Biblioteca
Filtrar os artigos
A roupa que nos define
Também chamada de vestuário ou indumentária, a roupa é usada basicamente para proteger o corpo e aquecê-lo, ou pelo menos deveria ser assim. O que vemos é que a roupa carrega valores sociais e culturais, unindo ou segregando indivíduos, além de outros fatores que também influenciam na escolha da roupa como: conforto, bom-senso, status, o clima da região e, especialmente, as crenças religiosas.
As flores e espinhos do filme de João Jardim: Pro dia Nascer Feliz
Do mesmo diretor de Janela da Alma, este segundo longa de João Jardim Pro dia Nascer Feliz, também acaba abrindo janelas e penetrando na alma dos entrevistados, desta vez, adolescentes estudantes do ensino médio.
As concepções de linguagem e seu impacto na prática docente do Ensino de Ciências
Avaliação e Formação de ProfessoresEste artigo apresenta uma revisão bibliográfica acerca das concepções de linguagem e seu impacto na prática docente do ensino de Ciências. Todas as ações humanas são baseadas em concepções e isso não é diferente quando se fala sobre o ensino de Ciências. O modo como a língua é tratada nas aulas pode estar diretamente ligado à concepção de linguagem que norteia, consciente ou inconscientemente, a atividade dos professores. O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica com o objetivo de investigar a língua adotada pelos professores e o seu impacto na prática de sala de aula.
De olho no óleo
Quem não se lembra da época da escola, quando a professora queria mostrar a diferença de densidade entre o óleo e a água? Ela os misturava em um recipiente, mexia, mexia, mexia e depois de uns instantes lá estavam os dois visivelmente separados. E o que estava sempre em cima? O óleo.
Design e jogos educacionais: uma proposta de intervenção pedagógica para o Curso Técnico em Design Gráfico
Vivências de Sala de AulaEste trabalho tem como objetivo propor um projeto de intervenção imersivo para os alunos do Curso Técnico em Design Gráfico, com a finalidade de explorar possíveis melhorias no desenvolvimento de jogos educacionais. Esta proposta de intervenção consiste na imersão no universo educacional interativo. Os resultados esperados incluem a ampliação das habilidades na construção de jogos educacionais pelos alunos, preparando-os para oportunidades de emprego na indústria de jogos digitais educacionais. A integração dos jogos na educação proporciona uma experiência rica em conhecimento no âmbito de aprendizagem.
José Saramago e a Finitude Indesejada
É uma sensação curiosamente estranha. O finito ficar ainda mais finito. Quando perdemos um Tom Jobim, quando se despede de nós um Carlos Drummond de Andrade, a gente fica com a sensação de precariedade ainda mais à flor da pele. O existir torna-se um sopro que, de um instante para outro, pode não mais acontecer. O existir torna-se precário em toda sua totalidade. Olhamos ao redor e percebemos o precário da própria vida. E agora fico sabendo de José Saramago. Deixou de existir. Tornou-se radicalmente precário.
O termo crítico e algumas concepções filosóficas da Educação Matemática
Ao buscar compreender e isolar fenômenos, tanto no campo da Educação Matemática (EM) como em qualquer outra área do conhecimento, é necessário antes situar-se no momento filosófico no qual o estudo imergirá.
Os reflexos da ação humana sobre o território do Município de Guamaré/RN: as exigências de uma economia globalizante
Ecologia e Meio Ambiente, Geografia e Espaços UrbanosO estudo, de caráter reflexivo, é fruto de pesquisas no campo da Geografia regional no interior do Estado do Rio Grande do Norte, especificamente, no município de Guamaré. Devido ao aumento populacional, o território analisado demonstra grandes mudanças em sua natureza espacial e de caráter social. O propósito do estudo é investigar as alterações dos percursos naturais do município, por meio das atividades pecuária, industrial e de subsistência da população. O estudo fundamenta seus aspectos teóricos sob os pontos de vista de diferentes autores e estudiosos, os quais contribuíram significativamente para a consolidação dos resultados desenvolvidos. A metodologia do estudo fundamenta-se nos aspectos qualitativos, sob as orientações da revisão bibliográfica. O estudo apresenta uma discussão favorável à orientação ecológica do espaço geográfico onde as relações humanas se concretizam, o qual carece de atenção redobrada.
A cidade como espaço educativo: crônica de uma experiência
Outras Mais EspecíficasTemos muito a aprender com visitas a pontos de uma cidade. O museu carrega uma memória, educa, pela possibilidade de relacionar o passado a uma estrutura que perdura até os nossos dias. Cada artefato ensina sobre um mundo possível, sobre práticas e vivências, por isso é fundamental visualizar a cidade de outra forma, andando pelas ruas, frequentando museus, ocupando os espaços e estranhando o cotidiano.
O ensino de Geografia na Educação Infantil
GeografiaO ensino da Cartografia pode perfeitamente começar na Educação Infantil; com isso, a criança poderá aprender aspectos como lateralidade, representação visual em situações do cotidiano para depois avançar em seus conhecimentos da sociedade e do mundo em que vive.