Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
O futebol feminino na escola

O futebol sempre me encantou. Desde pequena chegava em casa com os pés imundos de tanto jogar na rua. O gosto pelo futebol, inclusive, foi determinante na escolha da carreira em bancos vestibulares. Sonhava trabalhar como fisiologista do Botafogo. Na graduação pude ter contato com as produções científicas e, assim, compreender que existem várias outras questões imbricadas no fazer educativo e desportivo. Que naquela sensação de estranhamento dos colegas por eu ser menina e gostar de futebol existia um processo cultural passível de consideração.

Ensino pra valer

Uma das recentes iniciativas do governo federal para melhorar a qualidade da educação no Brasil foi criar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino e de Valorização do Magistério (Fundef). Seus objetivos são aumentar o montante de recursos destinado ao ensino fundamental, sendo especialmente direcionado a professores em sala de aula e a qualificação dos mesmos, criando, adicionalmente, um teto mínimo para ser gasto por aluno.

Biologia e Geografia em foco: a interdisciplinaridade como investigação da interface entre teoria e prática além dos muros da escola
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Geografia e Instituição Escola

A fim de identificar as principais dificuldades da efetivação da interdisciplinaridade nas salas de aula brasileiras pela literatura, foi feita revisão integrativa para identificar as causas da resistência dos professores quanto à abordagem interdisciplinar, em função de turmas com excessivo número de alunos e insegurança; o despreparo do professor dificulta a integração das diversas disciplinas devido à fragmentação de sua formação.

A ALMA ENCANTADORA DE JOÃO DO RIO

Esta leitura faz uma abordagem da poética de João do Rio pelo viés da imagem e de suas relações com a escrita. Essas aproximações, de certa forma, marcam pela sua efervescência, sabor e insondáveis paisagens da cidade carioca que o escritor nutriu, abrigou e divulgou e mais tarde tornaram-se verdadeiras representações literárias dessa mesma cidade – feito emblemas, insígnias, referências obrigatórias de um tempo, um ambiente e um espaço que o próprio João do Rio ajudou a eternizar em sua escrita e na sua obra.

FME de Nova Iguaçu

Pela primeira vez, o Fórum Mundial de Educação, que nasceu no Fórum Social Mundial e hoje tem vida própria, escolheu uma cidade de periferia para se realizar - as quatro edições anteriores do evento aconteceram em capitais: três em Porto Alegre e uma em São Paulo. A decisão por se instalar numa cidade da Baixada Fluminense, região marcada pelo estigma da violência e da exclusão, foi, por isso mesmo, determinante para diferenciar esse evento de todos os outros Fóruns.

Documentário Avatar: utilizando recurso lúdico no ensino de Física em turmas do Ensino Médio e em Educação de Jovens e Adultos (EJA)

O filme Avatar entrou para a história cinematográfica como uma das produções de maior arrecadação de bilheteria. Apesar de não ter ganhado o Oscar, o filme traz importantes discussões que podem ser levadas para sala de aula; entre outras, a questão da possibilidade de vida em outros planetas, de viagens interplanetárias, da deficiência (o personagem principal Jaick Sully é cadeirante) e outras ligadas a tecnologia, ecologia e até mesmo sobre o conceito de civilidade.

A Zoologia Cultural como abordagem em potencial para a Educação Básica
Zoologia

O ensino em Zoologia apresentou diversas mudanças com o passar das décadas, sendo um ensino muito importante por se tratar do contato científico dos alunos com os animais; torna-se necessário levantar reflexões sobre as abordagens presentes no estudo. A abordagem utilitarista que, segundo a literatura, é a mais presente atualmente, promove uma segregação dos animais em úteis e inúteis, o que não se baseia na Zoologia como ciência. Este artigo promove uma reflexão sobre a Zoologia Cultural como possível abordagem alternativa para o ensino formal da Zoologia no Ensino Básico público brasileiro.

Os cronistas

As obras dos principais cronistas do Rio de Janeiro, como Vivaldo Coaracy, Luiz Edmundo, Vieira Fazenda, João do Rio, Machado de Assis, Lima Barreto – que estão à disposição na Biblioteca Nacional, no Arquivo Nacional e no Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro – devem ser consultadas com um viés questionativo. Os artigos e matérias de jornais de época também.

Um ensaio reflexivo sobre verdade, autoridade e busca pelo conhecimento na crise da educação na obra de Hannah Arendt
Filosofia e Sociologia

O presente ensaio reflete sobre a educação como agente de transformação social e o papel dos adultos na formação da nova geração. Utilizando a Alegoria da Caverna de Platão como metáfora, este trabalho explora a transição do conhecimento ilusório para a verdade libertadora e destaca a relevância da educação como fator transformador diante da crise contemporânea, enfatizando a necessidade de reavaliar a autoridade adulta na educação das gerações vindouras. Hannah Arendt questiona como a educação centrada na criança pode gerar caos social, ressaltando a responsabilidade coletiva.