Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
A roupa que nos define

Também chamada de vestuário ou indumentária, a roupa é usada basicamente para proteger o corpo e aquecê-lo, ou pelo menos deveria ser assim. O que vemos é que a roupa carrega valores sociais e culturais, unindo ou segregando indivíduos, além de outros fatores que também influenciam na escolha da roupa como: conforto, bom-senso, status, o clima da região e, especialmente, as crenças religiosas.

As flores e espinhos do filme de João Jardim: Pro dia Nascer Feliz

Do mesmo diretor de Janela da Alma, este segundo longa de João Jardim Pro dia Nascer Feliz, também acaba abrindo janelas e penetrando na alma dos entrevistados, desta vez, adolescentes estudantes do ensino médio.

As concepções de linguagem e seu impacto na prática docente do Ensino de Ciências
Avaliação e Formação de Professores

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica acerca das concepções de linguagem e seu impacto na prática docente do ensino de Ciências. Todas as ações humanas são baseadas em concepções e isso não é diferente quando se fala sobre o ensino de Ciências. O modo como a língua é tratada nas aulas pode estar diretamente ligado à concepção de linguagem que norteia, consciente ou inconscientemente, a atividade dos professores. O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica com o objetivo de investigar a língua adotada pelos professores e o seu impacto na prática de sala de aula.

De olho no óleo

Quem não se lembra da época da escola, quando a professora queria mostrar a diferença de densidade entre o óleo e a água? Ela os misturava em um recipiente, mexia, mexia, mexia e depois de uns instantes lá estavam os dois visivelmente separados. E o que estava sempre em cima? O óleo.

Design e jogos educacionais: uma proposta de intervenção pedagógica para o Curso Técnico em Design Gráfico
Vivências de Sala de Aula

Este trabalho tem como objetivo propor um projeto de intervenção imersivo para os alunos do Curso Técnico em Design Gráfico, com a finalidade de explorar possíveis melhorias no desenvolvimento de jogos educacionais. Esta proposta de intervenção consiste na imersão no universo educacional interativo. Os resultados esperados incluem a ampliação das habilidades na construção de jogos educacionais pelos alunos, preparando-os para oportunidades de emprego na indústria de jogos digitais educacionais. A integração dos jogos na educação proporciona uma experiência rica em conhecimento no âmbito de aprendizagem.

José Saramago e a Finitude Indesejada

É uma sensação curiosamente estranha. O finito ficar ainda mais finito. Quando perdemos um Tom Jobim, quando se despede de nós um Carlos Drummond de Andrade, a gente fica com a sensação de precariedade ainda mais à flor da pele. O existir torna-se um sopro que, de um instante para outro, pode não mais acontecer. O existir torna-se precário em toda sua totalidade. Olhamos ao redor e percebemos o precário da própria vida. E agora fico sabendo de José Saramago. Deixou de existir. Tornou-se radicalmente precário.

O termo crítico e algumas concepções filosóficas da Educação Matemática

Ao buscar compreender e isolar fenômenos, tanto no campo da Educação Matemática (EM) como em qualquer outra área do conhecimento, é necessário antes situar-se no momento filosófico no qual o estudo imergirá.

Os reflexos da ação humana sobre o território do Município de Guamaré/RN: as exigências de uma economia globalizante
Ecologia e Meio Ambiente, Geografia e Espaços Urbanos

O estudo, de caráter reflexivo, é fruto de pesquisas no campo da Geografia regional no interior do Estado do Rio Grande do Norte, especificamente, no município de Guamaré. Devido ao aumento populacional, o território analisado demonstra grandes mudanças em sua natureza espacial e de caráter social. O propósito do estudo é investigar as alterações dos percursos naturais do município, por meio das atividades pecuária, industrial e de subsistência da população. O estudo fundamenta seus aspectos teóricos sob os pontos de vista de diferentes autores e estudiosos, os quais contribuíram significativamente para a consolidação dos resultados desenvolvidos. A metodologia do estudo fundamenta-se nos aspectos qualitativos, sob as orientações da revisão bibliográfica. O estudo apresenta uma discussão favorável à orientação ecológica do espaço geográfico onde as relações humanas se concretizam, o qual carece de atenção redobrada.

A cidade como espaço educativo: crônica de uma experiência
Outras Mais Específicas

Temos muito a aprender com visitas a pontos de uma cidade. O museu carrega uma memória, educa, pela possibilidade de relacionar o passado a uma estrutura que perdura até os nossos dias. Cada artefato ensina sobre um mundo possível, sobre práticas e vivências, por isso é fundamental visualizar a cidade de outra forma, andando pelas ruas, frequentando museus, ocupando os espaços e estranhando o cotidiano.

O ensino de Geografia na Educação Infantil
Geografia

O ensino da Cartografia pode perfeitamente começar na Educação Infantil; com isso, a criança poderá aprender aspectos como lateralidade, representação visual em situações do cotidiano para depois avançar em seus conhecimentos da sociedade e do mundo em que vive.