Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Ana Maria Machado

O site fala de uma das mais importantes escritoras infantis do Brasil e do mundo. São cinco seções: Biografia; Caderno de Notas; Novidades; Correio e Livros. Em Biografia ficamos sabendo de passagens da vida de Ana Maria Machado que, por si sós, dariam uma bela biografia: foi presa durante a ditadura; em 1969 partiu para o exílio junto com o filho pequeno, foi jornalista da revista Elle, de Paris, e lecionou na Sorbonne. Em 1977 ganhou o Prêmio João de Barro, o primeiro de muitos outros. Em 1979, abriu a Livraria Malasartes, com a ideia de ser um espaço para as crianças poderem ler e encontrar bons livros. Depois de tanto sucesso com seus livros, tornou-se hors-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Por fim, em 2000 ganhou o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil mundial. E, desde 2003, ocupa a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras, sendo a primeira pessoa com significativa obra voltada para o público infantil a fazer parte da ABL.

Aprendendo com quem estuda

Manhã de terça, dia 26 de abril, no auditório do Colégio Nossa Senhora da Misericórdia, no Andaraí, Rio de Janeiro. Na plateia, cerca de 40 estudantes do 2o e do 3o anos do Ensino Médio atentos para ouvir a palestra O Brasil no século XX- Pequenas mudanças, grandes negócios, da professora Esther Kuperman, do Colégio Pedro II e uma das participantes do programa SBPC vai à escola.

A dor da gente não sai no jornal

Projeto Teatro do Oprimido nas Escolas difundiu técnica que leva à reflexão sobre situações do cotidiano

Recursos didáticos e Educação Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente

Em um contexto capitalista que visa o lucro imediato sem medir consequências, os cenários de grandes impactos provocados por ações antrópicas ficam cada dia mais evidentes. Logo, o ambiente encontra-se sob ameaça caracterizando-se como o resultado da industrialização, da globalização, do aumento populacional e de uma exploração desenfreada, por vezes, irresponsável, de recursos naturais. Neste contexto, a Educação Ambiental emerge como uma alternativa viável e eficiente na busca por uma mudança de postura, tendo a escola como espaço relevante e privilegiado para o desenvolvimento de ações com vistas à preservação e conservação ambiental.

Língua, colonização e ensino: a língua que ensinamos e a língua que precisamos desconstruir para ensinar
Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Este ensaio apresenta alguns apontamentos sobre o ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica. Para tanto, foram selecionadas reflexões de Eni Orlandi, Magda Soares e Dominique Maingueneau sobre colonização linguística, escolarização no Brasil e planos de abordagem dos estudos da linguagem. Tais reflexões servem como base teórica para nortear algumas considerações sobre a importância de desconstruir e ressignificar cotidianamente o fazer pedagógico. É preciso que nossos estudantes compreendam o processo histórico de constituição da nossa língua em seu dinamismo, em sua concretude.

“E seu nome é Jonas” à luz da Educação e da Linguística
Educação Especial e Inclusiva e Cinema, Teatro e TV

Esta é a resenha do filme E seu nome é Jonas, dirigido por Richard Michaels, de 1979. À luz da Educação e da Linguística, percebe-se que o filme é atual por abordar os desafios enfrentados por uma criança surda diante de uma comunidade linguística majoritária que tenta impor a ela a língua oral, quando a sua língua natural é a de sinais. Passando por isolamento social, desconhecimento por parte da família, abandono paterno e frustradas tentativas de oralização, somente quando a mãe percebe que existe uma forma diferente de se comunicar é que Jonas se desenvolve linguística, social e culturalmente no contato com seus pares surdos.

A importância das tecnologias digitais na Educação e seus desafios
Instituição Escola e Política Educacional

Este estudo tem por finalidade fazer uma reflexão sobre a importância do uso das tecnologias digitais na educação, partindo da hipótese de que com a inserção das tecnologias nos espaços escolares, sobretudo em sala de aula, o aprendizado pode ocorrer de forma mais eficiente e prazerosa. A partir de um trabalho de revisão bibliográfica baseado no método exploratório descritivo, pretendemos avaliar se os estudantes estão sendo preparados para o mundo considerado digital e quais são os desafios advindos dele.

A escola dos meus sonhos não existe

Frei Betto, militante político de esquerda desde a ditadura militar e grande pensador do Brasil, filósofo dos tempos atuais, divulgou um texto no jornal O Estado de S. Paulo, intitulado "A escola dos meus sonhos", no qual faz sérias críticas à educação escolar tradicional, mas colocava-se cheio de esperanças e profetizando uma educação totalmente voltada para a vida e sem preconceitos.

As coisas belas são difíceis

Às meninas que representaram minha nação na ginástica olímpica em Atenas

Como fazer gentileza gerar gentileza

Em nossas atividades do dia a dia, por onde passamos nos deparamos com gentilezas e grosserias das pessoas, e essas mesmas pessoas também se deparam com as nossas. É claro que é mais fácil perceber as grosserias dos outros e as gentilezas de nós mesmos. Até porque, mesmo sabendo que também somos agentes de indelicadezas, é difícil compreender a grosseria alheia, concorda?