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Contos mitológicos no ensino de Astronomia: uma abordagem inovadora para discussão dos planetas do Sistema Solar
Física

O emprego dos contos mitológicos gregos que tratam dos deuses que dão nome aos planetas do sistema solar foi a estratégia utilizada para levar os alunos a conhecer um pouco mais profundamente esses astros celestes. A pesquisa aplicada após a oficina mostrou resultados bastante positivos para essa atividade.

Higiene corporal: relato de experiência de uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental II
Saúde, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

A proposta apresentada neste trabalho abordou em uma sequência didática os cuidados básicos com a saúde relacionados à higiene corporal. O objetivo foi sensibilizar os estudantes quanto à importância de hábitos de higiene adequados e sua implicação na saúde com base no conhecimento científico e em metodologias ativas. Priorizando o uso das tecnologias, foi elaborada uma sequência de atividades a serem realizadas pelos estudantes. A aplicação da sequência didática impactou positivamente no engajamento e na motivação dos alunos para sua participação nas atividades.

Inclusão de alunos com síndrome de Noonan e demais síndromes: professores preparados?
Educação Especial e Inclusiva

Vivencia-se um momento importante para a Educação Inclusiva, reafirmado o direito a ter educação igualitária; esse direito se encontra assegurado na legislação. Entretanto, é necessário que a comunidade escolar se adéque às necessidades e individualidades do aluno. Este artigo visa discutir a inclusão escolar de um aluno com síndrome de Noonan nos anos finais do Ensino Fundamental. Foi realizada uma pesquisa, por questionário, com 21 professores de da rede estadual de ensino do Paraná. Os resultados apontam avanços na prática cotidiana da inclusão, mas ainda constatam-se dificuldades em desenvolver um trabalho igualitário.

Ensino não presencial no Brasil: uma política discriminatória para a educação do aluno trabalhador
Educação a Distância e Política Educacional

O texto analisa o ensino não presencial em tempos de pandemia como política discriminatória para a educação do aluno-trabalhador. É uma pesquisa bibliográfica e qualitativa que problematiza formas de aplicação de modelos educacionais e verifica sua implementação nesse ambiente. Foram utilizadas entrevistas com alguns pais e professores, a fim de reforçar a hipótese. Considera-se que, nesse cenário nebuloso, a escola pública tem o dever de proporcionar um legado fundamental para a reconstrução do Brasil, visto que foi necessária uma capacitação aguçada, pedagógica e tecnológica do professor.

Um estudo sobre a mediação escolar on-line durante a pandemia da covid-19
Psicologia, Educação a Distância e Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo se caracteriza como um relato de experiência a partir da prática de diferenciação escolar do departamento de Students Support Services em uma escola particular da cidade do Rio de Janeiro. O ensino remoto emergencial foi criado devido à pandemia da covid-19. Tendo em vista a iminência do contágio de caráter altamente devastador nos espaços escolares, o fechamento dos mesmos se fez necessário. Com isso, buscamos refletir sobre os caminhos viáveis para que a mediação escolar pudesse transcorrer durante o período de isolamento social.

Modelo didático tridimensional aplicado ao ensino sobre os besouros (Insecta: coleóptera)
Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

O ensino sobre os coleópteros na disciplina de Ciências possui barreiras de aprendizado, uma vez que geralmente as aulas estão vinculadas apenas aos livros didáticos. Como alternativa para um ensino lúdico sobre estes artrópodes, esta pesquisa propôs a utilização de modelos didáticos tridimensionais no ensino da ordem Coleóptera a estudantes de uma escola pública localizada no município de Santana/AP. Inicialmente foi aplicado um questionário para se obter o conhecimento prévio dos estudantes, logo após foi ministrada uma aula teórica mostrando as principais características dos besouros e seus hábitos.

Reformas do Ensino Médio no Brasil: implicações e desobrigações no Estado do Amapá
Política Educacional

Este artigo objetiva trazer algumas informações sociais e educacionais do Estado do Amapá e fazer uma breve análise à urgência da Lei nº 13.415/17. Trata-se de uma pesquisa documental-bibliográfica, com um olhar da Teoria Social Crítica de Gramsci. O pressuposto é que o ensino flexível pode ser visto como negação para uma “educação inteira”. A compartimentalização das disciplinas, que se transformam em “estudos disciplinares”, acompanha os ditames do mercado de trabalho. Finaliza-se o texto considerando que essa reforma é um projeto de manipulação da classe trabalhadora, direcionando-se para a mão de obra barata e fragilizada. É uma política que ofende os jovens-trabalhadores do Amapá.

Atividades de Matemática para crianças com Síndrome de Down
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Uma pesquisa realizada junto a três jovens portadores de síndrome de Down mostra que procedimentos foram utilizados para atingir uma melhor compreensão do conceito de número, considerando quantidade de elementos, imagem conceitual de número e sequência numérica padrão.

Princípios teóricos e metodológicos sobre a educação bilíngue para surdos do Ensino Fundamental
Educação Especial e Inclusiva

Este artigo surgiu a partir da minha trajetória como professor bilíngue, tradutor e intérprete de Libras, acadêmico no curso de Letras/Libras da UFSC. O objetivo é compreender o processo de educação bilíngue de surdos, bem como seus recursos, mais precisamente no Ensino Fundamental, apresentando os amparos legais da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a história da Educação de Surdos, no Brasil e no mundo, bem como a funcionalidade do atendimento educacional especializado (AEE) e a importância da utilização de recursos visuais na escolarização de surdos. Apresento uma análise bibliográfica dos princípios teóricos e metodológicos da educação bilíngue.