Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Dia dos Mortos

Para nós, brasileiros, diferentemente do que diz o escritor mexicano, Octávio Paz, prêmio Nobel de Literatura, a morte é a maior das assombrações. Aprendemos a temê-la desde a infância e rejeitamos o tema a tal ponto que se considera de mau gosto falar no assunto. Mas se, por descuido, a palavra nos escapa, corremos a bater três vezes na madeira. A exceção a essa regra é o dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro, criado para lembrar nossos mortos, rezar ou chorar por eles, visitar os cemitérios e colocar flores nos túmulos.

Algumas considerações sobre a importância das feiras de ciências

Feiras de ciências constituem-se em recursos riquíssimos para divulgação de ciência na comunidade escolar. A construção de um experimento científico envolve – ou deveria envolver – o dialogismo entre professor e aluno e entre os alunos.

A importância da atividade lúdica para a prática docente: a construção do conhecimento das crianças
Educação Infantil e Formação de Professores

O presente estudo teórico trata da valorização do lúdico como recurso pedagógico que auxilia e orienta a prática dos educadores. O professor pode desenvolver capacidades cognitivas e afetivas da criança, buscando o aprendizado de valores, comportamentos e saberes. O trabalho objetiva apresentar visões teóricas sobre a atividade lúdica na prática docente. Com base nos pressupostos teóricos de Piaget, Vygotsky e Kishimoto, expõem-se as concepções de lúdico, jogo, brincadeira, brinquedo e a relação entre educador e educando no processo de ensino-aprendizagem.

A importância dos estudos de Psicologia para detectar transtornos que causam efeitos negativos na aprendizagem e no convívio escolar dos discentes
Psicologia, Formação de Professores e Instituição Escola

A Psicologia pode contribuir com a escola, sendo útil para educadores detectarem problemas psicológicos que atrapalhem o processo de aprendizagem dos discentes na sala de aula. O estudo realizado sintetiza informações sobre a influência que distúrbios psicológicos podem causar aos alunos, baseando-se na revisão de literaturas e na experiência de pesquisa dos autores. Neste ensaio, demonstra-se como a Psicologia pode ser utilizada para que professores possam distinguir problemas causados por aspectos externos e internos, contribuindo para a tomada de melhores atitudes para resolver problemas que possam aparecer na escola.

Em defesa das cotas

Desde a sua adoção, no início dos anos 2000, a lei estadual das cotas para negros e pardos e estudantes das redes públicas de ensino no Rio de Janeiro vem gerando polêmica. Os que se colocam contra elas acusam tal sistema de institucionalizar o racismo, ao distinguir etnias por leis; outros consideram tal medida “assistencialista”. Há ainda os que afirmam que a falha está no critério de autodeclaração, uma vez que tal ação pode abrir precedentes para que as pessoas ajam de má-fé, ao afirmar ser negras ou pardas sem o ser. O mesmo pode dar-se em relação às cotas baseadas em critérios econômicos, como ocorreu recentemente quando um estudante fraudou o sistema de cotas sociais para entrar no vestibular de Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Eu hei-de amar uma pedra

António Lobo Antunes, em Eu hei-de amar uma pedra, radicaliza sua forma esquizofrênica de escrita dando voz a múltiplos narradores que se revezam ao contar ao leitor os lampejos de uma história de amor – e muitas de rancor – entre um homem e uma mulher maduros que se encontram semanalmente numa hospedaria barata em Lisboa.

Aprendizagem e avaliação: um processo intrínseco
Computação e Tecnologias

Este artigo tem a finalidade de analisar as relações existentes entre aprendizagem e a avaliação, as interseções presentes e a experiência das condições biológicas e sociais que interferem no processo de aquisição do conhecimento. Aprendizagem e avaliação se coadunam num mesmo processo em que é necessário interpretar o que ocorre nos espaços educacionais e o protagonismo de alunos e professores.

Museu Villa-Lobos

Nesse momento da vida nacional em que a população está mergulhada na apatia e no desencanto com as coisas da política - considerando que nessa época de eleições os espíritos costumavam se acender, senão por pessoas ou partidos, por sonhos e ideias -, as palavras de Villa-Lobos soam como alento. Com seu pensamento e com sua obra, o genial compositor e maestro, recupera nossa autoestima, nossos valores e nos faz acreditar num destino de grandeza para nosso país.

Repensando a educação quilombola para a superação das desigualdades raciais
Avaliação, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política Educacional

É preciso utilizar a obrigatoriedade da valorização da cultura e da história afro-brasileira, advinda da Lei nº 10.639/03, para redefinir as características da educação das comunidades quilombolas, a fim de superar as desigualdades sociais e acabar com o mito de que o Brasil vive uma democracia racial.