Biblioteca
Filtrar os artigos
Dia dos Mortos
Para nós, brasileiros, diferentemente do que diz o escritor mexicano, Octávio Paz, prêmio Nobel de Literatura, a morte é a maior das assombrações. Aprendemos a temê-la desde a infância e rejeitamos o tema a tal ponto que se considera de mau gosto falar no assunto. Mas se, por descuido, a palavra nos escapa, corremos a bater três vezes na madeira. A exceção a essa regra é o dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro, criado para lembrar nossos mortos, rezar ou chorar por eles, visitar os cemitérios e colocar flores nos túmulos.
Algumas considerações sobre a importância das feiras de ciências
Feiras de ciências constituem-se em recursos riquíssimos para divulgação de ciência na comunidade escolar. A construção de um experimento científico envolve – ou deveria envolver – o dialogismo entre professor e aluno e entre os alunos.
A importância da atividade lúdica para a prática docente: a construção do conhecimento das crianças
Educação Infantil e Formação de ProfessoresO presente estudo teórico trata da valorização do lúdico como recurso pedagógico que auxilia e orienta a prática dos educadores. O professor pode desenvolver capacidades cognitivas e afetivas da criança, buscando o aprendizado de valores, comportamentos e saberes. O trabalho objetiva apresentar visões teóricas sobre a atividade lúdica na prática docente. Com base nos pressupostos teóricos de Piaget, Vygotsky e Kishimoto, expõem-se as concepções de lúdico, jogo, brincadeira, brinquedo e a relação entre educador e educando no processo de ensino-aprendizagem.
A língua secreta que só a tribo entende (então, vamos participar desta tribo também!)
Colaborou: Carmen Granja
A importância dos estudos de Psicologia para detectar transtornos que causam efeitos negativos na aprendizagem e no convívio escolar dos discentes
Psicologia, Formação de Professores e Instituição EscolaA Psicologia pode contribuir com a escola, sendo útil para educadores detectarem problemas psicológicos que atrapalhem o processo de aprendizagem dos discentes na sala de aula. O estudo realizado sintetiza informações sobre a influência que distúrbios psicológicos podem causar aos alunos, baseando-se na revisão de literaturas e na experiência de pesquisa dos autores. Neste ensaio, demonstra-se como a Psicologia pode ser utilizada para que professores possam distinguir problemas causados por aspectos externos e internos, contribuindo para a tomada de melhores atitudes para resolver problemas que possam aparecer na escola.
Em defesa das cotas
Desde a sua adoção, no início dos anos 2000, a lei estadual das cotas para negros e pardos e estudantes das redes públicas de ensino no Rio de Janeiro vem gerando polêmica. Os que se colocam contra elas acusam tal sistema de institucionalizar o racismo, ao distinguir etnias por leis; outros consideram tal medida “assistencialista”. Há ainda os que afirmam que a falha está no critério de autodeclaração, uma vez que tal ação pode abrir precedentes para que as pessoas ajam de má-fé, ao afirmar ser negras ou pardas sem o ser. O mesmo pode dar-se em relação às cotas baseadas em critérios econômicos, como ocorreu recentemente quando um estudante fraudou o sistema de cotas sociais para entrar no vestibular de Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Eu hei-de amar uma pedra
António Lobo Antunes, em Eu hei-de amar uma pedra, radicaliza sua forma esquizofrênica de escrita dando voz a múltiplos narradores que se revezam ao contar ao leitor os lampejos de uma história de amor – e muitas de rancor – entre um homem e uma mulher maduros que se encontram semanalmente numa hospedaria barata em Lisboa.
Aprendizagem e avaliação: um processo intrínseco
Computação e TecnologiasEste artigo tem a finalidade de analisar as relações existentes entre aprendizagem e a avaliação, as interseções presentes e a experiência das condições biológicas e sociais que interferem no processo de aquisição do conhecimento. Aprendizagem e avaliação se coadunam num mesmo processo em que é necessário interpretar o que ocorre nos espaços educacionais e o protagonismo de alunos e professores.
Museu Villa-Lobos
Nesse momento da vida nacional em que a população está mergulhada na apatia e no desencanto com as coisas da política - considerando que nessa época de eleições os espíritos costumavam se acender, senão por pessoas ou partidos, por sonhos e ideias -, as palavras de Villa-Lobos soam como alento. Com seu pensamento e com sua obra, o genial compositor e maestro, recupera nossa autoestima, nossos valores e nos faz acreditar num destino de grandeza para nosso país.
Repensando a educação quilombola para a superação das desigualdades raciais
Avaliação, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política EducacionalÉ preciso utilizar a obrigatoriedade da valorização da cultura e da história afro-brasileira, advinda da Lei nº 10.639/03, para redefinir as características da educação das comunidades quilombolas, a fim de superar as desigualdades sociais e acabar com o mito de que o Brasil vive uma democracia racial.