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Professoras e guerreiras
Encontrei com minhas amigas esta semana para comemorarmos os 40 anos de uma delas. Somos quarentonas, mas pude constatar que ainda estamos cheias de sonhos, esperanças, e aspirações, com aquele gostinho dos deliciosos 17 anos! Parece incrível, mas somos as mesmas meninas; mais maduras, mais, digamos, cascudas, mas as mesmas meninas...
A aprendizagem estimulada pela Música - reflexões e propostas para o Ensino Fundamental
Educação Infantil e MúsicaEste trabalho explora a importância da música no contexto educacional do Ensino Fundamental. Por meio de uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, aborda-se a música como ferramenta fundamental no desenvolvimento humano, destacando seu impacto nas áreas cognitiva, emocional, social e no desenvolvimento das competências dos alunos. São enfatizados os desafios e as responsabilidades do educador musical na promoção da apreciação musical, na estimulação da criatividade e no desenvolvimento integral dos alunos. Por fim, apresentaremos os caminhos e as propostas para a utilização eficaz da música no Ensino Fundamental.
A "leitura do mundo" no contexto das tecnologias digitais
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaO presente artigo propõe reflexão sobre como a difusão das inovações tecnológicas impactam o modo como os educandos veem o mundo ao seu redor e quais conceitos os docentes da atualidade necessitam rever para atender às suas demandas. Normalmente, costuma-se associar as tecnologias digitais (como tablets e smartphones) apenas ao entretenimento. A escola precisa adotar estratégias para aproveitar esse interesse que os alunos têm por esses recursos direcionando-os à construção do conhecimento e considerando-os como ferramentas pedagógicas.
Saber só não basta
Existem pessoas com excessiva capacidade de armazenar conhecimentos, facilidade em fazer uso desenvolto da memória, junto de um impulso pela constante busca por novos conhecimentos. Obviamente trata-se de qualidades importantes, ainda mais diante de um mundo de esquecimento em que vivemos, onde a memória fraca parece ser a única explicação plausível para certas atitudes que presenciamos frequentemente: candidatos políticos com um passado repleto de erros, desonestidade e má-fé sendo reeleitos para importantes cargos após poucos anos de seus malfeitos; ou a programação da televisão aberta em geral (considerando-se as raras exceções), que induz o telespectador a um estado de letargia, abandono de si e falta de pensamento.
A função social da vergonha
Esse artigo é dedicado aos sem-vergonha da própria vergonha (Desculpe, Nietzsche, mas eu tive que escrever isso)
A escola como lugar do assistente social
Formação de ProfessoresO assistente social pode ter papel relevante no cotidiano de uma escola. Sem pretender exercer funções que cabem aos professores, coordenadores e gestores, esse profissional pode auxiliar na construção de uma escola que se identifique com seus estudantes, atuando em questões sociais que escapam da competência daqueles profissionais.
Genética em Jogo: recurso didático para o aprendizado de conceitos básicos de Genética
Biologia e BiociênciasO estudo da Genética no Ensino Médio envolve vários conceitos de Biologia e Estatística que são fundamentais para o aprofundamento de como os genes são transmitidos e para interpretação de dados. Nesse contexto, este material didático apresenta a aplicação de Genética em Jogo para revisar termos abordados em sala de aula sobre como ocorre a transmissão de características de um organismo aos seus descendentes. Alia-se essa metodologia a um exemplo prático que envolve a interação entre estudantes na resolução de perguntas e respostas, relacionando o conhecimento escolar com a Ciência na sociedade.
Uma reflexão sobre a importância da construção da autonomia no processo educativo
Formação de ProfessoresEste ensaio apresenta uma reflexão sobre a importância da construção da autonomia no processo educativo, destacando a compreensão de educadores sobre a autonomia e em que medida podem ver-se ou não como autônomos. Por mais que professores se mostrem autorregulados, as práticas não se caracterizam como autônomas. Assim, não se percebem como sujeitos capazes de exercer a autonomia em decorrência das condições materiais em que exercem suas atividades. As formas como as relações se empreendem na escola continuam sendo empecilho para o desenvolvimento da autonomia na emancipação dos educadores.
20 anos de Goiânia: ciência e arte para contar a história de uma tragédia
Ensinar Química e Física no curso de jovens e adultos é um dos grandes desafios que encontro hoje como professora. A convivência diária com alunos há tanto tempo afastados dos bancos escolares (situação da maioria) nos faz pensar no quanto é importante que façamos a nossa parte, que ofereçamos um ensino que verdadeiramente forme o cidadão consciente, criativo e responsável.