja ela Portuguesa ou Estrangeira] tem passado por inúmeras alterações e modificações. Com a publicação dos documentos oficiais [PCNs e OCNs], surge um novo enfoque com base em uma perspectiva textual e, sobretudo, contextual. No Brasil, essa nova visão foi aceita e, acima de tudo, utilizada pelos órgãos que elaboram provas para exames e vestibulares. Diante dessa perspectiva, as mais recentes provas de Língua Portuguesa lançam mão de um enfoque inovador, trazendo múltiplas e diversificadas estratégias de leitura.