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A criatividade dos preguiçosos

A preguiça, talvez o mais light dos sete pecados capitais, não parece ser um estado de todo ruim. Ironicamente, muitos trabalhos são feitos com vista a ampliar os momentos de repouso, sedentarismo e inatividade do ser humano. Não precisa ser um bom observador para perceber que parte considerável das invenções do mundo tem como objetivo diminuir nosso esforço físico e mental. Muitas dessas criações já estão tão entranhadas em nosso cotidiano que parecem que sempre estiveram em nossas vidas.

Literatura infantil: possibilidades de leitura a respeito das diferenças

Este artigo tem como objetivo central indagar como questões relacionadas à diferença podem estar sendo transmitidas em histórias infantis. A partir de tal perspectiva, busquei realizar minha análise embasada teoricamente em conceitos como diferença, identidade e estereótipo, defendendo a literatura – e em especial a Literatura Infantil – no desenvolvimento do sujeito, pois acredito que sua importância se dê na medida em que sua prática estimule o desenvolvimento imaginário, literário e reflexivo do sujeito (Abramovich, 1994).

O Silêncio de Deus

O Papa Bento XVI lançou uma pergunta inquietante em Auschwitz, esse fim de semana. Depois de confessar em público que falar sobre o Holocausto é muito difícil para os cristãos (especialmente ele, sendo alemão), perguntou por que Deus havia se calado diante do mal. Essa é uma pergunta que trás grandes implicações teológicas e nenhum Papa que se preza poderia deixar de fazê-la.

A ópera, a guerra e a ressurreição russa

Relembro porque causou profunda impressão. Uma montagem russa da ópera Guerra e Paz, de Serguei Prokofiev, na Bastilha. Era 1998, a União Soviética havia desaparecido e a Rússia estava humilhada e destruída. A ópera Guerra e Paz estreou no Teatro Maly, em Leningrado, no dia 12 de junho de 1946, pouco depois da invasão e expulsão das tropas alemãs e da vitória russa na Segunda Guerra Mundial; ela conta a história da invasão e expulsão das tropas francesas – e a vitória russa na guerra com Napoleão Bonaparte em 1812. Na última cena, o povo e os soldados russos cantam juntos uma peroração apoteótica, proclamando a eternidade do “espírito russo”. Com força, emoção, convencimento; inesquecível.

Desafios da ciência contemporânea: nem especialista, nem generalista

O cenário científico da atualidade traz uma figura cada vez mais presente: o especialista, isto é, aquele indivíduo que domina plenamente a teoria e os instrumentos de uma determinada área do saber. Se por um lado tal função se mostra necessária pelo fato de o edifício científico estar ganhando novos andares bem como novas divisões e subdivisões, por outro torna-se cada vez mais raro aquele indivíduo que conhece o prédio por inteiro, uma espécie de síndico. Os habitantes de tal construção têm domínio e conhecimento única e exclusivamente da área que lhes diz respeito. Assim, o que fazer quando ocorre um abalo na estrutura do prédio?

Carta de uma criança da classe popular a sua professora pós-ensino remoto
Filosofia, Psicologia, Avaliação, Educação a Distância, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola e Educação Física

Nestes tempos de pandemia, uma criança escreve uma carta para sua professora lamentando a falta de encontros com seus colegas, com a professora e as atividades da escola. Ela conta um pouco de seu cotidiano em casa, da expectativa inicial de volta às aulas presenciais às noites sem sono, só pensando em rever todas aquelas pessoas e aqueles ambientes tão familiares e queridos. “Todo dia a mesma coisa”. Lembra algumas dificuldades, como a falta de espaço em casa, não poder ver os coleguinhas pelo celular sempre, não poder brincar com os amiguinhos. Mas, para sua alegria, a segunda-feira está chegando.

Alucinação dourada
Filosofia, Sociologia, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e Literatura

Um trabalho repetitivo, de madrugada, leva o atendente de lanchonete e aprendiz de humorista a contar histórias e se divertir com o que provoca nas pessoas à sua volta. Um susto o leva a pensar na vida e tentar mudar essa situação.

Caprichos da vontade

Uma amiga que vive numa eterna luta de gladiadores com a balança estava orgulhosa da disciplina alimentar que vinha mantendo durante um mês por livre e espontânea vontade: café da manhã frugal – à base de frutas e leite desnatado; almoço light – saladinha, arroz integral e peixe grelhado; e uma prosaica sopa no jantar. Além de estar satisfeita com as novas formas que iam surgindo em seu corpo – a cintura, até então desconhecida, desenhando-se, as maçãs saltando do rosto, o queixo duplo tornando-se uno –, estava com mais disposição para fazer as coisas, dormindo bem... até sua alergia havia melhorado. Como lhe fazia bem trocar as costumeiras frituras e refrigerantes por frutas, cereais e legumes!

Reflexões acerca do professor de Educação Física na Educação Infantil: experiências e vivências
Educação Infantil e Educação Física

O objetivo deste estudo é narrar experiências vivenciadas por um professor de Educação Física com turmas da Educação Infantil IV e V em uma escola da rede municipal de Fortaleza/CE. Essas experiências trazem à tona um processo renovador na formação lúdica, cognitiva e motora das crianças, por meio de diversas atividades, em que elas aprendem por meio de movimentos corporais. Nesse processo, envolvemos diversos sentimentos, como o afeto, o medo e a aceitação do novo. O processo metodológico se deu por meio de um relato de experiência vivido pelo autor.

Corpo e mente: passado versus presente

O intelecto humano não é luz pura, pois recebe influência da vontade e dos afetos, donde se poder gerar a ciência que se quer. Pois o homem se inclina a ter por verdade o que prefere. Em vista disso, rejeita as dificuldades, levado pela impaciência da investigação; a sobriedade, porque sofreria a esperança; os princípios supremos da natureza, em favor da superstição; a luz da experiência, em favor da arrogância e do orgulho, evitando parecer se ocupar de coisas vis e efêmeras; paradoxos, por respeito à opinião do vulgo. Enfim, inúmeras são as fórmulas pelas quais o sentimento, quase sempre imperceptivelmente, se insinua e afeta o intelecto.