Biblioteca
Filtrar os artigos
O ensino de Língua Portuguesa na Educação de tempo integral no Estado de Goiás: da descontextualização gramatical a um ensino contextualizado que faça sentido
Língua Portuguesa e LiteraturaEste trabalho, que tem apoio da Capes, objetiva tratar do ensino de Língua Portuguesa na educação de tempo integral. O ensino de língua materna tem se pautado em regras soltas e fragmentadas e nem sempre respeita a bagagem de mundo que o aluno possui nem seu contexto sociocultural. Há técnicas mais simples e eficazes para trabalhar a língua, tendo em vista que é primordial usar conteúdos mais dinâmicos e lúdicos para cativar a atenção do aluno.
Educação Inclusiva: aprendendo com as diferenças
A educação inclusiva é algo relativamente novo no Brasil e, infelizmente, resultado de uma longa história de exclusão. Basta olhar o passado recente para constatar que o preconceito era algo legitimado, afinal há menos de 130 anos (o que historicamente é um período ínfimo) os negros ainda eram escravizados e há 80 anos a mulher não tinha direito a voto. Diante disso, não é surpreendente que a educação inclusiva seja algo recente.
BORUN KRENAK: 200 anos de resistência à Guerra Justa
Ano 2008, século XXI. Terra indígena Krenak, Aldeia Atorãn.
A ação docente frente à inclusão das tecnologias assistivas no espaço escolar
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresAs tecnologias assistivas contribuem fortemente para o sucesso da inserção do aluno surdocego no ensino regular, mas é necessária a participação do professor regente e do professor instrutor mediador, em parceria, para que os melhores resultados sejam alcançados.
Questões sociocientíficas e histórias em quadrinhos no ensino de Física
Física, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalPropor uma metodologia inovadora para o Ensino de Física é um desafio que merece ser vivenciado por todo futuro docente. Neste trabalho unimos Física e Arte ao utilizarmos histórias em quadrinhos (HQ) como linguagem para o Ensino de Física. A abordagem é a dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). Trazemos como tema enchentes e deslizamentos sob o viés de questões sociocientíficas (QSC), para que estudantes da 1ª série do Ensino Médio possam refletir sobre tais problemas, como eles afetam a sociedade, nosso papel como cidadão para amenizar esses problemas, a observação e compreensão de conceitos físicos por trás de cada QSC.
Censura às avessas: um manifesto contra a censura aos militares
São de estarrecer os recentes episódios a que assistimos neste país, em que uma elite política e intelectual inequivocamente ressentida se vinga inexoravelmente contra seus adversários do passado; essa mesma elite que, sob o manto da autopiedade, conclama o choro, a raiva e, por conseguinte, toda sorte de sentimentos medíocres a fim de chancelar suas práticas e preservar seus interesses egoísticos.
Olimpíadas de Conhecimento
As Olimpíadas de Conhecimento estão, hoje em dia, bem difundidas entre os alunos de escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental e Médio. Essas olimpíadas são importantes para a formação do aluno e são sempre um incentivo aos seus estudos, já que para participar dela é recomendável ter preparação, que pode ser realizada com ou sem ajuda da escola.
“Espessas nuvens”: uma reflexão analítica sobre os diversos territórios nos discursos adotados na criação do IHGB
Geografia, História e História da EducaçãoEste trabalho estuda a relação entre a criação do IHGB e a construção do processo de disciplinarização do processo de ensino-aprendizagem da História no Brasil que se deu em territórios que vinculavam a diversidade regional, cultural, social e econômica em um funil domesticador, hierarquizador e socializador que produzia uma homogeneização dos pensamentos nos diversos territórios.
Conhecimento ecológico local e o segredo da sustentabilidade ambiental: saberes, práticas e relações ecológicas
Ecologia e Meio Ambiente e Biologia e BiociênciasAs culturas tradicionais possuem uma cosmovisão única sobre as forças que regem o mundo à sua volta; seus saberes são igualmente únicos e se refletem nas suas relações interpessoais e com a natureza. Suas práticas retratam dois pontos: cosmovisão e saberes, mantendo assim uma relação salutar de equilíbrio com o meio. Valorizar as pessoas que detêm esse conhecimento é importante por mostrarem às gerações atuais o respeito ao meio ambiente, a fim de abandonar o consumismo desenfreado e a correria do dia a dia.
Terra brasilis
Estão em cartaz no Rio dois bons filmes sobre a questão da terra no Brasil. Ambos envolvem conflitos entre o homem branco e o índio. Ambos mostram que a propriedade de terras no interior do Brasil é uma questão tão complexa quanto a Faixa de Gaza, porque, como no conflito palestino, o direito às terras brasileiras não pode se resumir a necessidades econômicas nem a uma visão histórica infantil de quem chegou primeiro.