Biblioteca
Filtrar os artigos
Claudio Willer
Os poemas e os comentários que aqui vão foram publicados há 42 anos, pela Massao Ohno, editora de São Paulo que desempenhou papel renovador ao privilegiar a poesia e a beleza em suas edições. Anotações para um apocalipse de Claudio Willer, é uma brochura simples (56 páginas no formato 17,5 cm por 12,5 cm) e um livro complexo, um soco no cérebro, uma pancada daquelas que remexe tudo que organizamos, se não for repelida por um sólido elmo dotado de viseira inexpugnável. Composto por Anotações para um apocalipse — poemas e As fronteiras e dimensões do grito — manifesto, tem uma unidade indissolúvel. Também a introdução de Roberto Piva manifesta a mesma essência libertária que as palavras de Willer.
Os escravos: na Grécia antiga e na América colonial
Atualmente fala-se muito em democracia: nos discursos políticos, em denominações políticas do tipo “o governo de fulano é democrata”, denotando uma forma de governo para o povo – o que, aliás, é seu significado de origem. Mas quase sempre a maioria das pessoas tem dificuldade de ter claro o que significa a palavra. Retomemos então sua gênese, na Grécia antiga. Suas transformações mais importantes se iniciaram no período conhecido como Arcaico, entre os séculos VIII e VI a.C., quando havia nessa sociedade basicamente três categorias sociais:
Empatia, exigência do mundo atual
ComunicaçãoCom origem no termo em grego empatheia, que significava paixão, a empatia pressupõe uma comunicação afetiva com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos.
Trabalhando com vídeos educativos amadores no ensino de Física no Colégio Estadual Dr. Tuffy el Jaick, em Nova Friburgo-RJ
Este é o primeiro artigo que escrevo para a revista Educação Pública apresentando relato de experiência em escola da cidade de Nova Friburgo, onde resido desde o final de 2010. Este é o primeiro trabalho realizado no Colégio Estadual Dr. Tuffy El Jaick. Em doze anos de trabalho realizado em escolas da rede estadual do Rio de Janeiro, tive oportunidade de utilizar variados recursos didáticos para ensinar Física a alunos do Ensino Médio.
Um carnaval por dentro
Domingo de carnaval, fui até Baía Formosa, uma das últimas praias do Rio Grande do Norte, já perto da fronteira com a Paraíba. Minha intenção era encontrar um lugar mais ou menos calmo para tomar um banho de mar com as crianças.
A importância da Fonoaudiologia na escola
Educação Especial e InclusivaConsiderando que a escola é a principal ponte entre o aprendizado da linguagem formal, especialmente em se tratando da alfabetização, objetivamos neste artigo identificar se existem casos de distúrbios de fala com crianças de quatro a dez anos da Escola Municipal Vereador Evilásio Vasconcelos e apresentar como o trabalho da fonoaudióloga presente contribui para o desenvolvimento da comunicação oral delas. A metodologia usada é qualitativa, com coleta de dados realizados por levantamento bibliográfico e diálogos informais com a fonoaudióloga que atende crianças, dentre as quais as que são objeto deste estudo.
Fórum Social Mundial: o horizonte da cidadania planetária
O Fórum Social Mundial (FSM) é daqueles acontecimentos que demarcam épocas. Parecem surgir de forma inesperada, mas, como acabam sinalizando fins e começos, a gente descobre que eles tinham tudo por acontecer, a história estava madura para pari-los. O FSM surge como uma antítese do capitalismo globalizado, da lei do livre mercado a serviço das grandes corporações, da lógica do terror e da guerra, do imperialismo. Busca-se globalizar humanidade, com base na solidariedade entre povos, numa lógica fundada nos direitos humanos e na paz.
A “matematização da natureza”
Friedrich Nietzsche, A Gaia Ciência, livro III, § 246
Professor saudável é vantajoso para todos
Outras Mais EspecíficasUm professor bem disposto, acessível e com responsabilidade sobre poucas turmas – e turmas com um número razoável de alunos – é vantajoso para todos os demais envolvidos em educação.
Aprender a ver a cidade
Vivências de Sala de AulaSentado em uma carteira, o arquiteto e professor Pedro Lessa tira um par de óculos de papel - os óculos do professor urbano. Segundo Pedro, essas lentes fazem as pessoas verem a cidade com outros olhos, os da observação, da cidadania. Desenhados na frente dos óculos, casas, árvores e prédios, cuja função, segundo o professor, é mostrar que esses três elementos são amigos, coexistindo em harmonia.